aulas... como entrar no ramo?

    Autor Mensagem
    polakinho
    Veterano
    # mai/06


    beim...sei que existem MUITOS professores aqui no forum, intão, é para esses que peço a ajuda...
    é o seguinte. comecei a dar umas aulinhas de violão, num cobro nada, é pra um amigo e namorada, mais eu me embanano muito...pois, tive facilidade para aprender teoria, fui muito atraz, sempre fui muito interessado (digo em relação ao pouco que aprendi, sou iniciante ainda), mais nunca tive aulas de verdade em relação a isso, intão não sei por onde começar a ensinar, como ensinar, pois eu aprendi de maneira esquesita...

    mais bem...é isso...alguem ai tem um tutorial que ensine a dar aulas? ou poderia me ajudar com isso? (num deve ser duvida apenas minha! :P)

    obrigado!
    abraços!

    Fá Mendonça
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Fá Mendonça
    · votar


    polakinho

    Bom cara, eu nunca dei aula de música, mas sou professor de programação e estudante de licenciatura.

    Primeiramente é legal você saber que dar aulas é uma troca de experiências, então, acredite, por mais que você saiba o que está ensinando, sempre aprenderá com seus alunos, SEMPRE. Então, pra começo de tudo, humildade! ;)

    Quanto à organização do conteúdo, pesquise em livros (vários) da área e veja qual a ordem que eles seguem para estruturação e ordenação do conteúdo. Elabore seu método, você pode adotar ou não a ordem encontrada em suas pesquisas.

    Lembre-se que seu aluno não é um papagaio: ele não deve apenas repetir o que você está ensinando e sim aprender a lógica aplicada ao conteúdo em questão. Logo, use e abuse de exemplos e exercíos. Faça com que o aluno encontre a solução para o problema. Ex: Se ensinar tríades, coloque ele para formar os acordes alí, na sua frente, depois, de acordo com o rendimento dele, aprofunde os exemplos e os exercícios.

    E mais uma vez: ensinar é aprender, não se esqueça disso.

    Espero ter ajudado.
    Abraços

    polakinho