Gravando Baixo, em casa !

Autor Mensagem
JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: JoeCruzGuitar


Fala companheiros.

Olhei um pouco na busca mas não fiquei satisfeito.

Queria uma dica pra registrar gravação "caseira" de contrabaixo.

Sou guitarrista, e já tenho todo o esquema montado pra guitarra (sonar, guitar rig, podxt, vamp, etc...)

Então já tenho os macetes de usar os programas, simuladores, etc.

Queria saber dos baixistas, se fica melhor gravar usando um simulador, do tipo POD ou Vamp ?

Ou se rola melhor gravar microfonando o ampli ?

Nessa segunda opção, rola algo no minimo razoavel utilizando microfone de PC mesmo ??? Eu uso esquema pra registrar a guitarra quando gravo com ampli, e pra uma gravacao caseira a qualidade passa, mas não sei se pra baixo rolaria.

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Vou comprar um baixo pra mim, pra brincar um pouco, mas compraria um ampli só em ultimo caso, pq não teria mais espaco em casa hehehe

THE BASSMAN
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar

Fala cara blz? sempre ouços eus sons..muito bons! Cara gravar microfonando fica "meia boka" msm, se vc usar um pre vai ficar muito legal, aki tem caras q usam Pod, v amp, e tem tb o bdi q ta fazando sucesso e é barato! acho q no seu caso é bem melhor e sai bem mais em conta usar esses tipos de recursos, mais barato q um ampli e menor tb! vlw
abraxxx

laemcasa
Veterano
# nov/06
· votar


THE BASSMAN

e tem tb o bdi q ta fazando sucesso e é barato!

Xiii, GAS DETECTED!! GAS DETECTED :)

JoeCruzGuitar

Catei um baixo emprestado tb, e não consegui nada nem perto do razoável. Me sugeriram um direct box da vida, nunca testei e em sei se vai funcionar direito...nem sei se tem as entradas/saídas compatíveis com minha placa de som. Enfim, eu ouvi umas gravações MUITO boas de baixo usando o POD XTL, q parece q tem um pacote de amplis de baixo e tal...

THE BASSMAN
Veterano
# nov/06
· votar


laemcasa

Cara nem fala ...é verdade, não to conseuindo parar...uhauhauhauhauh

conehc
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar
microfonar ampli de baixo ja é problemático... usando mic de pc ai que nao vai sair nada mesmo... as frequencias que o mic de pc capta nao sao suficientes pra cubrir a gama de frequencias do baixo...

eu ja gravei microfonando um ampli com um sm-56 da leson... nao ficou de todo ruim...


as vezes, dependendo, se vc nao quiser gastar dinheiro, rola de vc usar o guitar rig pra gravar... nao sei se o v-amp ou seu pod xt tambem funciona como direct box, mas se eles funcionarem, usa eles pra poder mandar o som do baixo pro guitar rig e usa um tweedman ou entao um bass vt... coloca a bt no tape 1 e grava com o 2... tive bons resultados assim, mas o problema disso é que nao da pra gravar como multitrack (nao sei se fazendo uma combinação de 1000 programas que vai dar um delay de uns 5 segundos da)...


a terceira opção é usando um pre-amp... eu uso um bdi-21 pra gravar... fica bom, e da pra obter timbres bem variados... eu ligo o baixo no bdi, pego um cabo xlr-p10, ligo numa mesa de som e da mesa ligo direto no line in do computador... se vc quiser ver como ficam os sons, vc pode conferir aqui:

http://www.4shared.com/file/5784785/663b94ac/gravaes.html

em alguns pontos as notas estao um pouco distorcidas (meio que um efeito psicodelico grave, sei la), mas é porque esses ai eu nao tava usando a mesa ainda, o som ficou baixo e tive que aumentar e tirar ruido, dai ficou essa bosta - da pra ver mais no "solo" e no "king X"... se vc quiser tirar por base, pega o svt, o bassman e o fat tube...

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


THE BASSMAN
Fala cara blz? sempre ouços eus sons..muito bons

Opa Bassman, valeu cara.

E valeu pelas dicas, estou fuçando por ai pra ver o que se encaixa melhor.

Pelo que entendi, o BDI é tipo o GDI certo ?? Ai pra gravar em linha, provavelmente eu teria que usar uma simulacao de caixas/falantes via software né (guitarrig, por exemplo), ou um DI junto ??

laemcasa
Catei um baixo emprestado tb, e não consegui nada nem perto do razoável

Hummm cara, bom saber.

Não quero gastar muita grana com isso, já que meu instrumento é outro, mas também não quero dar tiro na agua.

A principio meu interesse é por um gear barato e bom, estou pensando no seguinte;

Shleter Jazz Bass
Behringer Bass V-Amp

============

Vendi meus simuladores de amplis pra guitarra, estou sem pod, nem vamp.

E acho que tanto o pod qto o vamp, mesmo q pra baixos, servem pra guitarra, então eu mataria dois coelhos numa paulada só

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


conehc

Valeu brother, vou ouvir os sons

A principio eu queria fugir dos seguintes itens : ampli pra baixo, microfone melhor, mesa de som/mixer/etc... !!! To sem espaço nenhum no meu AP hehehe

Queria algo bem portatil e simples, do tipo espetar o out no line-in da placa, por isso minha queda por um POD ou bass vamp.

Os meus de guitarra eu vendi, vou ver se compro outro agora no final de ano.

Mas é o que comentei, não quero gastar muita grana, mas também não quero gastar com algo que não fique minimamente razoavel pra tocar em casa, estudar um pouco o instrumento, e gravar umas tracks.

Posso estar enganado, mas acho que baixo é um instrumento mesmo um pouco mais complicado que a guitarra pra captar/gravar o som. Vamos ver !!!

conehc
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar
o shelter jazz jass é o sjb'75 certo? pq se nao for nem rola... o bass v-amp é pra quem quer ter milhoes de silulações e gabinetes diversos... eu tenho umas gravações que o Anderson_bollo fez com o v-amp dele aqui em casa, mas meu pc nao ta baixando nem upando nada... ta osso....

o bdi-21 nao precisa de simular caixas no pc nao... as vezes ate rola como edição do som, mas pra gravar, ele sozinho ja da conta do recado....

THE BASSMAN
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar
E acho que tanto o pod qto o vamp, mesmo q pra baixos, servem pra guitarra, então eu mataria dois coelhos numa paulada só

Exato cara, mas o Conehc já falou tudo ai encima, hahah esse cara vai acabar me cobrando um dia, de tanto q pergunto essas coisas p ele tb!ahahahahaua
vlw

conehc
Veterano
# nov/06
· votar


THE BASSMAN
que cobrar o que hehehe

eu achei as gravaçõs do bollo e seu v-amp aki, mas nao to conseguindo jogar no 4shared...

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


conehc

Isso, esse modelo do baixo. Na verdade quero algo com visual, digamos mais tradicional, por isso a escolha dele.

Tambem estou levando em consideracao o otimo custoxbeneficio das guitarras Shelter´s, se os baixos forem legais assim tambem, pra mim tá valendo.

O preço desse SJB75 tá muito convidativo na Teodoro.

conehc
THE BASSMAN

bom saber sobre o BDI, então ele entra como uma boa opção, e mais barata ainda.

cHiPs
Veterano
# nov/06
· votar


Cara... eu usei durante muito tempo o BDI... inclusive... aquelas gravações que eu fiz e vc ouviu foram com o BDI... só troquei o BDI pela GT6-B que uso hoje em dia....

THE BASSMAN
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar
é um otimo instrumento cara...muitos aki do forum tem ele..custo beneficio, acredito q imbativel no momento...

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Galera, vou abusar da boa vontade de voces.

Seguinte, como disse não vou gastar muito, e dou preferencia pra baixos com visual mais tradicional, é o caso do Jazz Bass.

Primeira opção é o Shelter, por ter lido varios comentarios de voces usando a busca, e por conhecer a boa qualidade das guitarras deles, mesmo sendo instrumentos baratos.

Acontece que apareceu um Tagima, modelo Jazz Bass, com ponte BADASS e captação DiMarzio (é o que o cara me contou), um pouco mais caro que um Shelter novo, mas não tanto.

Eu não gosto das guitarras novas da Tagima, será que posso levar minha cisma pros baixos tambem ?

Vou testar ambos, mesmo não tendo praticamente noção alguma do instrumento hehehehe

conehc
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar
qual é o modelo desse tagima? é o jazzbass revolution ou o tagima b4? dependendo da diferença, (se passar dos 200), compensa muito mais comprar o shelter... nao gosto dos tagima, o b4 (assim como o b5) eu achei o som muito sem peso... o revolution é o jb mais feio que eu ja vi... mas se for um daqueles tagimas mais antigos rola sim... pede o cara mais detalhes... tipo o ano de fabricação, onde foi fabricado, madeiras, modelo... quanto á sua cisma, o sx jb esta no mesmo nivel daquelas "shelter" sx lp do braço colado... se vc conhece o custo beneficio da guitarra tambem conhece o do baixo... mas perguntar pra mim sobre os tagima nao rola, pq nao gosto dos baixos dela... nao gostei dos que eu cheguei a tocar... (b4 e b5)

a vantagem do sx é que ele é otimo pra upgrades... eu mesmo to pensando em investir 1000 reais nele (ponte e tarrachas gotoh, captação fender custon shop)... as madeiras sao boas, é muito confortavel (braço fino) e sem contar que o acabamento dele é show demais...

e outra, um set de captadores nacionais jb estao na faixa de 300 reais (cabrera, nbs, sound)

THE BASSMAN
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar

pelo q vc disse , acho q deve ser um jazz bass antigo da tagima neh..Cara é bom esse baixo . Os antigos posso te dizer q são melhores e;ou iguais aos SX...testa cara e nessa configuração deve ser um puta baixo....haahha que mal lhe pergunte..onde ta esse baixo heim...me bateu um GASSSSS fudido uahuahuahuahuahua
abç

kadudu2
Veterano
# nov/06
· votar


o cara pode gravar direto no "line in" da placa de som.. regula o resto(volume, equalização, efeitos, etc.) com o programa...

conehc
Veterano
# nov/06
· votar


kadudu2
o problema é que gravar direto no line in nao fica tao bom como ligando um pre... nas gravações que eu fiz, eu toquei um pouco com o pedal ligado e um pouco com ele desligado... da mta diferença...

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


conehc
qual é o modelo desse tagima?
THE BASSMAN
pelo q vc disse , acho q deve ser um jazz bass antigo da tagima neh..

Caras, não sei o modelo nem o ano do baixo, ele está na loja Vintage na Teodoro, amanhã vou dar um pulo lá pra sacar.

kadudu2
o cara pode gravar direto no "line in" da placa de som..

Legal, é essa praticidade mesmo que eu quero, e pelo q a galera comentou o BDI já resolve, pq ele sozinho faz a função de preamp, simulacao caixa, e Direct Box.

Pelo preco, eu acho q vou nele msemo. Já to abandonando a idéia de um Bass V-Amp que custa umas 4x mais caro, e certamente eu não vou precisar do tanto de timbres que vem nele, ja que vou iniciar um aprendizado do instrumento.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar
O baixo geralmente é gravado direto na linha, com um Direct Box. As vezes também se mistura um pouco de sinal microfonado do amp.

THE BASSMAN
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar

hauhauhau já vi o baixo...mas nao toquei...é dos antigos sim, e é muito bom, esse baixo foi feito pelo proprio tagima...é um bass foda!

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


THE BASSMAN

Ah, legal cara, bom saber.

Vou ver de curioso, se tua G.A.S atacar mesmo pode abraçar o baixo, no problem hehehehe

Ainda estou propenso a pegar um Shelter SX mesmo.

THE BASSMAN
Veterano
# nov/06 · Editado por: THE BASSMAN
· votar


JoeCruzGuitar


cara olha o baixo aki ó..é esse aki. o preço ta otimo...GASSSSSSSSSSSSSS

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-50053301-tagima-jazz-bass-gold- ativo-feito-pelo-tagima-somos-loja-_JM


ah cara a Gas ta atacada sempoe..o foda q nem sempre to com a conta gorda p GAStar......hauahuah esse bass é ativo..deve ser sonzera!! Só nao curto muito a cor neh...mas ate ai...ki si fod...huahuah

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


Isso ai cara, é esse o baixo mesmo.

O dono da loja é meu brother e vizinho também, mas não sei dizer se o baixo ainda esta na Vintage.

Eles vendem o instrumento direto pela loja e demoram pra tirar o anuncio do ML, vacilada heheheh

mulambo-
Veterano
# nov/06
· votar


Joe, se vc jah tem um POD de guitarra, grave o baixo com o preset de preamp dele, o Tube. Se quiser um som bem agressivo, use o preset de Fender Bassman (um ampl orginariamente de baixo, que os guitarrista adotaram para um som mais encorpado). Sempre que quiseres um som mais grave, diferenciado da guitarra, de um corte nos agudos.
Esqueca esse negocio de microfonar. Procure tm um baixo que nao se barulhento, que nao tenha captadores ruidosos. Os ativos, se de boa linha, sao ohtima pedida. Mas cuidado com baixos ativos muiot baratos, pois costumam soar como baixos de plastico.
Abraco!

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


mulambo-

putz mulambo, bom saber cara, a galera já havia comentado esse lance sobre o POD.

Eu não sabia q o aparelho era tão versátil.

O foda é que eu vendi o meu heheheh

Agora to na duvida se compro outro podxt, ou um bass vamp, ou um BDI mesmo. O lance é q a principio não quero muitos timbres, se tiver um unico timbre legal pra mim já tá valendo pra estudar em casa.

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


e sobre o lance da captacao "ruidosa", andei lendo por ai que o Shelter SJB75 tem esse problema.

é normal em baixos passivos e é agravado em pups de baixo qualidade ???

THE BASSMAN
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar

é normal em singles cara, tipo nas guitas saca? singles q apitam ou chiam...mesma coisa....qquer cap vai chiar bixo, tem uma linha a noiseless da fender q é passivo com baixo nivel de ruido....e como o Mulambo disse tem os ativos, com nada de ruido...

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


THE BASSMAN
é normal em singles cara, tipo nas guitas saca?

ah blz, entendi.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravando Baixo, em casa !