Limpeza de Cordas

    Autor Mensagem
    Hiroshi
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Hiroshi


    Bom pessoal, estou com um problema e gostaria da ajuda de vocês. Estou tendo que trocar as cordas do meu baixo porque elas envelheceram rapidamente, ja que eu não cuidava delas. Gostaria de saber quais cuidados eu deveria ter com as cordas, como (e o que usar) para limpá-las logo após tocar, proteger contra ferrugem, etc.

    Renato Dell
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Flanela laranjinha na lata... não dá outra
    Tem um produto que se chama Fast Fret, não é muito caro, dura pra mais de ano

    Half
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Half
    · votar


    Hiroshi
    As dicas e macetes são muitos, cada um dá o seu jeitinho... Mas basicamente você deve tentar manter as cordas mais limpas possíveis. Dar uma boa esfregada com um pano que não solte fiapos, já é uma boa forma de proteger suas cordas. Tem também o Fast Fret, que o Renato já falou, mas particularmente não gosto não. Pra mim fica "melecado" demais, escorrega muito, parece que está engordurado (tem gente que gosta). Vc pode usar tb óleo WD-40 no lugar do fast fret, particularmente, prefiro o óleo.
    Bom, mesmo tomando os cuidados a sua corda vai desgastando e perdendo o brilho. Quando perceber que o som está "opaco" demais, sem brilho, vc pode, em última instância, fervê-las. Eu fervo com um pouco de vinagre, passando óleo Wd-40 (ou semelhante) depois de secas pra protegê-las de uma oxidação exagerada.

    Se vc quiser investir mais, pode tentar as cordas Elixir. Uns amam, outros odeiam. Eu sou da turma que ama, as minhas estão durando muito, é impressionante como não perdem o timbre...

    Qualquer coisa, estamos aí.

    Abraços

    Hiroshi
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Puxa, muito obrigado pelas dicas, acho que agora as cordas vão durar mais tempo, brigadão.

    Half
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Hiroshi
    Esqueci de dizer... É muito importante limpá-las depois de tocar, pra não deixar lá o seu suor corroendo o metal. Limpe antes e depois de tocar, nunca é demais.

    Renato Dell
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Passe talco nas mãos antes de tocar também, de preferência aquele Johnsons Baby, compra logo a embalagem de 200g.
    Vc pode usar tb óleo WD-40 no lugar do fast fret
    Aí você passa um pouco num papel, flanela ou qualquer coisa do gênero e passa nas cordas.
    Evite de deixar o baixo a deriva, depois de tocar, guarde no case/bag

    Hiroshi
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Hiroshi
    · votar


    Fiquei curioso com essa do talco, qual a finalidade? Mas será que se eu passar talco nas mãos naum vai prejudicar o atrito com as cordas? o.O

    jjmartins
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Hiroshi
    cordas elixir é a soluçao amigo,pesquise e verá qual é a diferença.

    joselopesjunior
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eu costumo usar aqueles paninhos Perfex azuis depois que toco, dou uma boa esfregada nas cordas... Nao tenho notado envelhecimento... Um dos meus baixos esta com o mesmo jogo de cordas a quase um ano e ta legal ainda.

    rushrush
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: rushrush
    · votar


    Hiroshi
    Amigo, vou lhe citar a velha máxima baixistica q diz: "Corda boa é corda nova".
    Após muitos anos descobri a vale muito mais a pena comprar cordas mais baratas e trocá-las todo mês, ou a cada semana (cada apresentação, fazendo um rodizio entre 3 ou 4 jogos), do que comprar cordas caras e só poder trocá-las a cada 3 meses.
    É evidente q as cordas mais baratas tem uma qualidade inferior às mais caras, mas se vc reparar, "quase todas" as marcas de encordoamentos tem um som bem semelhante nos primeiros dias de uso.
    Logo, na opinião de muitos, o bom é comprar cordas mais baratas com maior frequencia, mantendo seu instrumento sempre com uma boa higiene, diminuindo a oxidação das ferragens e captadores q sofrem muito com cordas velhas, e ter sempre um timbre apresentável.

    Lembrando q tudo q o pessoal falou é importante e também deve ser seguido sem preocupação.
    São opções.
    Abraço.

    Ronin
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eu também utilizo o perfex, pois limpa bem e não solta fiapos. Eu tenho uma sudorese horrível nas mãos e mato cordas muito rápido, mesmo cuidando e limpando com frequencia... duas coisas que me ajudaram muito foi cordas Elixir e FastFret... mas, ambos os dois são meio Ame-o ou Odeio-o, pois nem todo mundo gosta.

    Fastfret substituiu o "óleo de nariz" para meus shows, pois curto o dedo deslizando nas cordas.

    Hiroshi
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Onde posso conseguir esse FastFret?

    Renato Dell
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Onde posso conseguir esse FastFret?
    Qualquer loja que se preze

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Limpeza de Cordas