Autor |
Mensagem |
xShavo Veterano |
# dez/05
1)como "limpa", ponte e captador que ficam meio oxidados?
2)afinação em C, é normal dar umas trastejadas qdo as cordas estão um pouco soltas?
obrigado, abraço.
|
LuizBass Veterano |
# dez/05
· votar
nao sei c da pra limpa nao cara,oxidação eh complicado
agora,afinação em C,,,pelo seu nick vc toca system neh ? heheh,intaum cara,leva num luthier,e fala pra ele essa sua afinação ai,q tem q da uma regulada no braço e tal,,,o baxo do cara do system jah eh regulado pra essa afinação,e c nao me engano,as cordas dele são mais finas e tal
abraços
|
xShavo Veterano |
# dez/05
· votar
opa valew. o seu trasteja qdo vc deixa em uma afinação "solta"LuizBass?
|
polakinho Veterano |
# dez/05
· votar
afinar a Mi em Dó???
|
xShavo Veterano |
# dez/05
· votar
ficaria c-g-c-f
|
LeandroP Moderador |
# dez/05 · Editado por: LeandroP
· votar
xShavo
É normal trastejar quando muda radicalmente de afinação. Você abaixou a afinação em 2 tons do bordão e 1 tom nas outras cordas . Talvez um encordoamento de calibre um pouco mais pesado solucione o problema, com a tensão das cordas mais próximas da afinação padrão.
A oxidação da ponte só mesmo levando a peça pra decapar e aplicar um novo banho, mais resistente. Você pode mandar niquelar antes de aplicar o cromo, aumentando a resistência a corrosão. Não sai muito caro. Dependendo de onde você mora, com menos de R$ 100,00 você faz isso e ainda aproveita pra substituir os parafusos dos carrinhos por outros de inox.
Em relação aos caps eu não posso te ajudar... acho que não tem jeito. O melhor mesmo é evitar que aumente a corrosão, limpando sempre depois de tocar.
|
xShavo Veterano |
# dez/05
· votar
LeandroPanucci esta afinação c-g-c-f, vc sabe se prejudica o braço? empenando-o?
|
Gunther Veterano |
# dez/05
· votar
Se vc abaixa a afinação o braço não empena, ele fica com menos tensão e acaba ficando convexo, não chega a ficar reto. Num baixo convencional regulado, ao abaixar a afinação o tensor é que deve ser aliviado também.
Em coisas de ferro que insistem em enferrujar dá para bloquear a corrosão com FERROX (vende em qualquer loja de tintas), não fica lindo, mas interrompe o processo.
|
LuizBass Veterano |
# dez/05
· votar
empena nao empena,mais vai trasteja pacas,,,e c vc volta na afinação normal,ai sim vai empena,,,serio,gogogo luthier e seja feliz ^^
|
xShavo Veterano |
# dez/05
· votar
LuizBass Então, se qdo eu for guardar o bass, voltando na afinação normal, aí empena?
|
marcioazzarini Veterano |
# dez/05
· votar
xShavo
Se vc regular o baixo para uma determinada afinação, tente mantê-la o máximo possível...
Mas o que realmente danifica o braço é ficar fazendo mudanças bruscas de afinação a toda hora.
|
xShavo Veterano |
# dez/05
· votar
obrigado pela resposta marcioazzarini.
Então vamos supor, estou ensaiando com o bass afinado em C. Para guardá-lo depois, guardo ele afinado em C mesmo? sem problemas?
abraço.
|
marcioazzarini Veterano |
# dez/05
· votar
xShavo
Exato.
|
xShavo Veterano |
# dez/05
· votar
marcioazzarini, Eu preciso usar esse tipo de afinação, em C, mas se eu quiser usar uma outra, como a normal, o que você me aconselha para não estragar o braço do bass?
obrigado, abraço.
|
LuizBass Veterano |
# dez/05
· votar
ah cara,tenta compra um outro bass soh pra usa essa afinação.
pelo menos esse eh o unico jeito q eu sei,,posso estar errado
|
xShavo Veterano |
# dez/05
· votar
LuizBass
O pai do meu amigo tem um bom tempo de bass.
O que ele diz foi pra qdo afinar, afinar primeiro a 1ª depois a 4ª depois a 2ª depois a 3ª... pode ser superstição até.. huiohueoihuia, mas como vou usar a afinação em C, vou tentar...
[]
|
isaqueras Veterano |
# dez/05
· votar
Quanto à oxidação... Brasso e braço
(péssimo trocadilho he he he)
|