Shows ao vivo e passagem de som...

    Autor Mensagem
    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # fev/06


    e ae pessoal... qria saber dicas de como fazer uma boa passagem de som em shows e deixar todos os instrumentos "audiveis", eh meio foda pq eh tudo em escala maior e dependendo do lugar q vc se posiciona naum da pra ouvir este ou akele instrumento.... enfim gostaria de dicas em geral da parte técnica de shows para o som sair bem legal.... vleu ae!!!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    seria bem legal vc procurar mapas de palco pra poder tomar por base a localização de cada amp, intrumento...
    ae o mais facil mesmo eh mandar a banda tocar e ir ouvindo...colocando reverb...retirando reverb...grave...agudos...e boa...cada local eh uma experiencia difernete...sem contar q qdo esta vazio eh uma coisa...qdo cheio eh outra totalmente diferente!!
    outra coisa...mapea depois tudo!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Steve Harris eh o cara
    A dica que tenho para dar é a seguinte: O músico mais experiente da banda fica (na falta de um produtor) na platéia ouvindo a passagem e dá as dicas para o operador, depois ele é substituído por um outro membro da banda para "equalizar" o instrumento dele. Nos dois casos o baterista fica no palco.
    Abç

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Steve Harris eh o cara

    Primeiro: providencie um mapa de palco de sua banda, como já foi dito.

    Backline e amps individuais de cada músico: esta é a regulagem mais pessoal, vc regula seu amp como quer e no volume que quiser, porém, tenha bom senso pra não deixar o resto da banda surdos!

    Na passagem do retorno: em primeiro lugar, vc precisa saber como estão distribuidas as vias de retorno (independente para cada músico, geral, esquerda e direita, sides, etc). Neste momento, preocupe-se apenas com o que vc vai ouvir. É neste momento que vc deve pedir os instrumentos que quer e precisa ouvir, por exemplo, para nós baixistas sempre é bom pedir um pouco de bumbo, aí, se este é o caso, vc pede mais guitarra, voz, etc... mas o detalhe: NO RETORNO É VC QUEM MANDA! Os sides (os retornos grandes laterais) vem com tudos os instrumentos.

    Na passagem do PA: Na falta de um técnico/operador de som prórpio da banda, é legal fazer como o Bertola disse: pede para algum membro da banda (que tenha o mínimo de noção de som) ficar ao lado da mesa, auxiliando a pessoa que estiver encarregada deste serviço.

    Detalhe importante: seja sempre legal com os técnicos/operadores de som... hehehe

    Se tiver uma dúvida mais específica em relação a qualquer item, pode perguntar!

    Abraço!

    moog
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    seja sempre legal com os técnicos/operadores de som(2)

    são meus melhores amigos sempre... ahuhuauha

    NESCAU
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    seja sempre legal com os técnicos/operadores de som(3)

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    vleu ae pessoal, acho q jah da pra ter uma ideia melhor qndo for tokr em shows ao vivo.... jah tive mtaaa dor de cabeça por causa de volume de instrumentos ao vivo...... em um o bumbo tava mtoooooo alto, em otro a guitarra tava baixa e o baixo alto de mais....em otro o retorno tava um cú etc etc..... vo começa a ir eu msmo la pra platéia pra equaçiza tudo direitnho como vcs falaram..... vleu msmo pelas dicas, esse eh um problema q eu acho importantissimo pois naum adianta nada um musico tokr super bem e em shows o som sair horrivel e inaudivel!!!

    no show do angra de 14 anos por exemplo.... coitado do andreoli....nos 3 ou 4 solos de baixo em tapping o som fiko todo embolado e ngm entendeu nada....(Carolina IV, Carry On, Waiting in Silence)

    FBassist
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    um bom tecnico de som!

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Ser amigo do cara da mesa eh fundamental. Alias, ser amigo do dono da casa, do organizador, do iluminador, enfim, de todo mundo eh fundamental. Ja vi muito cara estrelinha por ai que mesmo sendo um bom musico, faz a gente ter antipatia...

    Por outro lado tem cada musico fera por ai que eh tao gente fina que consegue tudo na educacao.

    Mas a melhor equalizacao de som que ja tive num show foi quando o operador da mesa era o dono do estudio onde ensaio. O cara sabia tudo da banda. O som ficou incrivel. O ampli de palco era um Meteoro QX200. Fiquei preocupado. Mas o cara percebeu e mandou o som do baixo que ia para o PA numas caixas de retorno. Escutar o baixo pelas caixas de retorno do teclado e voz foi incrivel. O som estava lindo. Achei que toquei muito naquela noite.

    Banda grandes tem seu engenheiro de som operando a mesa. Isso deve dar uma tranquilidade e seguranca para os musicos incrivel.

    Na falta disso, para nos que chegamos horas antes do bar abrir, o negocio eh ser amigo do cara da mesa mesmo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Shows ao vivo e passagem de som...