Madeira: ASH e ALDER

    Autor Mensagem
    leomezz
    Veterano
    # jan/06


    Gostaria de saber a procedência das madeiras ASH e ALDER e quais as suas substitutas brasileiras mais próximas.

    Digao
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    na busca tem alguma coisa sobre isso...

    The_ytse_jam
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/79054/

    Da próxima vez usa a busca mané.

    FBassist
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    mas o moço ta perguntando as substitutas =/

    leomezz
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    The_ytse_jam
    Da próxima vez, use das suas faculdades mentais para ler e interpretar a seguinte colocação:Gostaria de saber a procedência das madeiras ASH e ALDER e quais as suas substitutas brasileiras mais próximas.
    Não sejas precipitado.
    Valeu.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    leomezz
    Freijó.
    Abç

    leomezz
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ok. Mas o Freijó substitui as duas? Se assemelha mais a qual especificamente?

    TIO EMMANUEL
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Madeira boa é pau brasil.
    Nada melhor que usar uma madeira em extinção.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    leomezz
    Alder.
    Quando eu citei essa madeira, me referí a uma certa semelhança de timbre, nada mais. Tanto o Alder quanto o Ash, são madeiras do hemisfério norte, e não existem no Brasil, seu preço de importação é proibitivo, e eu nem creio que seja necessário, pois nossas madeiras são superiores.
    Abç

    leomezz
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ok.
    Valeu Luthier.
    Só mais uma pergunta de cunho pessoal.
    Você prefere Alder ou ASH? Porquê?
    Obrigado e um abraço.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    leomezz

    Pelo que eu andei lendo... Ash e Alder eh quase a mesma coisa... sendo q ash eh pra acabamento natual... e alder pra pintura...

    leomezz
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    Hummm....mas o Ash é mais denso. Portanto, mais pesado.
    Deve haver diferença de timbre de uma para outra em função dessa diferença.

    Half
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    leomezz
    Sim, existe diferenca timbristica entre as duas madeiras. O Ash puxa mais pro agudo/estridente. O alder eh uma madeira mais "macia", tende a deixar o som mais "opaco" que o do Ash.
    Um exemplo de som de Ash eh o som de Marcus Miller (eh claro que nao eh soh a madeira que conta no caso, tem o circuito ativo, a ponte diferente, pegada, etc) e um exemplo do som do Alder, eh o do Jaco Pastorius.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    leomezz
    Prefiro o Ash por motivos estéticos e porque essa madeira, sendo mais densa, "puxa" mais para os sons médio-agudos.
    Abç

    leomezz
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: leomezz
    · votar


    AndersonBollo[b]
    [b]Half

    Mauricio Luiz Bertola
    Ok gente, obrigado pelos comentários.
    Abç

    Grimc
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Nós guitarristas consideramos mais o Alder... Minha guitarra é dessa madeira... O som mais barítono, entre o grave e o agudo, combinado com cordas 0.9 ou 0.10,dá um timbre mais resonante. No entanto, eu curto o Ash, no site da SX ( www.sxguitarspain.com ) eu baixei um som de guitarra desta madeira, e se a distorsão fosse mais regulada... Mas, o som é muito agudo, eu prefiro o alder... Pra baixo, Ash, com certeza :)

    Dogs2
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Prefiro o Alder porque é um pouco mais leve que o ash, mas eu num noto muito outra diferença tirando essa, sincerametne

    Gabriel Simões
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Cara .... impossivel comparar madeira pelo instrumento!
    Se dois cortes de uma mesma madeira (mesma especie) apresentam características sonoras diferentes, imagine em instrumentos diferentes!
    Não existem substitutas "diretas" pro ash no Brasil, e acredito que também pro alder.
    Entendo como substitutas pela sua pergunta , algo do tipo maple -> pau marfim.
    E a procedencia como ja foi dito, hemisfério norte, todas as variedades ....
    Ah! quanto ao preço de importação ser proibitivo, isso tem diminuido, e o reflexo é que hoje muitos luthiers brasileiros utilizam o ash, principalmente para contrabaixos.
    Abraço

    Alain Caron
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    leomezz

    Tecnicamente o tauari é o mais parecido com o Alder, com exceção de ser um pouco mais pesado.

    Mas de resto: cor, trabalhabilidade, frequência e velocidade de propagação, é muito parecido..

    Gabriel Simões
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    O ibama tem um trabalho a respeito do uso de madeiras para construção de instrumentos, somente madeiras encontradas no Brasil.
    Procure pela net, não sei se disponibilizam dessa forma.
    Abraço

    FBassist
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Tauari

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    FBassist
    tauari fede! rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeira: ASH e ALDER