Autor |
Mensagem |
Duivel Blanc Veterano |
# set/06
Oi. Estou precisando da opinião de vcs no seguinte:
Tenho um violão desses de estudo, normal, não é elétrico, nem nada. Estou com ele parado, e gostaria de fazer dele algo útil.
Se eu comprasse dois encordoamentos para contra-baixo, de 4 cordas cordas cada, e, colocasse essas cordas de baixo no violão, mas as posicionasse e afinasse de maneira diferente, será que dava pra criar um baixo acústico só pra brincar ? A qualidade do som não precisaria nem ser boa. Só pra tirar uma onda, tocar sozinho. Eu havia pensado nessa seguinte ordem para as cordas, mas sugestões são bem-vinda, e, principalmente encorajadas:
A corda Sol do baixo, eu deixaria frouxa no violão para soar como Mi.
A corda Si do baixo, eu afrouxaria no violão para deixá-la como Lá.
A corda Ré do baixo, eu deixaria na afinação de Ré mesmo, no vilão.
E a corda Sol do outro jogo de cordas para baixo, eu deixaria como Sol no violão, também.
Tendo em vista que a corda sol do baixo tem a espessura similar à da corda Mi do violão, eu estaria colocando no violão cordas que não tivessem espessura tão diferente das do violão.
Havendo necessidade, os buracos para prender as cordas no braço e no bojo poderiam ser facilmente alargados por um luthier ou mesmo um marceneiro.
Vcs acham que é possível ? E, se não acharem, como isso poderia ser feito, na opinião de vcs ?
|
Spectrum Veterano |
# set/06
· votar
Duivel Blanc
Não sei se o violão aguentaria a tensão das cordas :\
|
THE BASSMAN Veterano |
# set/06
· votar
Duivel Blanc
Cara, acho totalmente inviável!!
primeiro teria q trocar as tarraxas, o cavalete do violao é colado, iria arrancar com certeza, as casas super pequenas, nossa, fiquei pensando agora! cara desencana disso!! bobeira!
abç
|
THE BASSMAN Veterano |
# set/06
· votar
Duivel Blanc
alem do que, se a sua intenção de afinação "soasse"mais ou menos normal, já pensou como seira tocar! cada corda com uma tensão diferente, uma molenga outra mais firme!! alem do que eu acho q nem sairia som da sol q vc quer colocar como mi! sei lá!! que lokura isso ai brow!
|
Guto EADG Veterano |
# set/06
· votar
Duivel Blanc
tem um topico velho aqui no forum sobre transformar um violao num baixolao... me parece q teve um cara ateh q faz.. da uma procurada.
|
NESCAU Veterano |
# set/06
· votar
vai empenar. eu fiz algo parecido num gianinni velho que eu tinha.... depois ele só serviu pra lenha...
|
Saitu Veterano |
# set/06
· votar
Depois de vc ter certeza absoluta que eh inviável, arranca o braço pra jogar taco, hehe
|
Duivel Blanc Veterano |
# set/06 · Editado por: Duivel Blanc
· votar
Valeu pela ajuda, galera !!!!
Vou ver se junto um dinheiro e compro um baixolão, ou algo assim.
Abraço.
|
theguitarbass Veterano |
# set/06
· votar
moço se ta doido
com certeza o violao ia se partir prq ele nao ia suportar a tensao das cordas e o cavalete e colado as tarrafas tem os furos mto finos e a estrutura do violao nao suportaria axo q com certeza nos 3 primeiros dias ele ja estaria todo empenado
mais ideia curiosa mesmo essa sua
|
rushrush Veterano |
# set/06
· votar
Duivel Blanc
É o mesmo que usar âncoras de papel para segurar o Titanic.
|
Certeza Veterano |
# set/06
· votar
Duivel Blanc
cara...da uma olhada aki
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/60255/
mas eu nao me responsabilizo por nada ok?
acho q vai uma pouco da sorte...vc nao vai ter um instrumento legal se fizer isso, mas acho q pode acontecer de nao estragar o violao...eu ateh jah pensei nisso ha algum tempo atras mas mudei de ideia qdo vi o q um conhecido meu fez com o violao dele tentando bota corda de baixo...nao arrancou o tampo mas o violao ficou parecendo um berimbau...
|
zegotinha Veterano |
# set/06
· votar
fiz um lance desse de zuera tbm, mas como é mas pra tira onda mesmo, afino só quando vo usar, usei as cordas : mizão do violão, G, D , A, aí pra zua mais ainda tirei os traste dele tbm, srrsrsrs fico uma coisa de louco de dar inveja em qqer luthier..¬¬
é massa pra usa em uns luais e tal só de zuera mesmo, fico uma merda!!!
|
isaqueras Veterano |
# set/06
· votar
Bom... tá na cara que a Anta do Isaqueras já arriscou essa empreitada.
De início, mandei uma furadeira pra alargar os buracos nas tarrachas, pois a única que entrava era a G.
Aproveitando a boa vontade do meu vizinho, que emprestou a furadeira na época, fiz 4 furos no corpo do violão prendi as cordas num pedaço de madeira e passei por dentro do corpo para naum descolar a ponte.
Virei o capotraste e com uma lima de serrote fiz o encaixe das novas cordas.
depois de 752,5 vezes tentando afinar, descobrí que as cordas de cb elétrico naum dão merda de som nenhum. Desmontei tudo, fucei 1 baú velho e achei umas cordas piano sound (dakelas vermelhas), dai deu um som bem massa.
Mais tarde, o corpo do violão soltou na parte de trás, perto da base. Desmontei tudo, fui numa loja e comprei um extensor de base, dakeles que ajuda a segurar a mesma, fixado no parafuso do talabarde.
Fikou uma beleuza, cheguei até a tokar nuns 2 churras, mas no meio do terceiro, o braço descolou na junção com o corpo.
Teimoso pacaraio, desmontei tudo, colei o violao todinho, refiz o esquema, só que com um parafuso cônico atravessando o braço e porca do outro lado. Só de raiva afinei em A.
No outro dia vcs acreditam que quebrou a madeira entre as tarrachas!!!!
Arrankei tudo, comprei 1 jg novo de tarrachas e 1 capotraste, dei uma geral na colagem de todo o intrumento. Coloquei as cordas de nylon originais de violão e por incrível que pareça, tenho essa jóia guardada até hj no sótão da minha casa.
Resumo...
Valew a experiência, mas o melhor mesmo é ter um instrumento original.
No ml, tu acha baixolão baratinho. Mesmo que naum dê som nenhum unpluged.
|