aulas... como entrar no ramo?

    Autor Mensagem
    polakinho
    Veterano
    # mai/06


    beim...sei que existem MUITOS professores aqui no forum, intão, é para esses que peço a ajuda...
    é o seguinte. comecei a dar umas aulinhas de violão, num cobro nada, é pra um amigo e namorada, mais eu me embanano muito...pois, tive facilidade para aprender teoria, fui muito atraz, sempre fui muito interessado (digo em relação ao pouco que aprendi, sou iniciante ainda), mais nunca tive aulas de verdade em relação a isso, intão não sei por onde começar a ensinar, como ensinar, pois eu aprendi de maneira esquesita...

    mais bem...é isso...alguem ai tem um tutorial que ensine a dar aulas? ou poderia me ajudar com isso? (num deve ser duvida apenas minha! :P)

    obrigado!
    abraços!

    Fá Mendonça
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Fá Mendonça
    · votar


    polakinho

    Bom cara, eu nunca dei aula de música, mas sou professor de programação e estudante de licenciatura.

    Primeiramente é legal você saber que dar aulas é uma troca de experiências, então, acredite, por mais que você saiba o que está ensinando, sempre aprenderá com seus alunos, SEMPRE. Então, pra começo de tudo, humildade! ;)

    Quanto à organização do conteúdo, pesquise em livros (vários) da área e veja qual a ordem que eles seguem para estruturação e ordenação do conteúdo. Elabore seu método, você pode adotar ou não a ordem encontrada em suas pesquisas.

    Lembre-se que seu aluno não é um papagaio: ele não deve apenas repetir o que você está ensinando e sim aprender a lógica aplicada ao conteúdo em questão. Logo, use e abuse de exemplos e exercíos. Faça com que o aluno encontre a solução para o problema. Ex: Se ensinar tríades, coloque ele para formar os acordes alí, na sua frente, depois, de acordo com o rendimento dele, aprofunde os exemplos e os exercícios.

    E mais uma vez: ensinar é aprender, não se esqueça disso.

    Espero ter ajudado.
    Abraços

    polakinho
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Fá Mendonça
    beim isso cara...valeu! ^^...eu to muito perdido...poiz eu olhava nas apostilas e tal, mais parece ser tão facil vendo nas apostilas, dai quando é pra passar pra outro dexa a gente bobo ;P...
    e bem..."ensinar é aprender!", sem contar que é muito mais dificil ensinar do que aprender :P...
    valeu cara! :D
    abraço!...

    e continuem falando ai povo...quais os seus metodos? :D

    abraços!

    maquiro
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Também queria umas dicas. Dei corda para um amigo comprar um violão e agora ele quer umas aulas. Vou aguardar os conselhos dos feras...

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    polakinho

    Passo básico e fundamental: Programe suas aula!

    Faça um roteiro de cada aula que vc vai ministrar, com o conteúdo q vc vai passar, e já deixe pronto todos os exercícios e exemplos com antecedência. Com isso vc vai se sentir mais seguro, e vai ter uma noção melhor do que apresentar para o aluno. É fundamental que o professor demonstre firmeza sobre o assunto que está abordando. Evite o improviso... Isso é para shows.. Em aulas o legal é ter tudo programado certinho. ESTUDE (isso mesmo, estude) a materia que vc vai abordar na aula antes de passar para o aluno, pois isso evita os famosos "brancos".
    No final vc verá que estará aprendendo muito tbm.

    Creio que esta é a dica fundamental.

    Um abraço!

    polakinho
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    marcioazzarini
    uhun...como professores de escola fazem ;D...se bem que vou dar aula pra minha namorada e pra um amigo, e num vo cobra nada, intão num é preciso tanta frescura ^^...mais vou fazer isso, pois só o começo que é de graça, os proximos alunos já posso cobrar se eu tiver esperiencia hehe ^^

    valeu! \o/
    ;)

    Carlos.Felipe
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Não sou professor mas posso te dar a minha opinião enquanto aluno:

    É i-m-p-o-r-t-a-n-t-í-s-s-i-m-o você ter um método de ensino (uma apostila, seguir um método já publicado) em suas aulas. E também é importantíssimo que em cada aula você tenha consciência do que está ensinando e o que deseja que o aluno aprenda. E é importante que cada lição tenha começo, meio e fim.

    Nada mais frustrante que um professor que fica olhando pra tua cara esperando que você diga o que quer aprender. Não tem nada mais ilógico! Imagina eu entrando na faculdade pra aula de cálculo e o professor perguntar: o que vocês querem aprender hoje? Também é foda os caras que te ficam enrolando: pegam uma música e ficam duas, três aulas na mesma coisa, que não te acrescenta nada.

    No caso do baixo, nas aulas é bom ter um esquema para fazer a base para o aluno (CD, metrônomo, bateria eletrônica, outro instrumento).

    Se você for um bom professor, com certeza você vai conseguir bastante alunos.

    Abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a aulas... como entrar no ramo?