Para o Mestre BERTOLA

    Autor Mensagem
    rushrush
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: rushrush


    Bertola:
    Há pouco tempo comprei um warwick rock bass fretless (ótimo instrumento por sinal) e sempre achei e um amigo luthier também achava que o 12° traste (ou o harmonico do 12°) era em cima da primeira das duas marcações. Mas um amigo que mora em londres tem esse baixo e me disse que a 12° é exatamente no meio das duas marcações.
    Só pra explicar, esse baixo tem a escala lisa com marcações na parte lateral do braço e na região da oitava tem duas marcações próximas, tipo isso . .
    Pergunta, onde é a maldita oitava ? Na primeira marcação ou bem no meio das duas?
    Pois já visualisei a escala dessa forma e queria saber se é o correto.

    Abraços.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    rushrush
    Cara, baixos fretless tem a nota (e o harmônico) em cima das bolinhas (que ficam deslocadas para a posição que seria originalmente do traste. Quanto ao 12° existem variaçãos, pois alguns fabricantes a colocam em cima da 2ª bolinha (mais perto da trócula) e outros no meio, colocando as duas bem juntinhas. Como nunca tive um baixo desses em minhas mão, creio que vc deverá descobrir pelo harmônico.
    Abç

    rushrush
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: rushrush
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Pois então, sempre usei a rferencia do 12° na primeira marcação (das duas juntas) e o baixo estava regulado para tal. Só que percebi que o harmônico sai melhor e perfeito exatamente no MEIO das duas marcações. E ainda esse meu amigo me falou que o 12° é justamente no meio das duas marcações. Comecei a concluir que é isso mesmo.
    Abraço Bertola e obrigado novamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para o Mestre BERTOLA