Chave no captador

Autor Mensagem
XaMBs
Veterano
# set/06


falaew galera! é o seguinte. Eu uso caps emg hz, e keria saber se posso colocar chaves push-pull pra selecionar ham ou single...
uso o bqs system... sera ki tem risco de ruido? (por ser mais uma solda)
é viavel?
vlws

NESCAU
Veterano
# set/06
· votar


nops. ele só tem 3 condutores (malha,+ e - ) e sao lacrados.

XaMBs
Veterano
# set/06
· votar


intaum como o Felipe Andreoli colocou??(D'alegria)
o cap é o msm...

FBassist
Veterano
# set/06
· votar


XaMBs
até da...mas vai dar um trabalho da porra... não sei de da pra fazer com push pull... talvez com uma chave seletora de 6 pinos da... leve seu baixo num luthier de confiança e converse com ele sobre.

BTNS
Veterano
# set/06
· votar


XaMBs dá para usar uma chave, daquelas de duas posições. Os baixos D'Alegria usam esse tipo de chave para ligações série/paralelo e single/humbucker.

Alex Navarro
Veterano
# set/06
· votar


XaMBs

Sim, é possível.... O cap da Hz tem 4 fios e malha. Vc pode fazer o seguinte com ele

1 Série
2 Paralelo
3 single 1
4 single 2
5 defasar (como os antigos funkeiros de 70)

Dê uma olhada em meu site e vc vai ver algumas opções.
http://www.nbspickups.com/esquemas.html
http://www.nbspickups.com/instalacao.html

No caso de escolher algumas destas ligações em um Push/pull é só fazer o mesmo esquema na chave do potenciometro.
Nos esquemas que tem 3 pinos é só usar uma das fileiras do push e está tudo certo. A única coisa q vc tem de lembrar é que o push só tem duas posições.

Valeu

XaMBs
Veterano
# set/06
· votar


vlw msmm!!!

FBassist
Veterano
# set/06
· votar


XaMBs
surgiro vc levar seu baixo em alguma eletronica, ou melhor ainda, num bom luthier, pq os polos dessas chaves são microscopicos e é preciso fazer uma solda bem precisa afim de não deixar nenhuma solda fria ou ter problemas com fios soltos futuramente...

XaMBs
Veterano
# set/06
· votar


FBassist
ok cara!
vlwss

alguem ja tocou em algum baixo com essas chaves? da uma gama de timbres mto maior?
vlw

FBassist
Veterano
# set/06
· votar


XaMBs

então cara, eu tive um crafter modelo musicman, alias, só o modelo, porque de music man não tinha nada nada =P

e um certo dia eu vi uma dessas chaves moscando na minha gaveta e decidi defasar o humbucker dele, ficou legal o resultado! mas só fiz de 2 posições (é claro) coloquei em serie e paralelo, o timbre ficou legal! não da pra explicar, é só ouvindo mesmo!

cHiPs
Veterano
# set/06
· votar


No meu baixo eu tenho 2 dessas chaves... só que eu uso chaves no estilo das guitarras Les Paul... até mesmo para conseguir uma troca de posições de forma mais fácil.
Meu bass tem 3 caps... 2 jazz (Braço e ponte) e um humbucker no meio...

Minhas chaves funcionam assim:

Chave 1 (cap humbucker): Bobina 1/ Humbucker / Bobina 2
Chave 2 (seleção de caps): Jazz/ Jazz+Humb/ Humbucker

Além disso tenho controle de Balanço dos caps Jazz, Grave e Agudo e Volume Geral do pré...

Consigo tirar sons bens legais com esse bichinho....

FBassist
Veterano
# set/06
· votar


cHiPs
seu baixo é de luthier?? posta umas fotos dele!! fiquei curioso!!

XaMBs
Veterano
# set/06
· votar


seu baixo é de luthier?? posta umas fotos dele!! fiquei curioso!!(2)

cHiPs
Veterano
# set/06
· votar


Meu baixo é de luthier sim. É um matize, na verdade um dos primeiros do modelo feito pelo Paulo Lima da Lestac, um ótimo instrumento... que eu pedi exatamente com espaço para 3 captadores... coloquei nele caps da NBS (captadores dos quais sou fà assumido), e essas ligações foram brincadeirinhas que eu fiz, mesmo sem conhecer porcaria nenhuma sobre ligações elétricas em baixo, fui futucando, inclusive estou trocando algumas idéias com o Alex sobre ligações... vou ver se tiro uma foto dele pra vcs verem....

Abraço... assim que tirar as fotos eu posto...

XaMBs
Veterano
# out/06
· votar


aew galera, estou levando meu bass pro luthier hj pra colocar as chaves...
vou colocar duas chaves de duas posicoes msm single/hum e single/hum...alguem me aconselha alguma outra chave? abrc

Ronin
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
alguem ja tocou em algum baixo com essas chaves? da uma gama de timbres mto maior?
Velho... eu tenho um Cherutti com dois caps da Seymor modelo MusicMan Alternative. Os dois com chaves independentes para defasar e mai um push-pull no volume para selecionar ativo/passivo.

Vou lhe dizer que a gama de timbres é incrível... anos atrás trabalhei como freela para uma empresa de jingles e foi este baixo quem me safou, diversas vezes, de ter de pegar um outro instrumento emprestado e coisa e tal. Você sabe como é mercado de jingles... hoje é um forró, amanhã um blues, depois um rock, um sertanejo, e por aí vai. ^_^

XaMBs
Veterano
# out/06
· votar


Ronin
cara, os ajudantes do meu luthier me disseram q n vale a pena ja q perdera part da captacao (qd ficar em Single)... to pensando ainda
aproveitei e deixei o bass pra revisar ja q estou com tendinite =/
vlw

Ronin
Veterano
# out/06
· votar


XaMBs
aproveitei e deixei o bass pra revisar ja q estou com tendinite =/
vlw


Cuida disto.

Sobre não valer a pena, é questão de escolher o que você quer. Dizer que perderá parte da captação ou coisa e tal, é como dizer que single é melhor que humbucking ou que ativo é melhor que passivo... e sabemos que isto não é verdade.

Gabriel Simões
Veterano
# out/06 · Editado por: Gabriel Simões
· votar


Perder parte do captador ?
Desculpa, mas se um assistente de luthier falou isso, ou o luthier não ta ensinando nada pra ele ou ele está no mercado errado. Ta parecendo aqueles metidos a luthier que colocam sempre o maior potenciômetro possível pra aumentar a saída porque acham que instrumento que fala muito é instrumento que tem sinal forte ....

Utilizar o recurso de splitar ou fazer tapcoil nada mais é do que utilizar um recurso que o seu captador te dá. As vezes você quer som de humbucker, as vezes de single ... as vezes vc quer as bobinas ligadas em série ,as vezes em paralelo ... O seu captador continua trabalhando, você so alterou o timbre que ele pode te proporcionar ...

Agora ficam ai 2 conselhos: cuidado ao adicionar chaves no instrumento, pois pro mercado isso apenas desagrega valor. Segunda dica: não va esperando que a abóbora volte a ser carruagem porque nenhum instrumento vai renascer apenas pela adição da possibilidade de utilizar um captador como single/humbucker e com bobinas em série/paralelo ....

Abraço

XaMBs
Veterano
# out/06
· votar


Gabriel Simões
desagrega valor? pq?

Gabriel Simões
Veterano
# out/06
· votar


Você altera o instrumento original .... independente do que o novo dono ache ou não da alteração .... desagrega valor, pois será impossível voltar o instrumento a forma anterior .... devido aos furos necessários para colocar a chave ..

Ronin
Veterano
# out/06
· votar


Gabriel Simões
Você altera o instrumento original .... independente do que o novo dono ache ou não da alteração .... desagrega valor, pois será impossível voltar o instrumento a forma anterior .... devido aos furos necessários para colocar a chave ..
Meu baixo já veio com o chaveamento para tornar os captadores single. Eu adicionei um push pull para fazer o ativo/passivo, de forma que não alterou o trabalho original da madeira do instrumento.

O luthier chegou a cogitar o possibilidade de uma chave... mas meu baixo já tem 2 chaves + 5 potenciômetros. Mais uma chave ali e iam cobrar brevê de vôo para eu pilotá-lo.

Gabriel Simões
Veterano
# out/06
· votar


Hehehe, eu antigamente adorava e babava por instrumentos assim ...
Tow doido pra trocar meu wood por um baixo passivo, quanto maior a idade, maior a busca por simplicidade =)

Alex Navarro
Veterano
# out/06
· votar


Aqui tem alguns esquemas para ligações diversas


Aqui tem algumas gravações com mesmo captador em posições como Humbuker e Single

XaMBs
Veterano
# out/06 · Editado por: XaMBs
· votar


Alex Navarro
kraa vlwww vei!!! agora tenho certeza q kero colocar as chaves... mano single tem um puuuta som!!!!
agora vem a duvida:
Tipo, qd eu acionar a chave qual das duas bubinas eu desligo? a da frente ou a de tras? oq axam? kero um som mais jazz bass (num EMG HZ kkkk)
eu sei ki é meiu dificil, mas kero tentar.... será q deixando as bubinas de tras de cada captador ligadas eu consigo? (mais medios e graves) tipo essa gravacao
Timbre

vlws

Gabriel Simões
Veterano
# out/06
· votar


Usa uma chave de 3 posicioes : single fundo - humb - single frente ...

GugaBass
Veterano
# dez/08 · Editado por: GugaBass
· votar


ÎÎUPÎÎ

Pra não criar um tópico novo....

Eu tenho um par de Basslines passivos e eu tava pensando em colocar 2 chaves seletoras, mas observando os fios vi que ele só tem 3, será que tem condições de fazer essa ligação?O modelo é soapbar (duplo, não é igual ao music man!)

Valeu pela ajuda!!!

DotCom
Veterano
# dez/08
· votar


Gabriel Simões
Veterano upando tópico velho a toa? :S
----------------------------------------------------------
GugaBass
Quais ligações você quer fazer?

GugaBass
Veterano
# dez/08
· votar


DotCom

Velho é o seguinte eu queria fazer o seguinte tipo: Humb/Humb, Humb/single, single/Humb.(uma chave para cada um)
Teria condições? E se não for possível, que tipo de ligação poderia ser feita? Os captadores soapbar da seymour são duplos certo? Se não tivesse 2 bubinas eles teriam 2 fios? ou isso não tem nada a ver?
Valeu!

GugaBass
Veterano
# dez/08
· votar


Ajuda ae!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chave no captador