relação entre baixo e tuba!

Autor Mensagem
Avid
Veterano
# ago/06


olá gostaria de tirar uma duvida! bom já que o baixo lemos na clave de fá com afinações em C, portanto eu tambem estou começando a tocar tuba e gostaria de saber com pessoas experientes se o que eu ler na tuba(contrabaixo) e a mesma coisa que no eletrico? resalva claro que o eletrico tem muitos mais modos de tocar (complicou né!rsrs) ou seja quero dizer que numa partitura de tuba tenha lá suas notas e eu quera trasferir para o baixo essa marcação poderia? fico aguardo!

valeu!!!!!!!

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


e muito importante saber sobre isso!!!!

Blue Jazz
Veterano
# ago/06
· votar


Avid, não lembro de cabeça a relação da nota natural X altura da tuba. Pensando bem, NUNCA escrevi um arranjo ou composição que tivesse uma tuba! Vou ter de consultar meus velhos livros lá em casa... mas se você pesquisar na internet tem muita coisa sobre isso, procure sobre tuba, orquestração, arranjo, composição... etc.

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


poxa valeu ai blue jazz! de uma olhada mesmo que eu estou procurando aqui pela internet eaté no emule! mais e complicado achar coisas sobre tuba! valeu!!!!!!!!

Gilberto Ribeiro
Veterano
# ago/06 · Editado por: Gilberto Ribeiro
· votar


Existem vários instrumentos "irmãos", a saber: o BOMBARDÃO, SAXHORN, TUBA, BOMBARDINO, BARÍTONO VERTICAL, e o menos conhecido SOUZAFONE. Eles diferem (mal comparando) nas afinações.
Ao todo, existem mais de 10 tipos de instrumentos na mesma família.

Se é uma tuba de fanfarra que voce está tocando, realmente é limitada a 3 intervalos: I III V.

Se voce está com um instrumento de pistos (ou pistões), aí varia de caso para caso. No seu, deve ser uma tuba 3/4, se não me engano.

Quanto a transferência, é possível sim. Inclusive eventuais transposições de 8va., quando necessária.

Só precisa observar que cada instrumento tem suas características próprias. Por isso, nem sempre a emissão do contrabaixo poderá ser reproduzida na tuba.
Algumas leituras específicas de linhas melódicas de expressão e grande relação intervalar são extremamente difíceis na tuba. Ainda mais levando-se em conta o diafragma do músico (que no caso traduz-se por limitação na sustentação de notas longas, mesmo com a respiração artificial).
Tocar partituras de contrabaixo na tuba tecnicamente é possível, mas algumas execuções específicas organicamente não tem como acontecer.

Existe o inverso, também. As notas breves, os staccatos e ataques deste tipo de instrumento de sopro em alguns casos são difíceis de serem executados. Aí repito a mesma frase:

Tocar partituras de tuba no contrabaixo, tecnicamente é possível, mas algumas execuções específicas organicamente não tem como acontecer.

Blue Jazz
Veterano
# ago/06
· votar


Pois é, mas acho que ele está perguntando se a tuba é um instrumento em dó que se lê em clave de fá, e a localização do dó central do piano na partitura...

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


galera e o seguinte a duvida e essa eu tenho uma tuba em Bb portanto um tom acima do contra baixo ou seja a mesma do trompete mais claro eu na clave de fá o que eu quero saber e se da para tocar as partituras da tuba para o baixo e não do contra baixo para tuba pq ai fica muito dificil!!!!

Jfactor
Veterano
# ago/06
· votar


Pessoal, vamos responder o tópico (novas opiniões - renovação do forum)

isaqueras
Veterano
# ago/06
· votar


Poxa... boa pergunta. Como naum sei responder vou mandar uma asneira... se o bass for um tonant* a relação é meramente ergométrica
kkk.
Gilberto Ribeiro
Bela aula bro!

duduchaves
Veterano
# ago/06
· votar


Cara!

Vc tem a Tuba em Sib! Pra traspor pra Dó é um pulo!

Perai! To falando alguma coisa errada ai... heheheh

Vc tentou tocar na Tuba um dó, e no baixo tocar um dó? Se for a mesma coisa, o som vai ser igual! Se nao for, vc procura a nota no baixo!

Talvez como a afinação da tuba é em sib, vc vai ter que tocar em sib no baixo.

Isso é um porre! quando eu tocava clarinete eu tinha que tocar meio tom acima. É bem chato!

Vlw

duduchaves
Veterano
# ago/06
· votar


ahhh,

Como isaqueras falou, se vc tiver um tonante nao precisa nem transpor! heheheheh!

Vlw!

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


tá certo!!!!!!!!!!!!!!!!!rsrsrsrsrss

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


a tuba é em sib e mib!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Blue Jazz
Veterano
# ago/06
· votar


Se for isso mesmo - se a tuba estiver em si bemól - então suba 1 tom para tocar o que estiver escrito no baixo... ou seja, onde estiver escrito Dó na tuba você toca um Ré no baixo.

Simplificando:

Partes da tuba para o baixo: transponha tudo para um tom acima.
Partes do baixo para a tuba: transponha tudo para um tom abaixo.

bya
Veterano
# ago/06
· votar


AAAAAAAAAAAA!!! Eu também quero tocar tuba!!!

(Tá, eu sei. Não estou enriquecendo o tópico, mas tuba é um instrumento tudo de bom e eu quero saber mais!!! escrevam! escrevam!!!)

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


bom ai vai algumas coisas de tuba e sua historia!

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


Instrumento musical de sopro da família dos metais. Consiste num tubo cilíndrico recurvado sobre si mesmo e que termina numa campânula em forma de sino. Dotado de bocal e de três a cinco pistões, possui todos os graus cromáticos.

Existem tubas de vários tipos: tenor, barítono, êufona, baixo e contrabaixo. Desde o seu aparecimento, na primeira metade do séc. XIX, logo foi incorporado nas orquestras sinfônicas.

Alguns elementos históricos

A tuba é originária do “ophicleide”, uma espécie de tubo com chaves utilizada por volta de 1800, ainda antes da invenção do sistema de pistões. Este instrumento começou a ganhar popularidade nas pequenas bandas de metais da Grã-Bretanha, onde um antecessor do atual Sousafone, chamado Helicon, era usado devido à sua portabilidade (mais fácil de transportar).

Mais tarde, Richard Wagner utilizaria uma variante deste instrumento baseada no Corne Inglês, razão pela qual surgiu a chamada Tuba Wagneriana. Em 1860, John Philip de Sousa patenteou um novo tipo de tuba baseado no Helicon, dando origem ao atualmente chamado Sousafone.

Por esta altura, os alemães Johann Moritz e Wilhelm Wieprecht construiram o modelo de tuba que seria o percursor do modelo mais utilizado hoje em dia. Desde esta altura, o design e conceito geral da Tuba permaneceram inalteráveis, mas diversas variantes foram sendo introduzidas, incluindo instrumentos com 4, 5 e 6 pistões, pistões com válvulas rotativas, Sousafones em fibra de vidro (para serem usados em desfiles).

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


Atualmente, as tubas podem ser encontradas nas mais diferentes formas e combinações e a variedade aumenta drasticamente se incluirmos nesta categorização os Bombardinos (que também são chamados de Tuba Tenor). Assim, encontramos Tubas em diferentes afinações (Sib, Do, Mib, e Sol), com campânulas desde 36 a 77 centímetros de diâmetro, voltadas para cima ou para a frente, lacadas ou cromadas, com pistões normais ou com válvulas rotativas (ou ambos), com 2 até 6 pistões etc.... e a variedade é ainda maior se adicionarmos as várias cambiantes dos Sousafones (como por exemplo o raríssimo Sousafone com 2 campânulas).

Nas bandas filarmônicas, cabe às Tubas o fundamental papel de suporte harmônico, uma vez que compõe o naipe de instrumentos que atua no registo grave.

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


qualquer duvida entre no site!

www.bandasfilarmonicas.com e/ou

www.casadasfilarmonicas.org.br

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


quem souber sobre alguma relação e/ou diferenças dê seu depo!!!

flw!!!!!!!!

Basshero
Veterano
# ago/06
· votar


Avid
Sua Tuba eh em Sib??
Basta transpor cara...mais facil que roubar doce de criança...haushuahsuahsa

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


sei!!!!!!rsrsrrsrssr

Basshero
Veterano
# ago/06
· votar


Avid
Sabe o que??

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


a tuba e Eb e não Bb!!!!!!!

Basshero
Veterano
# ago/06 · Editado por: Basshero
· votar


Avid
Santa ignorância hein...Existem Tubas nas afinaçoes Síb, Míb e Dó...

Basshero
Veterano
# ago/06
· votar


Avid
Mas caso ela seja em Eb, o trabalho de transpor fika um pouquinho pior...rsrsrs...nada que um poko de treino nao resolva

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


para sua informação tb em sol e fá que e muito tocada em portugal e frança!!! vc que não está entendendo meu caro

hasta luego!

Basshero
Veterano
# ago/06
· votar


Avid
Que seja... mas as mais usuais são nestas afinações...
Na orquestra onde eu toco, tem um amigo que toca uma tuba em fá, mas em sol é novidade, valeu pela informação =]
E desculpa se fui ignorante com vc...não era a intenção, apenas entendi mal o que vc disse...sorry...

Avid
Veterano
# set/06
· votar


beleza sem problemas>.........................

Avid
Veterano
# fev/10
· votar


voltei...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a relação entre baixo e tuba!