Improviso em um acorde q tiremos outros acordes...

    Autor Mensagem
    maikonbass
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: maikonbass


    Tipo eu li isto num texto do Panucci : "Eles se baseiam em arpejos e enxergam em meio as progressões, acordes interpolados, daí pra arpejar ou usar uma escala do acorde interpolado é um pulo. Como nas harmonias em bloco, só que de forma mais melódica do que harmônica. " no topico " Improviso de Jazz" .....

    Ouvi dizer alguma coisa do tipo que o intervalo de um acorde (da maneira que as notas forem desenvolvidas em uma frase) forma outros acordes em que podemos expandir ainda mais sa notas " usaveis" ....
    E gostaria que alguem me explicasse (+ou-)como funciona isto!!!

    valew

    maikonbass
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    krak qq ta acontecendocom o pessoal deste forum?

    up

    rushrush
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: rushrush
    · votar


    maikonbass
    Ouvi dizer alguma coisa do tipo que o intervalo de um acorde (da maneira que as notas forem desenvolvidas em uma frase) forma outros acordes em que podemos expandir ainda mais sa notas " usaveis" ....
    E gostaria que alguem me explicasse (+ou-)como funciona isto!!!


    Existem duas coisas completamente diferentes:

    - NOTAS DE PASSAGEM q são as aproximações cromáticas em um fraseado;

    - TENSÃO DO ACORDE q são as notas que dão a caracteristica do acorde ou modo.

    É bom não delirar demais, pois senão confunde-se demais o cérebro do músico. O q o Panucci quis dizer é que nos 4 campos harmonicos (que são o maior, o menor, o melódico e o harmônico), estão praticamente todos os acordes existentes.
    O que ele quis dizer com "expandir ainda mais as notas usáveis" é justamente jogar a melodia (frase) em cima das tensões certas de cada acorde (harmonia).

    Toma aí e vai pra parede!



    Modo Menor Melódico: (tonalidade de C)

    1° grau - Cm7+/9
    2° grau - Dm7/9-
    3° grau - Eb7+/5+
    4° grau - F7/9
    5° grau - G7/9
    6° grau - A meio dim/9+
    7° grau - B meio dim/ 9-

    Modo Menor Harmonico: (tonalidade de C)

    1° grau - Cm7+/9
    2° grau - D meio dim9-
    3° grau - Eb 7+5+
    4° grau - F 7/9
    5° grau - G7/9-
    6° grau - G#7+/9+
    7° grau - B meio dim

    Se acostume desde já a tocar as escalas da forma correta.
    Um abraço.

    maikonbass
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    rushrush
    vc colocou estesmodos ai, blza..mas mano uma duvida q sempre paira em mim...tipo:

    vc quis dizer q na tonalidade Cm7+/9 eu terei de come'car uma frase do 1ºgrau, e que c aparecer um Dm7/9- eu come'carei a paritr do 2º garu??esse 'e o esqumea dos intervalos?

    Por favor tente me fazer intender, vai expandir muito na hora d improvisar.....

    valew velho poelo seu post

    rushrush
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: rushrush
    · votar


    maikonbass
    vc quis dizer q na tonalidade Cm7+/9 eu terei de come'car uma frase do 1ºgrau, e que c aparecer um Dm7/9- eu come'carei a paritr do 2º garu??esse 'e o esqumea dos intervalos?

    Comece e termine frases onde bem entender. Vc precisa é saber quais notas que compõe cada escala.
    As notas q vc irá tocar (dentre essas que PERTENCEM ao campo harmônico) são de sua livre escolha. Mas as escalas tem que ser
    estudadas corretamente, assim vc saberá a tensão de todos os acordes na hora de improvisar.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/06
    · votar


    maikonbass

    Comece e termine frases onde bem entender. Vc precisa é saber quais notas que compõe cada escala

    Faço minha as palavras do rushrush. O importante é conhecer o acorde que está tocando e não com que nota vai começar a frase. Pense nas notas do acorde e as escalas que podem "cobrir" este acorde. O contexto harmônico pode lhe ajudar na escolha da escala.

    Por exemplo, o acorde m7(b5) é encontrado no VIIº grau do campo harmônico maior, mas também pode ser encontrado em outros campos harmônicos. O mesmo ocorre com os demais acordes.

    maikonbass
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    LeandroPanucci
    por exemplo, o acorde m7(b5) é encontrado no VIIº grau do campo harmônico maior, mas também pode ser encontrado em outros campos harmônicos. O mesmo ocorre com os demais acordes.

    c der pra vc dar um exemplo indicando osacordes (sem querer pedir muito)

    valew

    rushrush
    Eu penso sim nas notas doacorde, ate ai tudo bem, mas so naointendo qdo vcs dizem pra pensar no acorde e na escala ai 'e phoda, EU NAO ENTENDO COMO PENSAR NA ESCALA, ESCALA MAIOR NATURAL D UM ACORDE MAIOR POR EXEMPLO????

    valew pessoal

    fox_123
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Pegando uma carona na pergunta do Maikonbass, foi explicado que posso fazer uma frase usando uma escala de uma determinada tonalidade onde esse acorde tambem é encontrado, certo??! agora, pra fazer esses emprestimos de escalas, os acordes precisam ser da mesma categoria?? ou por exemplo: Pra um acorde de Cm, so posso usar a escala da tonalidade (idependente do C.H) onde é construido um Cm, ou posso usar a escala de C7 (por ser a mesma tônica), e das demais escalas desse modo por exemplo?? ou isso vai depender da "função dos acordes"??

    Grande abraço!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/06
    · votar


    maikonbass

    Você pode encontrar acordes Xm7(b5), por exemplo, no VIIº grau da escala maior, nos IIº e VIIº graus da menor harmônica, nos VIº e VIIº graus da menor melódica.

    Experimente harmonizar as escalas menor harmônica e menor melódica.

    harmônica: T, 2, b3, 4, 5, b6, 7M, 8

    melódica: T, 2, b3, 4, 5, 6, 7M, 8

    LeandroP
    Moderador
    # mai/06
    · votar


    fox_123

    Um acorde Cm é formado por T, b3, 5.

    Procure dentro das escalas que você conhece estes intervalos. Ou seja, qualquer escala que tem 3a menor (b3) e quinta justa (5) pode ser empregada. A escolha delas vai depender de outros fatores. Mas o princípio é utilizar-se de qualquer escala menor, ou seja, que tenha b3 e 5 na sua formação.

    Sujestões:

    Cm dórico --> T, 2, b3, 4, 5, 6, 7 --> C, D, Eb, F, G, A, Bb

    Cm eólio --> T, 2, b3, 4, 5, b6, 7 --> C, D, Eb, F, G, Ab, Bb

    Cm frígio --> T, b2, b3, 4, 5, b6, 7 --> C, Db, Eb, F, G, Ab, Bb

    fox_123
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Valeu pela explicação Leandro, saquei! mas no caso esses outros fatores que você disse vai depender da intenção que quero dar no fraseado, não é mesmo??

    Um grande abraço

    rcardo_lemos
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    LeandroPanucci

    Eu poderia usar Cm harmonico e Cm melodico tbm neh?

    A escolha delas vai depender de outros fatores

    Por exemplo?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/06
    · votar


    fox_123
    rcardo_lemos

    A escolha delas vai depender de outros fatores

    Esses fatores são os mais diversos que se pode imaginar. Tentando ilustrar isso, é como se você fosse tocar uma música folclórica da Cirolândia Oriental*. Este já é um dos fatores, pois você precisa conhecer os costumes deste povo e toda a sua cultura pra optar entre uma escala penta-blues ou uma escala cirolesa**, o que vai determinar o modo em que vai tocar esta música.

    (** escala cirolesa tem origem na Corilândia Oriental,
    * Cirolândia Oriental só existe na minha imaginação).

    LeandroP
    Moderador
    # mai/06
    · votar


    vai depender da intenção que quero dar no fraseado, não é mesmo

    O contexto harmônico também faz parte dos fatores que interferem na escolha. Você deve ter antecipado na sua mente o próximo acorde.

    rcardo_lemos
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Huahuahau

    O contexto harmônico também faz parte dos fatores que interferem na escolha

    Exatamente nesse ponto q qria chegar.... Por exemplo... em uma progressao como Em7 A7 D... O que voce faria sem ser com E dorico, A mixolidio e D jonio? (sei lah se ficou claro)

    LeandroP
    Moderador
    # mai/06
    · votar


    rcardo_lemos

    Faria isto:
    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/improvisacao.htm

    II, V, I é uma janela aberta.

    rcardo_lemos
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Hmm.... vo ver

    Naum sabia q vc tinha site!

    fox_123
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Me perdoem por não ter feito a pergunta no topico em que essa questão foi explicada, mas so agora pude ver.....mas enfim, pra não criar outro tópico, to pegando uma carona nesse mesmo. Daria pra alguem dar alguns exemplos praticos dessa explicação abaixo do rushrush??!?



    "- IMPORTANTE
    Aprendam a acentuar com os 4 dedos (mão esquerda). Conseguir executar o tempo forte das frases com todos os dedos é imprescindível para não passar por "maus bocados" no que tange a prática.
    Ex.

    UM dois três quatro

    um DOIS três quatro

    um dois TRÊS quatro

    um dois três QUATRO"




    Um grande abraço!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso em um acorde q tiremos outros acordes...