Nível de habilidade do baixista

    Autor Mensagem
    Fullmetal
    Veterano
    # mar/06


    Bem, eu sei que isso é muito pessoal mas queria a opinião de vocês?

    Como vocês "classificam" um baixista como iniciante, intermediário ou avançado? Quais os critérios? Quando vocês diriam que um iniciante começa a se tornar intermediário e quando esse vira avançado.

    Outra: eu faço aula a três meses (3 horas semanais com um professor particular), mas antes disso toquei por dois meses sozinho (que não renderam nada). Toco relativamente bem com pizzicato embora nas frases mais rápidas eu precise tocar próximo da ponte para evitar estalados. Sou muito mais lento com a palheta mas to aprendendo a abafar e perto de dominar a palhetada alternada. Acho aliás que tenho velocidade boa no pizzicato mas "calvagar" nem em "slowmotion" rola. To começando a uma semana os exercícios de slap.

    Quanto a mão esquerda, ela ainda é mais lenta e peno um pouco por ter mãos bem pequenas. Faço "pestanas" em até 3 cordas, 4 fica abafado mas ainda treinarei isso. Meu professor diz que meu ponto forte é oitavar, eu me sinto já a vontade fazendo isso. Ainda me atrapalho muito com as notas e frequentemente me confundo em algumas frases. Pratico tríades e escalas maiores apenas.

    Mas bem, pelo que to falando, eu queria saber: pra quem tá tendo aulas a 3 meses eu to devagar o to "na média". o que eu já deveria ter dominado que ainda não?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Se for homem, avalio a tranqüilidade e a segurança com a qual o sujeito executa as passagens, e a "pegada" do cara (não sei como explicar esse conceito com palavras), bem como a precisão e a limpeza das notas.

    Se for mulher, o nível de habilidade é proporcional à beleza.

    Quanto a você, saiba que o tamanho da mão não influencia, uma vez que você está acostumado com ela desde que nasceu. E três meses é muito pouco tempo, relaxe.

    Você está na média para um iniciante.

    Yonas
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Fullmetal
    fica tranquilo cara, eu tenho os dedos anormalmente grandes e toco a 5 anos. E sou um bosta ainda eheheh

    MaurícioLeite
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    minhas maos sao bem grandes hehe
    acho q me ajuda um pouco, sei lah
    nunca toquei c mao pequena hauhauahuaha
    to falando merda d+ nesses ultimso dias

    isaqueras
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    MaurícioLeite
    teikirize, o que seria desse fórum sem a gente falando merda o tempo todo kkkk! São merdas úteis ! kkkk!
    Fullmetal
    Vamos reclassificar o seu conceito para:
    *cabaço
    *cabaço q acha que manja muito
    *cara que toca muito mas tem a humildade de não se achar bom.
    Bom, teu nível ainda é cabaço (pô...será que cabaço é palavrão? Se for desculpa aí galera), sendo assim, se vc se dedicar, tiver um bom mestre, com certeza, vc pulará logo para o terceiro nível. mas prepare-se pois a estrada é longa e será necessária uma grande dedicação.
    Em relação à pestana... caramba...teu professor tá te dando exercícios com pestana pra tocar cb???? Hummm, sei não!
    Em relação ao cara ser bom, ele pode até ser, contanto que não aceite essa pejoração.
    Aki no fórum tem muito cabra bom. Já ouví FBassist, rushrush, RodrigoBR, bom...entre outros. Humildemente considero-os caras bons em suas respectivas atividades e acredito que eles pensem nessa mesma humildade na hora de se autoclassificar.
    Siga os bons exemplos e serás um bom cbxst.
    Abraço!
    ps. antes que alguem pergunte, antes de pendurar as chuteiras, tv no nível 2, kkkk

    joselopesjunior
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: joselopesjunior
    · votar


    Cabaço que acha que manja muito??? kakakakaka Só o Isaqueras mesmo!!! Cara! Eu toco baixo desde que tinha 12 anos e agora estou com 25. Nem por isso posso dizer que sou o fodão! Mesmo porque quem se diz o fodão geralmente não sabe nada... Tem um cara aqui que começou a tocar Baixo quando eu já tocava a algum tempo e eu ensinei algumas coias para ele... Hoje ele me da aula... Mas sempre me chama de professor e tal.. Até brincamos muito sobre isso!!! Mas assim! Humildade sempre! E, certamente quando voce se sentir bom voce mesmo vai saber disso... Não precisa ninguem vir te dizer. Tipo:

    O cara é nivel Intermediario 2 com 3 estrelinhas!!!

    Geralmente voce sente que ta tocando bem e se virando bem, porém, não esqueça... Sempre que puder ajude alguém! E não de ouvidos para os Fodões de plantão!

    polakinho
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    acho que uma das coisa que pode classificar um "kara bom" é quando "ele faiz, faiz bem e, acima de tudo, sabe o que ta fazendo", digo isso pq um dia quero ser assim! hAiAuhUAHUAhuauIAuhUAiAUAI ^^

    faelmoraes
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Vc vai perceber a sua melhora!
    pra mim o bom instrumentista, no geral, é aquele que executa o repertório sem parecer que está empurrando um carro ladeira acima, é aquele que toca as música da sua banda tranquilamente, no tempo certo, e na hora de improvisar mesmo q não seja rápido, toque as notas certas sem estragar a música, e quando vc estiver nesse nível vai ser um bom baixista, e vai perecerber isso.

    Obs: preste atenção no baterista pelo amor de deus, a coisa mais feia é um batera e um baixista que não se entende. Prato de ataque e bumbo é sempre no tempo correto.

    jkdias
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    faelmoraes

    Obs: preste atenção no baterista pelo amor de deus, a coisa mais feia é um batera e um baixista que não se entende. Prato de ataque e bumbo é sempre no tempo correto.

    Bom, de repente o cara já quer começar com freejazz... aí pode quebrar tudo hehe

    moog
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    sei q naum tem nada a ver com o tópico... mas

    Rachmaninoff
    Se for mulher, o nível de habilidade é proporcional à beleza.

    ouça Me'shell NdegeOcello.... ela é feia e toca mto

    aqui tem um video curto dela fazendo uns slaps simples... mas ela tem um feeling legal... naum vejo isso em mtas baixistas por ai

    Video Aqui

    (Use "Salvar como...")

    subgrave
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Cara, 03 aulas por semana é exagero, 02 já é muito. O normal é ter 01 orientação por semana de professor, excelentes músicos estudaram assim.
    Mesmo que vc tenha grana para pagar tantas aulas assim, é demais, vc precisa ter um contato mais intimo com seu intrumento, ter um tempo só pra ele. Não adianta ter aulas "guela-a-baixo" e nem conserguir assimila-las direito.
    Reduza um pouco as aulas e escute mais música, treine o ouvido, também arrume uns parceiros para começar fazer um som, com uns 06 meses de contato com o instrumento já rolam musicas básicas.
    Tocar não é sinonimo de se afundar em aulas, vai com calma senão vc enjoa logo do baixo ;-)

    ROBINHOBASS
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    acho melhor vc praticar mais, e não se preocupar tanto assim com questões de nível, pois esta questão é muito relativa( um baixista pode ser bom aos meus ouvidos e não ser aos teus). procure limpar o teu som, aprender o maior número de técnicas possíveis, tente dominar pelo menos umas quatro ou cinco dessas técnicas, tirar músicas de ouvido, e um abraço!

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Cara não se importe com isso não, vai tokndo por diversão musicas q vc gosta sem se preoucupar em ser fodão. procure sempre ouvir coisas novas q novos interesses vão surgir. Qndo vc reparar vc jah vai tah tokndo melhor do q imagina..... o dia q vc pegar uma música q não toka a mto tempo e sentir q vc tah tokndo ela mto mais fácil e melhor jah eh um ótimo sinal de q vc tah melhorando...

    ao tocar baixo não se importe em ser fodão se não vai perder a graça cara. a diversão é tocar o q vc quer e o q vc se sente bem tokndo...

    flow! boa sorte nos estudos

    ps: tbm acho meio exagero 3 aulas por semana....

    Death Knight
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Cara...

    Não se preocupe com níveis, padrões ou médias.. Estude ao seu tempo.. Cada um tem o seu tempo de adaptação com o instrumento, cada um aprende numa velocidade diferente.. È sempre bom vc escutar a maior variedade de músicas possível, nunca se prender a um só estilo. É claro que vc vai ter aquela banda que vai tocar o que você mais gosta, mas procure saber de tudo um pouco, e se especializar no que você gosta.

    Mais uma vez: não fique se prendendo a níveis. Não dê ouvidos, também, a opiniões de como você deve tocar, a não ser que seja do seu professor. Toque da maneira que você achar melhor pra vc.

    Grande abraço

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    É isso ae cara, o esquema é praticar, de preferencia com uma bandinha, mesmo q todos toquem há pouco tempo, a evolução tocando em conjunto é demais. Muitas vezes vc tocará a musica perfeita mas na hora de tocar em grupo é comum naum sair, entao pratique e junte a galera pra um som.

    Eu faço aula tb e toko há 1 mês (tendo aula), sem as aulas juntando as vezes q peguei o baixo deve ter dado uns 2, 3 meses hehe, mas naum rendeu muito.

    E esse esquema de de níveis...bahhhhh! O q vc precisa saber é se está melhorando ou naum...se as coisas q vc tocou no inicio agora estão faceis de tocar vc evoluiu, é isso q vc precisa saber. Por exemplo, no começo eu nau mconseguia fazer a linha da musica All My Loving dos Beatles, agora eu faço ela de boa e na velocidade da música mesmo, então só posso concluir q melhorei né?

    Então, 3 aulas por semana é muito...o esquema é uma só mesmo, pq assim...depois da primeira aula só tinha uma coisa pra estudar a semana toda, agora q tive a quinta aula...tem muita coisa já, o esquema é vc sempre repassar todo seu material, pra ser algo cumulativo e tal, e foque semrpe em aprender linhas de diversos ritmos, mesmo q simples, depois mais pra frente vc terá oportunidade de se focar em cada um deles.

    Por exemplo, na primeira aula tive um blues bem simples de 12 compassos, na segunda um blues mais elaborado, na terceira um sambinha marcando a terça e a quinta do acorde, depois um colocando umas notas a mais entre uma e outra, na quarta tive uma linha de reggae usando arpegios menores, fora os exercicios de cromatismo, pentatonicas e a teoria de formação de campo harmonico maior, armadura de bemois, sustenidos q tive na quinta aula. Pra mim tá de bom tamanho, afinal..tenho livre umas 2 horas por dia pra estudar só...o q naum é suficiente...queria ter umas 4....mas aí ia me matar pra acordar no outro dia hehehhe...


    Bom...acho q falei demais...é q fazia tempo q naum postava nada :D

    Fui!

    Ðimax
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Acho melhor nem levar pra esse lado de nivelamento msm

    Eu msm toko ha 7 meses, nunka peguei aula, no maximo aprendi um pouko sobre eskalas kom amigos, tenho bastante velocidade nos pizzikatos kom 3 dedos, meus slaps saem bem limpos, sei ateh solar (mas soh kover) todo mundo fala q eu sou estiloso tokando e tals (naum q eu esteja me gabando...)

    mas, porém, kontudo, entretanto, todavia, no entanto eu sako poukissimo de teoria, naum konsigo pegar musika nem afinar meu instrumento de ouvido

    Acho q sou um nivel abaixo do iniciante :(

    mas estou kontente pelo q konsigo fazer

    venilson
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Ðimax

    Totalmente de acordo! Eu também, tive apenas três "aulas" lá em 1991! Depois foi tudo por conta do gosto, de ouvido, na base da escala básica... teoria quase zero! E me amarro.

    Façam por amor, não pelos outros!
    Grande abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nível de habilidade do baixista