Nylon para baixo

    Autor Mensagem
    Kalel
    Veterano
    # mar/06


    As cordas de nylon para baixo ainda são usadas ?
    Usei por 3 meses e após batidas sucessivas durante o transporte descascaram.


    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    cordas de nylon??? serio?

    Dogs2
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    que doido haeueah

    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Kalel
    como funciona isso? hahahaha..tem certeza?????

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Cordas de metal (nickel, aco) porem revestidas de nylon, usadas em fretless pra nao desgastar tanto a escala ...

    hell_boy
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    huum.. é mais macia?

    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gabriel Simões
    ah sim..cordas Flatwound...mas naum saum de nylon..+P..eh apenas revestido..=)...agora intendo o "Descascava" depois de um tempo..ehhe

    c bem que...cordas round wound naum desgasta a escala tbm..=)..


    hell_boy
    depende do q vc quer dizer com mais macia..=)....o som dela eh mais aveludado...e ela eh lisa.....porem mais grossa e um pouco mais pesadas (tensao)...eu gosto bastante..com ou sem traste..=)

    Ronin
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Confusões sanadas, agora vem a notícias bomba. Existe, SIM, cordas para baixo revestidas com nylon (além das já comentadas Roundwound e flatwound).

    A corda Roundwound é que usamos normalmente, que parece uma mola, e que se utilizada no baixo fretless pode, com o tempo, deixar "ranhuras" na escala.

    A Flatwound é uma corda metálica lisa, possui um som com menos brilho mas não marca a escala do fretless (e eu, pessoalmente, acho esquisita a sensação dela sob o dedo).

    Existe uma terceira chamada Semi-round-wound ou com outros nomes dependendo da empresa que produz (half-flat e etc...) que é uma corda roundwound na qual um hemisfério dela é lixado até virar uma flatwound. Reza a lenda que, colocada com atenção no baixo (o lado liso para a escala) é o melhor entre os dois mundos... som de roundwound num fretless. Nunca testei.

    A finalmente, a corda que é inferno para se achar no Brasil, á La Bella Black Nylon Tape Wound, que é uma corda de baixo como qualquer outra, com a diferença de que é revestida com uma camada de nylon preto ao invés de metal. Reza a lenda tem um som mais "mellow", ou seja, aveludado, mesmo quando utilizada no baixo elétrico. Eu, pessoalmente, nunca testei... mas tenho a impressão de que foi a corda utilizada por Humberto Gessinger em um dos baixos que ele toca no show 10.000 Destinos.

    Quem me deu o toque desta corda a primeira vez foi um ex-usuário do cifraclub que agora mora nos EUA... eu já tentei achá-la aqui no Brasil e toda e qualquer busca se mostrou infrutífera. Se alguém conseguir mais informações sobre ela, eu fico agradecido.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Alastico:

    Cordas roundwond são as cordas que desgastam a escala ... nos baixos com traste voce nao nota, mas se colocar cordas roundwound num fretless por um tempo vai ver que elas marcam mesmo a escala .... principalmente se for escala clara ...

    Cordas revestidas com nylon existem em diversas marcas, inclusive a nig as fabrica se nao me engano ....
    As cordas elixir tambem descascam com o tempo, o polimero desgasta e rola aquilo, porem isso eh uma outra historia completamente diferente do nylon ...

    Por fim, captadores eletromagneticos precisam que o "core" (núcleo) das cordas seja de metal, se nao nao rola inducao e assim nao rola sinal, e assim ...... bla bla bla ... nao funciona

    isaqueras
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Vivendo e aprendendo... se bem que tem akeles violões flat, que usam cordas de nylon e dá o maior som.

    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Ronin
    sim..entendo tua colocacao..mas uma corda SOH de nylon..ou q a base seja de nylon..igual as agudas de um vional ne nylon...nem tem certo? (pelo menos eu nun achei nada ateh agora...=D

    Gabriel Simões
    Ronin
    =P..Descordo de vcs em falar q cordas Round Wound desgastam a escala..=P...
    pai de um amigo meu..eh baixista fretless....e desde q eu me conheco por gente....e soube o q era um fretless..(isso faiz uns 8 anos)....ele usava cordas roudns wound..e me disse q a muito mais tempo jah usava as rounds....q as flats deixava o som meio sem sal..ele tem o baixo a quase 20 anos...e a escala dele eh perfeita...nenhum arranhao...
    O problema do pessual disse isso....eh q muita gente nao manja realmente das tecnicas do fretless...como por exemplo os vibratos...jah vi pessoas fazendo vibrato em fretless...como se fosse fretted...jogam a corda pra cima e pra baixo..(tipo mini bend)...ae arranha a escala mesmo.....ao invez de usar o vibrato na escala mesmo..=)...

    C estiver equivodaco me avisem...mas eu achu q esse eh o problema..=)..
    tenhu meu fret a 4 anos...com round...toco quase todo dia...e nun tem 1 arranhao na escala...(naum q eu manje das tecnicas e tals...mas tento evitar esses tipos de coisa)

    Minow
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    eh tipo corda de contrabaixo (acustico)?
    desculpa se eu to falando merda, nao toco baixo

    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gabriel Simões
    e assim...ateh onde sei...essas cordas revestidas de nylon....sao mais para o quesito durabilidade contra oxidacao...do q o som realmente neh..=)....e funcionan legais..tipo as Elixir..=)

    Minow
    entoa..tem cordas Flatwound..q nun eh soh nylon....eh meoi q revestida soh...e ela foi baseada (c nao for igual) aos baixos acusticos (Rabecao)..mas eh outra coisa neh..
    Rabecao tem varios tipos de cordas.....q ae eu jah nao manjo mto...mas tem cordas especifica pra uso com arco (onde vc tem q passar o Breu pra gerar atrito)...tem corda propria pra pizzicato...
    Jah ouvi falar q tem ateh umas cordas de pelicula de tripa de mico..O.o...nao sei c eh verdade...c quiser posso dar uma pesquisada melhor pra ti..=)

    Minow
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Alastico
    cordas de pelicula de tripa de mico

    Oo

    c quiser posso dar uma pesquisada melhor pra ti..=)
    haha valeu cara, era só curiosidade mesmo... é que eu ja peguei num contrabaixo e vi que as cordas eram diferentes

    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Minow
    ah sim..sussa...eh..elas sao mais duras..e mais lisas..=)....tbm por causa do atrito com o arco.. pra nun zuar ele...ehheh..
    mas sussas..qualquer duvida..naume exite em perguntar..eheh

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Alastico:

    Cara, tdominar a tecnica ajuda sim! mas as cordas vibram e desgastam a escala, com mais ou menos tempo ...
    Porem em relacao a round , a parada é fato, tanto que muitos musicos brincam que a roundcome a escala e a flat come o dedo, que fica cheio de bolhas por ser mais dificil fazer o atrito e tirar som delas ....

    Ronin
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Alastico
    igual as agudas de um vional ne nylon...nem tem certo? (pelo menos eu nun achei nada ateh agora...=D
    Acredito que não, como o Gabriel falou ela precisa ter um núcleo de metal para afetar o campo do captador... caso contrário "no sound".

    e assim...ateh onde sei...essas cordas revestidas de nylon....sao mais para o quesito durabilidade contra oxidacao...do q o som realmente neh..=)....e funcionan legais..tipo as Elixir..=)
    Elixir não é revestida com nylon, e sim um polímero que impede a sujeito de chegar nas "junções" entre os elos da corda, evitando assim que atrapalhe a vibração (gerando o som de corda velha), no mais a corda é como qualquer outra, composta de uma central de metal e uma outra que vai "rodando" envolta desta, também de metal, encapando-a. Estas cordas revestidas de nylon, com a Black Nylon da La Bella, possuem uma capa de nylon NO LUGAR do revestimento metálico, e não sobre ele. Ou seja, a corda é composto por uma central de metal, só que ao invés de revestí-la com metal, é feito com nylon.

    Quanto ao som, não sei, as empresas defendem que é mais "aveludado".

    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Ronin
    ah..tudo bem..-=p...nylon tbm eh polimero..ahha..

    essa black Nylon da La Bella tava sendo vendida no Mercado Livre....tava 120 reais c nun me engano....tava com caracteristica fretless

    storrecilha
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Jah ouvi falar q tem ateh umas cordas de pelicula de tripa de mico..O.o...nao sei c eh verdade

    é verdade! violinos, violas, cellos e baixos usavam cordas de tripa de macaco antes de inventarem as cordas de aço... hoje somente aquelas orquestras de camara que se especializam em musica barroca que usam... mas existe...

    Alastico
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    storrecilha
    entao eu tava certo....
    serah q eh mto diferente?????deve ser neh?
    preco...qualidade e tals....

    storrecilha
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Alastico

    cara, o preço é bem mais alto (pq é raro), a corda é mai macia porém estraga rapidinho, pq não tem resistencia ... como eu falei, é só para aqueles caras que só tocam musica barroca e ganham bem para isso hehehe

    Kalel
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Já estava até duvidando se algum dia eu tinha msmo tocado cordas de nylon no baixo,eh,eh

    Mas é isso: tocava elas numa Hohner tipo violino, muito parecida com a Hoffman do Paul.

    Nas viagens ela era colocada pela turma da arrumação de qualquer geito, sem proteção e as cordas batiam em tudo. E assim, troquei elas assim que pude.

    Pra bailinho de festa de interior, tá bom demais. E até para shows porque felizmente não tinha nenhum expert olhando, quer dizer, escutando, ... rs.

    dibass
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Ouvi dzer q funcionam bem nos fretless!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nylon para baixo