Duvida de Ligação Head + Gabinete

    Autor Mensagem
    Clinton_Jacks
    Veterano
    # set/06


    Bom... Tenho essa duvida a tempo... ex: um head da hartke tem 250 Watts @ 4 Ohms, 180 Watts @ 8 Ohms, ligando 2 gabines (4x10 8ohms + 1x15 8ohms) ficaria em 4ohm? com isso iria pega o max do head, os 250 watts? agora... c eu so liga um gabinete, 4x10 8ohms? no caso so iria usar os 180 watts do head? é correto fazer esse tipo de ligação? usando um só gabinete de 8ohms?

    vi no manual da GK q é recomendado usa 1 gabiniete de 4ohms ou 2 de 8ohms, isso vale tb pra Hartke? c ñ tiver grana pra compra 2 gabinetes e compra só 1 iria dar problema no head? vlws []'s

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # set/06
    · votar


    puts... andei lendo o manual da hartke + a fundo... e nele tb diz, recomendado usar 1 gabenete de 4ohms ou 2 gabinetes de 8ohms... ae fica dificil... c so tiver um gabinede 4x10 de 8ohms como fica? tem algum dispositivo q transforma o gabinete em 4ohms?

    conehc
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ai acho que vc nao vai usar toda a potencia do ampli, so isso, ja que ele eh designado pra trabalhar no talo a 4 ohms, mas trabalha perfeitamente em 8ohms...

    so daria problema ligar uma combinação de caixas a 2 ohms nele... sobrecarga quase certa...

    se vc tiver so o gabinete 4x10 nao tem problema, mas vc nao vai usar os 250w, so os 180...

    e qto ao dispositivo que transforma o gabinete em 4 ohms, eu nao sei, fico me perguntando se tem isso, mas assim, exemplo: 4 falantes de 8 ohms, ligação serie/paralelo resultam em 8 ohms... se com esse conjunto vc adicionar um driver de 8ohms em paralelo, vc vai ter uma impedancia resultante de 4ohms certo? pelo menos na teiria eh assim, nao sei qto à pratica...

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # set/06
    · votar


    conehc

    é foda... o bronca é q tem no manaul dizendo... recomendado liga 1 gabinete de 4Ohms ou 2 gabinetes de 8Ohms... ae fico na duvida c devo ou ñ liga... tds os gabintes da Hartke são 8Ohms... complicado isso... Vlws velho []'s

    conehc
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Clinton_Jacks
    olha, nesse hartke ha2500 euja toquei 2 vezes... uma vez foi com uma 4x10 (8ohms) e na outra foi com uma 4x10 e uma 1x15... num precisa nem falar que quando toquei com as duas caixas eu achei muito melhor do que com uma só...ou seja, da pra ligar uma caixa so a 8 ohms tranquilamente....

    as soluções sao: caixa 4x10 da behringer com driver - da uma impedancia final de 4ohms, mas nao sei se os bugera sao tao bons qto os falantes que a hartke usa

    ou entao arrumar uma caixa com 4 falantes de 10 de 16ohms, liga tudo em paralelo que vc vai ter uma impedancia final de 4 ohms...


    agora, qto ao ampli, so te falo uma coisa, os 250w dao pro gasto viu... eu toquei nele com os 2 pre-amps no 6 e o power no 8... sonzeira viu... (detalhe que em show eu gosto da caixa do baixo extremamente alta, muito mesmo)... qto vc pagou nele? eu tbm tava querendo um head, mas o que me desagradou nesse hartke eh que ele nao tem saida xlr, dai eu teria que ligar o baixo em linha... tem o behringer bx4500 e o meteoro 400mb na mesma faixa de preço... talvez ate o meio do ano que vem eu pegue um desses...

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # set/06
    · votar


    conehc
    massa... ja q vc ja toco com uma caixa fico + tranquilo... a caixa q vo usar é uma Hartke VX410 400Watts @ 8Ohms, falantes de papelão com 1 drive...

    o head, um amigo gringo vem aki no final do ano... ae ele vai trazer esse Hartke HA2500, lá ta custando $250

    e tipo, essa saida xlr, cara ja toquei e vi por ae, set de palco como GK, Meteoro q possuem essa saida e nunca vi usarem... sempre usam um Direct Box por fora pra mandar o sinal pro PA... pra mim ñ faz diferença ter ou ñ ter essa saida... []'s

    conehc
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Clinton_Jacks
    nessa caixa da hartke com falantes de papelao eu nunca toquei... toquei com as de aluminio... elas sao bem boas, imagino que as de papelao estejam no mesmo nivel so que puxadas mais pro grave...

    o direct seria muito interessante pra que eu pudesse moldar meu som antes de mandar ele pro pa... tipo, ligando o baixo no direct e depois na mesa, o som que vai pra mesa eh o do baixo.... ja qdo vc liga a saida xlr do ampli na mesa, vai pra mesa o sinal do pre do seu ampli... ou seja, o som processado, equalizado, caso o ampli tenha compressor, filtros, etc tudo isso vai pra mesa... ai o som que vc ouve no palco vc ouve no PA... cansei de ouvir um som maravilhoso no palco e um som meia boca (ou com muito grave, sem nenhum medio, ou so medio sem nenhum grave) la no PA...

    ow, e 250???po, barato hein... as vezes rola ate de importar um, mesmo pagando taxas sai mais barato do que comprar no brasil

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # set/06
    · votar


    conehc
    é... tow lig nesse lance... + eu tenho set de pedais... afinador, compressor, equalizador, distorção e vo pega o hartke bass attack... pra mim ñ faz diferença ter a saida do head, pois o sinal do baixo ja vai tar moldado e tals... + oq queria mesmo era poder microfona os falantes... seria massa...

    é... o head ta bem barato.. quando vi falei logo com esse amigo... vo pagar uns 600 reais... um novo ta por 1400... ae ja economizo pra compra o gabinete aki mesmo...

    conehc
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Clinton_Jacks
    eh... eu tbm tava pensando em pegar preamps, distorçoes, eqs, e montar um set de pedais... mas ai de tanto os baixistas beemmm mais velhos de guerra falarem, resolvi investir em um amplificador fodao que ja me forneça um som do jeito que eu quero... overdrive eu continuo ligando o velho guv'nor antes do ampli mesmo heheh

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # set/06
    · votar


    conehc
    cara... é bom esse guv'nor no baixo? eu tow usando um Boss HM-3 e ñ to curtindo... muito trash ele... o baixo parece uma guitarra, queria um over q saturasse o som + parecendo um baixo mesmo... ñ uma guitarra... tava atras de um big muff + creio q vai parecer q nem esse hm-3 q tenho... e outro pedal q tava olhando é o Boss ODB-3...

    conehc
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Clinton_Jacks
    gostei dos resultados com o guv'nor... o drive dele eh bem leve, e se configurar direito nao corta o som do baixo... vcja ouviu manuel do ed mota versao remix? o baixo eh bem distorcido... consigo um drive daquele e outros bem mais limpos...

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # set/06
    · votar


    conehc
    a distorção/overdrive q procuro é tipo esse... http://www.socialdistortion.com/audio/qt/drag.mov ñ sei c é pedal... ow é saturação de head valvunado... q geralmente esses caras usaum, ampg stv classic... sow louco pra achar esse tipo de distorção/overdrive... []'s

    conehc
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Clinton_Jacks
    eh cara.... parece sim viu... pior que acho que nem adianta pegar um bdi-21 e usar como drive pq nao gostei mto do drive dele... mas se bem que ele tem aquela simulação de ampeg svt... coloca-se ela e aumenta o drive... deve ficar legal, mas nunca experimentei desse jeito....

    diamar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ligação de pa em paralelo e em série. alguem poderia me da uma luz mostrando como se faz isso? e outra coisa me explique como eu sei quando a minha potência appotek ak 4400 está trabalhando em 4 e 8 omhs. no momento ela trabalha só com 1 caixa contendo um falante de 12" wpu 450w acho que 8 omhs,
    um drive d-250x da seleniun, e um tweety st 300 a caixa de pa usa um divisor de frequencia passivo dentro dela, e esse equipamento uso para fazer voz e violão em ambientes relativamente pequenos juntamente com uma bateria eletronica da alesis sr16.

    diamar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    como eu sei que a minha potencia está trabalhando em 4 ou 8 omhs? é uma appotek ak4400!

    diamar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    a sim! outra pergunta estraga a potencia se eu usar uma caixa de pa só.
    Grato a todos!

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu tenho um cabeçote GK 400 RB III e tenho 4 cx's (4x10" + 2 1x15" + 1x18") de 8 Ohms.

    O cabeçote tem 2 saídas para cxs. Eu uso 1 ou 2 cxs e nunca me preocupei com impedâncias.

    Uso 1x15" sozinho, ou 4x10" também sozinho, 2 de 1x15", 4x10" + 1x15" (a opção mais usada e que mais gosto do som) ou 1x15" + 1x18" (no caso de músicas com graves bem pronunciados).

    Para mim com 2 caixas dá mais som devido ao deslocamento do ar e não devido à potência ou resistência ôhmica. Posso até estar errado, mas na prática, nem esquento...

    conehc
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Maurício_Expressão
    Para mim com 2 caixas dá mais som devido ao deslocamento do ar
    Voce está certo! por isso que um JCM800 com uma 4x12 "fala" muito mais do que o mesmo cabeçote com uma 4x10. A ampeg justifica os armarios 8x10 com esse argumento do maior deslocamento de ar.

    Eu uso 1 ou 2 cxs e nunca me preocupei com impedâncias.
    voce nunca precisou se preocupar porque tem só caixas de 8ohms. Como o cabeçote so tem entrada pra 2 caixas a impedancia final vai ser sempre 8 ou 4 ohms. Experimente dar um jeito de ligar uma 4x10, 1x15 e 1x18, a impedancia vai la pra 2,666 ohms. Logico que ele nao vai queimar de cara, mas aumenta o volume que vai distorcer e esquentar que é uma beleza!

    alk_rg270
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Aproveitando o tópico...me ajudem!!
    tenho o gabinete Bugera 212V-BK 2x12 e quero ligar num Head
    Randall rx120rh, o head tem somente saída 4ohms...Sei que tem vários tópicos ref. este assunto, mas por ser leigo gostaria de uma orientação específica destes equip. antes de fazer besteira...

    gabinete bugera

    http://thetoneking.com/wp/wp-content/uploads/2009/09/Bugera-2x12-Cabin et-Back.jpg


    segue abaixo foto (parte traseira) do Randall RX120RH
    http://i903.photobucket.com/albums/ac235/bradthelegend/IMG_0306.jpg

    kiki
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    alk_rg270
    o cabeçote deve ser transistorizado, correto?
    se for, é 4 ohms minimo (pela foto ta escrito isso na saida), entao voce pode plugar caixas com mais impedancia, mas nao com menos.

    mas sua caixa diz que tem entrada 4ohms, entao pluga e manda ver.
    esteja com essa chave na posição mono.

    e tenha certeza de que a potencia que os falantes aguentam seja similar à potencia do cabeçote (não precisa ser identica, mas tem que ser próxima.

    alk_rg270
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    kiki

    sim, é um cabeçote transistorizado.
    ok, o correto seria plugar em 4 ohms MONO, pq não estéreo? Vc diz que também poderia plugar com mais impedância mas isso poderia danificar o equipamento?

    quanto a potencia dos falantes não vou ter problemas o cabeçote é de 120w enquanto o gabinete é 2x12 de 140w.

    cara, muito obrigado pelas informações!

    kiki
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    alk_rg270
    sim, é um cabeçote transistorizado.
    ok!
    se fosse valvulado é um pouco diferente, não lembro como é (acho que a impedancia pode ser maior ou menor, mas nunca pode ser zero)

    ok, o correto seria plugar em 4 ohms MONO, pq não estéreo?
    porque seu cabeçote nao é estereo, entao nao precisa.
    pelo que entendi das ligações, se voce usar estereo é pra plugar nas duas entradas, e se for mono voce pluga só em uma das duas.

    Vc diz que também poderia plugar com mais impedância mas isso poderia danificar o equipamento?
    não.
    se a caixa tiver maior impedancia que o cabeçote (mais ohms) vai dar menos potencia. em 4 ohms a caixa te dá potencia máxima. se for 8 ohms, cai quase pela metade a potencia máxima. em 16, cai mais ainda. quanto mais resistencia (a impedancia é uma resistencia do falante), mais "dificil" pro cabeçote produzir o som.

    se voce ligar menos do que 4 ohms, aí sim voce pode estragar seu cabeçote.

    quanto a potencia dos falantes não vou ter problemas o cabeçote é de 120w enquanto o gabinete é 2x12 de 140w.
    tranquilo entao.
    há quem diga que dá pra variar até mais que isso (de uns 100w pra 200w, inclusive com o falante sendo menor), mas eu nao sei dizer exatamente quanto poderia. prefiro que sejam parecidos e com o falante errando pra mais, como é seu caso.

    cara, muito obrigado pelas informações!
    de nada!

    no mais, va lendo mais sobre o assunto, é meio confuso no começo mas depois que saca esse basico fica mais facil.

    rodsom
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    se fosse valvulado é um pouco diferente, não lembro como é
    no valvulado só pode ligar em 4 ohms. nem mais nem menos,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida de Ligação Head + Gabinete