Fender MB-4 e MB5 japonês

    Autor Mensagem
    Blue Jazz
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Blue Jazz


    Depois de ver um post do Ala e dar uma olhada na "busca" vi que é muito difícil obter alguma informação sobre esses modelos da Fender, feitos exclusivamente no Japão.

    Eu mesmo procurei antes de adquirir o meu e pastei... portanto abro esse tópico dando um review pro caso de alguém procurar sobre esse baixo na "busca".

    Os Fender modelo MB-4 e MB-5 foram fabricados no Japão e NÃO são Squier, são FENDER mesmo! Atualmente esses modelos são feitos APENAS pela Squier, a Fender parou de fabricá-los na década de 90 - quem quiser um tem de comprar usado, se der sorte de encontrar. Ouvi falar que, como em todos os demais modelos, a diferença dos Squier pros originais é gigantesca.

    A diferença do MB-4 pro MB-5 é apenas no número de cordas e no tipo de captação JP e JJ .

    A configuração do Fender MB-4:

    - Corpo: Basswood ou Agathis (pesquisei mas ainda estou na dúvida)
    - Braço: Maple "C shape"
    - Escala: Jacarandá
    - Tarraxas: Gotoh
    - Ponte: Fender
    - Captação: passiva > PJ Fender - (4 cordas) / JJ Fender (5 cordas)
    - 22 frets
    - Knobs: Volume, Balance e Tone; são de plástico preto com o "F" do logo da Fender em baixo relevo
    - Nut: Plástico preto
    - Fabricado no Japão

    Reviews da Harmony Central:

    MB-4: http://reviews.harmony-central.com/reviews/Electric+Bass/product/Fende r/MB-4/10/1

    MB-5: http://reviews.harmony-central.com/reviews/Electric+Bass/product/Fende r/MB-5/10/1

    Pelo que toquei até agora o instrumento me surpreendeu e MUITO, é SUPER leve mas o timbre tem corpo e bastante sustain - prum baixo passivo é um "soco", a ação é baixa e ótima, o braço MUITO confortável, além daquela característica sonora dos "Fender", aqueles sons "punchy", claros com aquele brilho sem estalo, ao mesmo tempo que você consegue um som "macio" e aveludado quando quer, como bem disse alguém aqui no forum ele tem aquela "gordura", como é que explico? Os controles me deram uma variedade de timbres dentro desse universo "Fender" que me surpreendeu - são realmente progressivos, qualquer mexidinha e muda tudo, verdadeiro degradê! O "balance" é uma mão na roda, o Jaco certamente usava muito isso no seu Jazz Bass - a propósito: você tira sons à la Pastorius com uma facilidade incrível nesse instrumento. A tocabilidade e a entonação são ótimas. O único defeito que vi nesse baixo é que ele tem um pouco de "humming" demais, mas nada que uma boa blindagem não resolva. Ultrapassou em muito minhas espectativas! É um baixo com MUITA personalidade; pretendo transformá-lo em fretless e quando tiver tocado mais coloco um review melhorzinho...

    FBassist
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Corpo: Basswood ou Agathis

    aff q bosta... fender fabricando instrumentos em basswood?? NUNCA!

    Blue Jazz
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Blue Jazz
    · votar


    Eu realmente não cheguei a uma conclusão sobre a madeira do corpo ainda. O mais provável é que seja Agathis - que não sei se é boa ou má - e existe alguma chance de ser a mesma madeira dos modelos showmaster. O baixo é leve pacas, sem perder o peso do som... não sei como conseguiram esse resultado, mas me agradou pacas - meu outro baixo tem uns 6 quilos... adeus dores!

    FBassist, sou meio que leigo em madeiras, qual é o grilo do Basswood?

    FBassist
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Blue Jazz
    é uma madeira de baixo custo, é usada em instrumentos de baixa qualidade... condor, squier, groovin, strinberg..... tem o som muito grave...chega a embolar... que eu saiba a fender usa alder e ash... ash quando o acabamento é natural e alder qdo é pintado... mass basswood combina mto com captadores de alto ganho... mas eu nao gosto... ja tive pessimas experiencias com essa madeira...

    Blue Jazz
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Blue Jazz
    · votar


    Pois é, FBassist, meu outro baixo é em alder... como eu já disse, pesa pra caramba! Então, de Alder esse instrumento não é... já vi gente falando que o corpo desse baixo é de Agathis, Basswood... até de Ash e Poplar! Talvez você possa me ajudar, porque essa pesquisa vai ser difícil pacas: qual dessas madeiras tem essa característica, de ser tão leve? O som tem punch, médios graves, um bom grave - e tambémn um bom agudo! Tem uma boa definição - não como um "ativo", claro! Não sei... é bem "típico" de fender mesmo... tô cada vez mais curioso...

    ... Bertola?

    Gui
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Blue Jazz
    Agathis nãoi é...porque essa madeira é tão densa quanto o mogno..mas não tem suas propriedades sonoras..talvez o poplar ou o basswood...mas acredito que seja de basswood...grande parte dos instrumentos do jp são de basswood...como 90% das guitas da ibanez...

    janick
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    FBassist
    Rapaz, essas madeiras não são ruins não. Típica coisa de quem acha que Mogno/Alder são as "melhores" madeiras(Minhas preferidas, mas isso é MUITO questão de gosto. Basswood é uma madeira MUITO boa também. Madeira que te fornece um timbre balanceado com um "boost" nos médios. Exatamente o que eu achei na minha guitarra).

    Ala
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Blue Jazz

    Blue, vc tem razão, esses baixos são maravilhos, o meu é um MB-5 mas eu substitui os capitadores fender jj por 2 EMG JJ Set ativos, ficou com um puta timbre, com relação a fabrição as informações que eu consegui são essas, não sei se são todas verdadeiras mas são as seguintes;
    a fender produziu ele 1998 para comerar os 50 do baixo, pensou em produzir um baixo mais bonito, mas depois ficaram receosos em relação ao baixo descaracterizar a marca, então encerarão a produção em 98 mesmo,depois em 2001 passou para squier. Tnato que agra a fender tem uma linha chamada "Deluxe" que é quase igual a ele.
    dizem que os MBs da fender são bem raros, tambem me falarão que existe um publicação só sobre ele ,mas eu ainda não encontrei.

    quanto vc pagou no seu?

    bjosafa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Pô... eu tenho um MB-05 branco... muito bom, o braço dele dá de dez a zero em muito ibanez e tagimas que já toquei... esses dias eu fui em uma loja, estava com o desejo de trocar de baixo, e eu achei que é melhor deixar pra lá... testei tudo quanto que é baixo da loja, acho que o vendedor ficou "P" da vida comigo, mas não achei nenhum do nível do meu... pena que ele é passívo...

    Qual capitadores vcs me recomendam colocar nele para ativar, eu levei ele pra ativar só o circuito, mas não mudou muita coisa não... então quais captadores vcs recomendam?

    Blue Jazz
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Blue Jazz
    · votar


    Valeu gente!

    Descartados Alder e Agathis, provavelmente deve ser Basswood mesmo... apenas uma pessoa sugeriu Poplar na rede, e ela não tinha certeza - até agora não achei ninguém com muita certeza nisso. Realmente o baixo tem uma característica de "puxar" os médios, principalmente os médio-graves... então...

    Ala

    O cara da loja de usados estava vendendo o instrumento por INACREDITÁVEIS 900 reais! No meu caso peguei na "troca"... um amigo de outra loja de usados me disse que um preço "justo" seria algo entre 1.800 e 2.000 reais, pois um Fender Jazz Bass "básico" (novo) tá saindo por uns 2.300... mas eu realmente não sei, nem ele tem certeza de nada - é um baixo difícil de encontrar, não tem "parâmetro"!

    bjosafa

    O braço é mesmo sensacional, junto com o peso do instrumento é o que mais chama a atenção. Eu gostei muito do timbre, não pretendo trocar a captação... lembre-se de que, se colocar uma captação ativa não será como mexer no pré, que mantem o timbre do instrumento; você vai ficar com o som do CAPTADOR, e aí "adeus diferencial" !!! O Ala diz que tacou dois EMGs, ele poderia descrever o que mudou pra vc ter uma idéia... agora: se não achou outro baixo melhor do que o seu, pra quê mexer?

    Ala
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    bjosafa

    eu troquei os capitadores do meu, coloquei 2 Emg modelo J set ativos.
    o meu baixo era otimo para tocar jazz o coisa do tipo, mas não era tão bom para tocar slap, ele não tinha pegada no "tamb", talvez porque era passivo, com os emg ele ficou extremamente agressivo, acho que é pela qualidade da madeira com as do capitador, fiquei muito satisfeito.

    Blue Jazz
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Blue Jazz
    · votar


    Eu disse que faria um reviewzinho quando transformasse esse Fender em fretless, então...

    ... mandei tirar os trates e peguei o MB-4 no luthier hoje. Ficou uma beleza, tá "roncando" bonito! Aliás, estéticamente o baixo ficou lindo, pedi pra preencher os espaços dos trastes com madeira clara, o resultado ficou duca. Os timbres continuam hiper versáteis, assim como as demais características do instrumento... não perdeu nada, só ganhou. Até o luthier ficou "de cara" com o resultado, o baixo tá macio, gostoso de tocar, e os timbres... bicho... ficou BOM demais! Um dos melhores negócios que já fiz, sem dúvidas!

    Half
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    bjosafa
    pena que ele é passívo...

    O pessoal tá precisando parar com essa história de que ativo é melhor que passivo... (mentes poluídas, nem venham com gracinhas, vcs sabem de que "ativo" e "passivo" estou falando!!!hauahuau)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender MB-4 e MB5 japonês