Problemas com Line output do Bx-200

    Autor Mensagem
    luks dexcart
    Veterano
    # out/06


    Dae!
    Pow..Comprei um cubo Staner bx-200 faz alguns meses...No primeiro show que fui fazer com ele descobri q a saída do cubo naum funcionava direito..Fikva dando uns estalos...Lvei para nosso estúdio e liguei na nossa mesa de lá..o som saiu normal...Depois fui á outro show e a saída simplesmente naum funcionava de jeito nenhum..Levei a caixa a uma assistência técnica e o cubo fikou uma semana lá..O técnico disse que não encontrou problema nenhum.
    Fui a mais um show confiante q dessa vez o cubo funcionaria..Mas novamente a saída naum funcionou...Desisti de levar a assistencia e agora fiko só microfonando ela...Alguém teve este problema com o cubo ou alguém pode me dizer o q é este problema e qual a sua solução?

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    compre um direct box... simples e funcional!

    luks dexcart
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Qual a funcionalidade de um direct box?
    (desculpe a ignorância)

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    luks dexcart

    Direct Box


    Como condicionar o sinal do seu instrumento para conectá-lo adequadamente em equipamentos de sonorização (P.A.) ou de gravação


    Direct Box Certamente você já deve ter visto ou ouvido falar de uma "caixinha" que é conectada entre o instrumento e a mesa de mixagem, chamada de Direct Box, ou simplesmente "DI". Dependendo do caso, esse equipamento pode ser fundamental para que se obtenha uma perfeita adequação do sinal do instrumento.

    Em muitas situações pode ser necessário conectar a guitarra ou o baixo diretamente ao mixer, em vez de microfonar o som do amplificador. O problema é que ao se conectar uma guitarra ou baixo diretamente à entrada de um mixer o som não fica bom, pois os captadores comuns geralmente produzem um sinal de nível baixo e possuem alta impedância de saída, incompatíveis com as entradas dos mixers, que geralmente possuem impedância relativamente baixa e esperam sinais de nível mais alto.

    A incompatibilidade de níveis tende a produzir ruído, pois o pré-amplificador do mixer tem que compensar aumentando o ganho. Já a incompatibilidade de impedâncias, além de também afetar o nível, pode produzir alterar a resposta de freqüências. Por exemplo, ao se conectar uma guitarra diretamente à uma entrada com impedância muito baixa pode não afetar muito o nível, mas causa uma perda na resposta de freqüências altas, deteriorando o som original.

    Uma boa Direct Box pode compatibilizar as impedâncias e ajustar adequadamente o nível, sem introduzir ruído significativo.

    Outra vantagem da Direct Box é evitar a degradação do sinal quando são usados cabos muito longos. Por exemplo, ao se conectar um sintetizador a um mixer, estando ambos muito distantes um do outro, fica-se mais sujeito a interferências eletromagnéticas no cabo. Se o sintetizador for conectado a uma Direct Box, esta dará um ganho de nível e baixará a impedância, evitando os ruídos indesejáveis ("hum", etc). Por isso a Direct Box deve estar localizada o mais perto possível da fonte do sinal.

    As Direct Box modernas utilizam circuito eletrônico ativo, e possuem as seguintes características:

    * Impedância de entrada alta: É recomendável uma impedância de 220 k-ohms a 500 k-ohms. Mas uma impedância muito alta (acima de 1 M-ohm) tende a captar mais ruído elétrico e interferência.

    * Impedância de saída baixa: É recomendável uma impedância abaixo de 1 k-ohms (idealmente, 600 ohms), com sinal de saída adequado para entrar em equipamentos com nível de +4 dBu.

    * Chave de atenuação na entrada: Em algumas situações pode ser necessário pegar o sinal na saída do alto-falante do amp, ao invés de microfoná-lo, o que irá requer uma atenuação da ordem de 30 a 40 dB.

    * Opções de saída: Embora na maioria das vezes a saída da Direct Box deva ser através de um conector balanceado XLR, é útil ter a opção de saída em conector TRS de 1/4", balanceada ou não.

    * Chave de terra: É interessante haver uma chave de "ground lift", que possa cortar a conexão do terra da entrada para a saída, de forma a evitar os indesejáveis "loops" de terra. Mesmo quando se corta essa conexão, não se perde a proteção contra interferências, uma vez que as blindagens dos cabos permanecem conectadas aos respectivos terras de entrada e de saída.

    * Alimentação: As melhores Direct Box podem ser alimentadas tanto por bateria interna quanto pela phantom power vinda do mixer.


    Uma palavra final diz respeito à tecnologia do circuito usado na Direct Box. Hoje, tem-se diversas alternativas, com circuitos transistorizados, valvulados e até mesmo circuitos digitais. Obviamente, cada tipo de circuito produz uma diferença de sonoridade. Muitos preferem as Direct Box valvuladas, por produzirem uma coloração mais adequada à guitarra, enquanto outros preferem o som mais limpo possível.

    http://www.music-center.com.br/direct-box.htm

    luks dexcart
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Aaaah!
    Vlw ae
    (Desconfio que meu tópico devia estar no fórum sobre amplis..mas agora foi)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com Line output do Bx-200