Não sou baixista mas...

    Autor Mensagem
    paulo_les_paul
    Veterano
    # ago/06


    Tenho uma dúvida. É que o baixista da minha banda é inexperiente, (eu também, em baixo é claro) eu ajudo ele sempre no que posso mas no momento me veio uma dúvida. É que a nossa banda vai tocar a música Máscara da Pitty, quando eu toco na guitarra afino ela em drop D, devido a necessidade de se atingir uma nota grave. Também acredito que o baixista da Pitty tenha um baixo de 5 cordas que, como é de conhecimento a 5ª corda é D. Já o baixo do meu amigo é de 4 cordas, então pergunto eu se existe a possibilidade de usar afinacões drop em contrabaixo, e se haveria a necessidade de ele fazer essa pequena manobra para a perfeita execução da música, ou a 3ª corda D do baixo dele daria conta do recado? Bom, me perdoem se eu falei alguma besteira, é que eu não sou baixista, mas conto com a ajuda de vcs aí. Valeu

    leonardodrummond
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Tem uma coisa, a corda mais grave do baixo de 5 cordas é um B, não um D! Mas se a música é em D não há necessidade de afinar o baixo em B, pode colocar em D mesmo. O ideal seria fazer um ajuste no tensor num luthier, mas acho que como a mudança é pequena não vai precisar. É só voltar para a afinação normal depois! Mas ele quiser manter afinado em D eu acho que era bom regular o tensor.
    (Corrijam se falei besteira, não sei muito sobre o assunto ehuehue)
    Abraço!

    zegotinha
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    como é de conhecimento a 5ª corda é D

    nein cara... a afinação padrão dessa corda é Si, nosso amado SIZÃO!!

    ja vi uns par e baixista que abaixam afinação no caso de baixo cordas, a segunda corda (D) não vai dar o ré que você precisa, vai ser oitavado..


    espero ter ajudado []´s

    zegotinha
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    putz hora que eu comecei escrever nun tinha o seu aindaleonardodrummond malz aew....

    jABUGApACATO
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    se ele tiver 2 baixos, afina a mizona 1/2 tom abaixo em um deles só pra ele tocar essa música... senão toca essas notas "uma oitava acima", não fica igualzinho mas ninguém vai reparar (quase ninguém ouve o baixo msm...)

    leonardodrummond
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: leonardodrummond
    · votar


    zegotinha
    huauhuha que isso, relaxa! Até porque, quanto mais respostas maior a segurança né heheh

    paulo_les_paul
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    nein cara... a afinação padrão dessa corda é Si, nosso amado SIZÃO!!

    putz q vacilo hein!! mas valeu aí pelas respostas, só queria saber mesmo se ele poderia usar a afinacão em drop D ,e pelo q vi pode, valeu aí, abraços a todos os amigos baixistas

    WormKrash
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    paulo_les_paul

    pelo que entendi voces tocam só essa música nessa afinacão, então podem baixar o Mi para Ré. Quando tocava No More Tears do Ozzy com um baixo de 6 (mas poderia ser de 5), baixava 1/2 tom a corda Ré só para essa música, e depois subia denovo. Vale ter certa prática pra afinar rapido, ou um afinador, para não comprometer a performance ao vivo (acho horrivel musicos que afinam seus instrumentos em palco sem cortar o PA).
    O braco (desculpem, estou sem cedilha) do baixo vai sentir muito menos uma baixa de tensão de Mi para Ré do que um aumento de Si para Ré (em um baixo de 5). Seria tensão demais. Se não trastejar, baixem o Mi que é tranquilo.

    MaurícioLeite
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    (...)só queria saber mesmo se ele poderia usar a afinacão em drop D ,e pelo q vi pode(...)

    pra q usar drop D, com 5 cordas ? :S

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não sou baixista mas...