relação entre baixo e tuba!

Autor Mensagem
Avid
Veterano
# ago/06


olá gostaria de tirar uma duvida! bom já que o baixo lemos na clave de fá com afinações em C, portanto eu tambem estou começando a tocar tuba e gostaria de saber com pessoas experientes se o que eu ler na tuba(contrabaixo) e a mesma coisa que no eletrico? resalva claro que o eletrico tem muitos mais modos de tocar (complicou né!rsrs) ou seja quero dizer que numa partitura de tuba tenha lá suas notas e eu quera trasferir para o baixo essa marcação poderia? fico aguardo!

valeu!!!!!!!

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


e muito importante saber sobre isso!!!!

Blue Jazz
Veterano
# ago/06
· votar


Avid, não lembro de cabeça a relação da nota natural X altura da tuba. Pensando bem, NUNCA escrevi um arranjo ou composição que tivesse uma tuba! Vou ter de consultar meus velhos livros lá em casa... mas se você pesquisar na internet tem muita coisa sobre isso, procure sobre tuba, orquestração, arranjo, composição... etc.

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


poxa valeu ai blue jazz! de uma olhada mesmo que eu estou procurando aqui pela internet eaté no emule! mais e complicado achar coisas sobre tuba! valeu!!!!!!!!

Gilberto Ribeiro
Veterano
# ago/06 · Editado por: Gilberto Ribeiro
· votar


Existem vários instrumentos "irmãos", a saber: o BOMBARDÃO, SAXHORN, TUBA, BOMBARDINO, BARÍTONO VERTICAL, e o menos conhecido SOUZAFONE. Eles diferem (mal comparando) nas afinações.
Ao todo, existem mais de 10 tipos de instrumentos na mesma família.

Se é uma tuba de fanfarra que voce está tocando, realmente é limitada a 3 intervalos: I III V.

Se voce está com um instrumento de pistos (ou pistões), aí varia de caso para caso. No seu, deve ser uma tuba 3/4, se não me engano.

Quanto a transferência, é possível sim. Inclusive eventuais transposições de 8va., quando necessária.