Braço Torcido­­­

    Autor Mensagem
    FBassist
    Veterano
    # out/06 · Editado por: FBassist


    Quais são os fatores que provocam a torção do braço??? (ñ é empenamento), 95% dos baixos que eu ja tive, todos ja tiveram o braço torcido, nada de exagerado, era uma leve torção...não chegava a prejudicar no som, mas me deixava meio confuso... oq fazer para o braço não torcer?? alguma dica???

    duduchaves
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cara,

    pelo que sei depende da condicão do tempo, da madeira, se o tensor tá bem regulado!

    Se o tempo tá muito quente, por exemplo, isso influe no instrumento. Se a madeira é de baixa qualidade, isso tb facilita a torcer o braço. Se o tençor tiver mau regulado, ou mau colocado, tb influencia a torcer o braço.

    No meu baixo, tem duas longarinas de roxinho pra que isso não aconteça! Se tu quizer melhorar e se vc gosta do corpo do seu baixo, vc pode pedir pra um luthier fazer um braço com longarinas, em roxinho, em jacarandá, uma madeira bem resistente! Ai diminui a chance de torcer o braço! Um opção mais barata, em vez de fazer um instrumento! hehehe!

    Leva seu instrmento pra um luthier que ele vai te esplicar esses fatores de tempo, madeira e tensor melhor do que eu!

    Vlw!

    Gunther
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Isso só demonstra por A+B=C que, tendo tensões diferentes, as cordas puxam o braço de maneira assimétrica. Os projetistas colocam o tensor simetricamente centralizado no braço, com esse arranjo o problema sempre existirá. Ou coloca dois tensores ou reza para não ser perceptível, mesmo estando lá.

    duduchaves
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Tá ai cara!Gunther tem razão, pode ser isso mesmo que ele falou!

    De qualquer maneira e mandar o baixo pra um luthier!

    Vlw

    Gunther
    Veterano
    # out/06
    · votar


    O normal é torcer como?
    Indo do corpo para a mão: no sentido horário indica que E e A são mais pesadas; caso contrário seria o par D e G o mais pesado.
    Eu suspeito que D e G sejam mais pesadas, apesar do menor diâmetro; mas é só um chute.

    isaqueras
    Veterano
    # out/06
    · votar


    FBassist
    Comentário sério:
    Na verdade, isso se chama flexo-torção. A madeira tem uma fantástica característica de suportar tração e compressão, sem falar da força axial (no eixo), tanto que é usada em fundações e escoras.
    Comentário duvidoso:
    Eu acredito que seria o certo, o Luthier usar a madeira estudando a direção das fibras, para melhor posicionamento do tensor.
    Comentário sem credibilidade:
    Quando era pequeno meu avô fazia arco para flexa com galho de romã. Ficava dias tensionado, mas quando a gente soltava, voltava exatamente na posição original. Ah se meu bass fosse assim!

    Soulface
    Veterano
    # out/06
    · votar


    isaqueras
    Ah se meu bass fosse assim!
    Dizem q aquele Yamaha do Billy Sheehan faz umas bizarrieces semelhantes a isso! hehehehehe

    duduchaves
    vc pode pedir pra um luthier fazer um braço com longarinas, em roxinho, em jacarandá, uma madeira bem resistente!
    Aumenta a resistência do braço com certeza.
    Se não quiser fazer longarinas, dá pra fazer o braço com 3 peças coladas por exemplo tb.
    Mas a ação das cordas vai continuar sendo diferente no braço do instrumento. Mas isso tb não qr dizer q o instrumento não presta. Senão, a grande maioria dos baixos seria uma "porcaria"! hehehehe

    Gunther
    coloca dois tensores
    Eu acho q é a melhor opção.
    Principalmente pra baixos com mais de 4 cordas.

    zegotinha
    Veterano
    # out/06 · Editado por: zegotinha
    · votar


    então a disposição das tarrachas pode influenciar nisso??

    Gunther
    Veterano
    # out/06
    · votar


    zegotinha

    Como tem o capotrasto, arrisco que a posição de cada tarracha não conte.

    Ainda não desisti do braço de alumínio... ano que vem, quando me fixar em algum lugar do país, eu vou fazer um!

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Gunther

    Ainda não desisti do braço de alumínio... ano que vem, quando me fixar em algum lugar do país, eu vou fazer um!



    e um braço de carbono/graffite?? não seria uma boa??

    duduchaves
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Galera!

    No domingo eu peguei meu baixo pra dar uma olhada e aconteceu essa leve torção! Muito pouco mesmo! Quando olhei ontem, ele está retinho de novo! Não alterou som, afinação, nada! Mas ele voltou pro lugar!

    Então havalio assim: Como no domingo o tempo ficou um pouco mas quente, e eu ainda não tenho um case, eu deixo o baixo no bag encostado na parede! e contribui para dar esta torção. Nos outros dias deixei ele deitado com as cordas pra baixo! E Ele voltou ao normal!

    Bem, vivi essa situação. Teve relação com o clima e a forma como guardei o instrumento.

    Coisa de louco né?

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    gente, vcs estão confundinho empenamento com torção!!! ambos são coisas completamente diferentes!!

    torção é quando o braço fica em forma de ''8'' torcido, empenamento é quando o braço fica ''envergado''...

    eu queria saber quais os fatores que causam a TORÇÃO do braço, não o empenamento!!!

    duduchaves
    Veterano
    # out/06
    · votar


    hahaa! Entendi! hehehe!

    Cara! É Tudo que vc leu ai!

    Ta certinho o que a gente postou! Ninguém confundiu não! Pode ser até diferente, mas tá afetando o braço do seu instrumento, certo???

    Então tá certo! São todos esses fatores que a galera postou! Torceu o braço ou empenou, afetou a madeira do braço!

    Vlw!

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    duduchaves
    foda viu... enquanto nao inventarem o tão falado ''braço de aluminio'' não vou sucegar... as vezes enche o saco ficar com tanta frescura pra guardar e manusear afim de evitar danos ao braço... pior que se estragar nao tem mais volta... =/

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Bertolaaaaaaaaa!!!!!!

    duduchaves
    Veterano
    # out/06
    · votar


    FBassist

    pow! Madeira é relmente complicado! A gente da um descuido e já era! Principalmente o braço! mas... o que seria do baixo sem a madeira???! hehee

    Essa questão de torção, eu vi uma guitarra ibanês de um colega torcer mesmo! só por causa que pela manhã estava quente, e a noite esfriou muito. Parecia pano de chão, quando vc molha ele e torce pra tirar a água! hehehehe! Acho que usaram a guitarra dele pra limpar a casa! heheheheh!

    Brincadeira a parte... Mas é doidera! dá pra ficar bem chateado se isso acontecer com meu instrumento!

    pow?! imagina isso acontecer no meu wood???? eu surto! heheh! E exijo outro novo! heheh! Mas até agora nada a reclamar do instrumento! muito bom! Tá aqui do meu lado! hehehe! Trouxe ele pra dar aula!

    Vlw!

    isaqueras
    Veterano
    # out/06
    · votar


    FBassist
    Vou te mandar 1 foto do meu Snake, ai tu vai ver o que é torção....
    Quanto ao braço de alumínio, imagino que vai ser foda a questão da afinação, pois ele (o alumínio) tmb dilata pacaraio conforme a temperatura. Eu acho.

    isaqueras
    Veterano
    # out/06
    · votar


    o... quandé que eu vou virar veterano kkkk?

    Gunther
    Veterano
    # out/06
    · votar


    isaqueras

    Esse meu nome estranho me deu o título de veterano! Agora me vejo na obrigação de aprender a tocar baixo! Já toco Rebelde Sem Causa quase sem errar!


    Agora sério...
    Meu Giannini nunca recebeu cuidado especial algum e o braço tá beleza.
    O primeiro baixo que fiz tinha um tensor fino de inox, quebrou duas vezes e abandonei. Meu segundo intrumento foi uma guitarra; usei um tensor de 6,35mm de diâmetro. Ficou tão forte que não cede por nada nesse mundo. Mas foi uma solução truculenta; colocar o tensor numa posição melhor ou usar dois é mais plausível.
    Daria para integrar dois projetores de laser (chaveiros) ao projeto - um na mão e outro no corpo - de maneira que os pontos se encontrassem numa distância X apenas com o braço no seu ponto correto. Pronto! Regulagem rápida e descomplicada. Parece idiotice... pelo menos até uma Ibanez lançar algo assim. É menos "bronhesco" que a marcação luminosa da escala. O próximo passo é permitir a regulagem sem ferramentas adicionais (aquelas que a gente sempre perde).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço Torcido­­­