Autor |
Mensagem |
Blue Jazz Veterano |
# nov/06 · Editado por: Blue Jazz
Depois de ver um post do Ala e dar uma olhada na "busca" vi que é muito difícil obter alguma informação sobre esses modelos da Fender, feitos exclusivamente no Japão.
Eu mesmo procurei antes de adquirir o meu e pastei... portanto abro esse tópico dando um review pro caso de alguém procurar sobre esse baixo na "busca".
Os Fender modelo MB-4 e MB-5 foram fabricados no Japão e NÃO são Squier, são FENDER mesmo! Atualmente esses modelos são feitos APENAS pela Squier, a Fender parou de fabricá-los na década de 90 - quem quiser um tem de comprar usado, se der sorte de encontrar. Ouvi falar que, como em todos os demais modelos, a diferença dos Squier pros originais é gigantesca.
A diferença do MB-4 pro MB-5 é apenas no número de cordas e no tipo de captação JP e JJ .
A configuração do Fender MB-4:
- Corpo: Basswood ou Agathis (pesquisei mas ainda estou na dúvida)
- Braço: Maple "C shape"
- Escala: Jacarandá
- Tarraxas: Gotoh
- Ponte: Fender
- Captação: passiva > PJ Fender - (4 cordas) / JJ Fender (5 cordas)
- 22 frets
- Knobs: Volume, Balance e Tone; são de plástico preto com o "F" do logo da Fender em baixo relevo
- Nut: Plástico preto
- Fabricado no Japão
Reviews da Harmony Central:
MB-4: http://reviews.harmony-central.com/reviews/Electric+Bass/product/Fende r/MB-4/10/1
MB-5: http://reviews.harmony-central.com/reviews/Electric+Bass/product/Fende r/MB-5/10/1
Pelo que toquei até agora o instrumento me surpreendeu e MUITO, é SUPER leve mas o timbre tem corpo e bastante sustain - prum baixo passivo é um "soco", a ação é baixa e ótima, o braço MUITO confortável, além daquela característica sonora dos "Fender", aqueles sons "punchy", claros com aquele brilho sem estalo, ao mesmo tempo que você consegue um som "macio" e aveludado quando quer, como bem disse alguém aqui no forum ele tem aquela "gordura", como é que explico? Os controles me deram uma variedade de timbres dentro desse universo "Fender" que me surpreendeu - são realmente progressivos, qualquer mexidinha e muda tudo, verdadeiro degradê! O "balance" é uma mão na roda, o Jaco certamente usava muito isso no seu Jazz Bass - a propósito: você tira sons à la Pastorius com uma facilidade incrível nesse instrumento. A tocabilidade e a entonação são ótimas. O único defeito que vi nesse baixo é que ele tem um pouco de "humming" demais, mas nada que uma boa blindagem não resolva. Ultrapassou em muito minhas espectativas! É um baixo com MUITA personalidade; pretendo transformá-lo em fretless e quando tiver tocado mais coloco um review melhorzinho...
|
FBassist Veterano |
# nov/06
· votar
Corpo: Basswood ou Agathis
aff q bosta... fender fabricando instrumentos em basswood?? NUNCA!
|
Blue Jazz Veterano |
· votar
Eu realmente não cheguei a uma conclusão sobre a madeira do corpo ainda. O mais provável é que seja Agathis - que não sei se é boa ou má - e existe alguma chance de ser a mesma madeira dos modelos showmaster. O baixo é leve pacas, sem perder o peso do som... não sei como conseguiram esse resultado, mas me agradou pacas - meu outro baixo tem uns 6 quilos... adeus dores!
FBassist, sou meio que leigo em madeiras, qual é o grilo do Basswood?
|
FBassist Veterano |
# nov/06
· votar
Blue Jazz
é uma madeira de baixo custo, é usada em instrumentos de baixa qualidade... condor, squier, groovin, strinberg..... tem o som muito grave...chega a embolar... que eu saiba a fender usa alder e ash... ash quando o acabamento é natural e alder qdo é pintado... mass basswood combina mto com captadores de alto ganho... mas eu nao gosto... ja tive pessimas experiencias com essa madeira...
|
Blue Jazz Veterano |
· votar
Pois é, FBassist, meu outro baixo é em alder... como eu já disse, pesa pra caramba! Então, de Alder esse instrumento não é... já vi gente falando que o corpo desse baixo é de Agathis, Basswood... até de Ash e Poplar! Talvez você possa me ajudar, porque essa pesquisa vai ser difícil pacas: qual dessas madeiras tem essa característica, de ser tão leve? O som tem punch, médios graves, um bom grave - e tambémn um bom agudo! Tem uma boa definição - não como um "ativo", claro! Não sei... é bem "típico" de fender mesmo... tô cada vez mais curioso...
... Bertola?
|
Gui Veterano |
# nov/06
· votar
Blue Jazz
Agathis nãoi é...porque essa madeira é tão densa quanto o mogno..mas não tem suas propriedades sonoras..talvez o poplar ou o basswood...mas acredito que seja de basswood...grande parte dos instrumentos do jp são de basswood...como 90% das guitas da ibanez...
|
janick Veterano |
# nov/06
· votar
FBassist
Rapaz, essas madeiras não são ruins não. Típica coisa de quem acha que Mogno/Alder são as "melhores" madeiras(Minhas preferidas, mas isso é MUITO questão de gosto. Basswood é uma madeira MUITO boa também. Madeira que te fornece um timbre balanceado com um "boost" nos médios. Exatamente o que eu achei na minha guitarra).
|
Ala Veterano |
# nov/06
· votar
Blue Jazz
Blue, vc tem razão, esses baixos são maravilhos, o meu é um MB-5 mas eu substitui os capitadores fender jj por 2 EMG JJ Set ativos, ficou com um puta timbre, com relação a fabrição as informações que eu consegui são essas, não sei se são todas verdadeiras mas são as seguintes;
a fender produziu ele 1998 para comerar os 50 do baixo, pensou em produzir um baixo mais bonito, mas depois ficaram receosos em relação ao baixo descaracterizar a marca, então encerarão a produção em 98 mesmo,depois em 2001 passou para squier. Tnato que agra a fender tem uma linha chamada "Deluxe" que é quase igual a ele.
dizem que os MBs da fender são bem raros, tambem me falarão que existe um publicação só sobre ele ,mas eu ainda não encontrei.
quanto vc pagou no seu?
|
bjosafa Veterano |
# nov/06
· votar
Pô... eu tenho um MB-05 branco... muito bom, o braço dele dá de dez a zero em muito ibanez e tagimas que já toquei... esses dias eu fui em uma loja, estava com o desejo de trocar de baixo, e eu achei que é melhor deixar pra lá... testei tudo quanto que é baixo da loja, acho que o vendedor ficou "P" da vida comigo, mas não achei nenhum do nível do meu... pena que ele é passívo...
Qual capitadores vcs me recomendam colocar nele para ativar, eu levei ele pra ativar só o circuito, mas não mudou muita coisa não... então quais captadores vcs recomendam?
|
Blue Jazz Veterano |
· votar
Valeu gente!
Descartados Alder e Agathis, provavelmente deve ser Basswood mesmo... apenas uma pessoa sugeriu Poplar na rede, e ela não tinha certeza - até agora não achei ninguém com muita certeza nisso. Realmente o baixo tem uma característica de "puxar" os médios, principalmente os médio-graves... então...
Ala
O cara da loja de usados estava vendendo o instrumento por INACREDITÁVEIS 900 reais! No meu caso peguei na "troca"... um amigo de outra loja de usados me disse que um preço "justo" seria algo entre 1.800 e 2.000 reais, pois um Fender Jazz Bass "básico" (novo) tá saindo por uns 2.300... mas eu realmente não sei, nem ele tem certeza de nada - é um baixo difícil de encontrar, não tem "parâmetro"!
bjosafa
O braço é mesmo sensacional, junto com o peso do instrumento é o que mais chama a atenção. Eu gostei muito do timbre, não pretendo trocar a captação... lembre-se de que, se colocar uma captação ativa não será como mexer no pré, que mantem o timbre do instrumento; você vai ficar com o som do CAPTADOR, e aí "adeus diferencial" !!! O Ala diz que tacou dois EMGs, ele poderia descrever o que mudou pra vc ter uma idéia... agora: se não achou outro baixo melhor do que o seu, pra quê mexer?
|
Ala Veterano |
# nov/06
· votar
bjosafa
eu troquei os capitadores do meu, coloquei 2 Emg modelo J set ativos.
o meu baixo era otimo para tocar jazz o coisa do tipo, mas não era tão bom para tocar slap, ele não tinha pegada no "tamb", talvez porque era passivo, com os emg ele ficou extremamente agressivo, acho que é pela qualidade da madeira com as do capitador, fiquei muito satisfeito.
|
Blue Jazz Veterano |
· votar
Eu disse que faria um reviewzinho quando transformasse esse Fender em fretless, então...
... mandei tirar os trates e peguei o MB-4 no luthier hoje. Ficou uma beleza, tá "roncando" bonito! Aliás, estéticamente o baixo ficou lindo, pedi pra preencher os espaços dos trastes com madeira clara, o resultado ficou duca. Os timbres continuam hiper versáteis, assim como as demais características do instrumento... não perdeu nada, só ganhou. Até o luthier ficou "de cara" com o resultado, o baixo tá macio, gostoso de tocar, e os timbres... bicho... ficou BOM demais! Um dos melhores negócios que já fiz, sem dúvidas!
|
Half Veterano |
# dez/06
· votar
bjosafa
pena que ele é passívo...
O pessoal tá precisando parar com essa história de que ativo é melhor que passivo... (mentes poluídas, nem venham com gracinhas, vcs sabem de que "ativo" e "passivo" estou falando!!!hauahuau)
|