Aplicando verniz

    Autor Mensagem
    Bico
    Veterano
    # jan/06


    Já selei e pintei o corpo de meu baixo, agora vou aplicar o verniz.
    (já comprei a lata e vou alugar uma pistola com compressor para isso). Procurei por informações e achei as dicas meio confusas, inclusive algumas desse fórum...

    Gostaria de saber quantas aplicações são necessárias. Intervalo de tempo entre elas e se é necessário lixamento entre as aplicações (ou após elas).

    Qualquer ajuda é bem-vinda! :)

    (Outra coisa: é um baixo fretless... A escala é clara, de marfim, me parece. Será que compensa envernizá-la tb?)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Bico
    Cara, a aplicação de verniz sobre tinta requer apenas uma mão bem aplicada ( consulte qualquer pintor automotivo sobre o procedimento).
    Escalas claras não são recomendáveis para fretless, pois sujam com o tempo, e se vc envernizá-las (no caso terá de usar epóxi ou poliuretano bi-componente), ela trincará com o tempo.
    Abç

    Bico
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Bico
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Obrigado pela dica.
    Achava q seria necessárias umas 3 aplicações...

    Então é só aplicar uma vez sem lixamento?
    E sobre a proporção verniz/solvente?

    *Ah, mas sobre a escala, não tem como... Sei q madeiras claras não são recomendadas para fretless, mas comprei o baixo assim e estou reformando-o por hobby. Portanto, pra mim não vale a pena trocar a escala. Só não sei o q é "menos pior"... com verniz ou sem... =P

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Bico
    Cara, a proporção de verniz/solvente depende da marca e da consistência da mistura.
    Não precisa lixar.
    Passe apenas seladora na escala e lixe (repita este procedimento umas 5 vezes).
    Pintar guitarras é bem chato e trabalhoso, por isso eu prefiro acabamentos "naturais". Quando algum cliente me pede o corpo pintado, eu simplesmente sub-loco o serviço para um profissional da área.
    Abç

    Bico
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    É q estou reformando o baixo apenas por experiência. Vou alugar o compressor com pistola e tentar fazer o serviço por esses dias.

    Quando à escala, já passei seladora e lixei. Mas fiz da seguinte maneira:
    apliquei uma primeira vez (70% seladora 30% thinner de acabamento)
    segunda vez (50% seladora 50% thinner)
    e terceira vez (50% seladora 50% thinner)
    lixando com lixa d'água 200 e 400 entre as aplicações

    Já q vc não aconselha envernizar, vou aplicar mais seladora então.

    Valeu pelo toque! :)

    Alain Caron
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Bico

    Manda mais umas 2 demãos de seladora na escala e beleza. Não precisa lixar a última demão. A não ser que esteja usando um produto muito safado.

    Que verniz vai usar, já que alugou compressor?? Cuidado pois a maioria dos vernizes não aceitam polimento. E se usar PU, o negócio é altamente tóxico.

    Bico
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Alain Caron
    Valeu pela dica!

    Verniz poliuretano brilhante... Extra marítmo. Sparlack. Mesma marca da seladora que usei.

    O compressor eu ainda tô pra alugar, tô pensando em fazer isso no fim de semana.

    Oq vc recomenda sobre a aplicação?
    E considerando q só vá fazer uma aplicação, não devo colocar muito solvente junto ao verniz, não.. né?

    Alain Caron
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Bico

    Cara, pelo que me lembro, extra marítimo, sparlack e afins não podem ser polidos. Cuidado pra não comprar errado. Esses vernizes, se bem (muito bem) aplicados ficam legais, mas sem polir. Mas a manha com o compressor tem que ser muito grande.

    O PU bicomponente, eu não diluo. Uso 50% de verniz e 50% de catalisador (Sayerlak). Talvez um pouquinho de solvente, se estiver grosso demais para passar na pistola.

    Esse verniz que uso são 2 demãos seguidas, com intervalo de uma hora. Mas isso está escrito na lata.

    Minha recomendação é seguir as especificações do produto e usar máscara. E depois espere secar bem. Um semana.

    Conselho, teste antes em outra coisa. Um toco qualquer.

    Bico
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Alain Caron
    Esse verniz q pretendo usar, fala q tem q diluir até 100% com Thinner para nitrocelulose e dar uma ou duas demãos só, mesmo.

    Agora q vc tá relembrando q é preciso saber manusear muito bem o compressor, tô considerando em levar pra alguém q trabalha com isso, para aplicar. Já ouvi falarem q em oficinas mecânicas, fazem isso pra a gente. Tem outra sugestão?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Bico
    Sinceramente cara, acho bom vc levar a alguem mais proficiente no assunto. Eu mesmo já fiz um monte de besteira antes de aprender a usar poliuretano bi-componente direito.
    Abç

    Alain Caron
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Bico

    O verniz é sparlack e pede thinner de nitrocelulose?? É isso?? Se for, tem coisa errada. O PU que falo (e o Maurício tb) é o bi-componente. Verniz PU brilhante não quer dizer necessariamente que é bi-componente. Cuidado com a confusão.

    Se for possível, com certeza alguém que já sabe pintar é a melhor opção.
    Acompanhe o cara pintando e vai tirando suas dúvidas ao vivo.

    Bico
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Alain Caron
    Para só aplicar o verniz, um luthier cobra quanto, mais ou menos?

    Ou eu posso tb pedir para aplicarem em outro lugar, tipo oficina mecânica ou coisa assim (onde já mexem com compressor)?

    Ah! Desculpem pela informação errada alí. Eu q dei uma de Chaves mesmo. =P Tava a lata da seladora ao lado da do verniz e eu peguei a lí as instruções da seladora, hehe.

    Diz é para diluir até 30% (aplicando com pistola) com solvente Solvite ou Solventlack.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Bico
    Cara, eu não tenho base para te dar essa informação, nem poderia fazê-la sem ser anti-ético. Tente consultar alguém próximo à sua casa.
    Abç

    Bico
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Entendo.. Mas é q eu não tenho conhecimento de luthier próximo à minha casa. =P Mas vou pesquisar sim.
    E primeiro vou ver se não consigo esse serviço de aplicação com compressor em algo (tipo oficina), aqui perto de minha casa.

    Obrigado pelas informações de vocês dois!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aplicando verniz