Autor |
Mensagem |
Lucas Gatto Veterano |
# dez/05
Depois da explicação sobre pentatonicas... bom mais uma duvida... quem ae sola no estilo "pergunta resposta" o Guitarrista Sidney Carvalho fez um Workshop aqui na minha cidade a um tempo, e disse que para começar a solar(que é (ainda) minha fraqueza, ou eu frito muito ou não faço nada, falta intuito) construir frases em pergunta resposta é o melhor, tp vc faz uma frase, dps repete ela mudando a ultima nota e por ae, da pra fazer muitos licks assim... bom quem ae improvisa assim? e alguem ae tem dicas sobre isso???
|
Paulin90 Veterano |
# dez/05 · Editado por: Paulin90
· votar
first !
|
Revenant Veterano |
# dez/05
· votar
Lucas Gatto
Isso ai é muito importante as frases e solos devem conter um enredo com inicio. meio e fim. Estudar isso é bem mais importante do que ''fritar'', agora a dica é você seguir seu coração e saber usar bem as ferramentas pra que tudo isso funcione.
abraço!
|
dru Veterano |
# dez/05
· votar
Irmao, estude por modos va para as pentatonicas depois arpejos e depois sim , se preocupe com frases . mais cuidado para nao soar um musico frio que tem tudo pronto para aquela ocasiao , para vencer o jogo e preciso que a carta na manga seja a certa, se nao !!!!!!!
abraço e muita paz....
|
otavio016 Veterano |
# dez/05
· votar
dru
como faz um arpejo?
|
jABUGApACATO Veterano |
# dez/05 · Editado por: jABUGApACATO
· votar
é legal improvisar em cima de temas, variando a melodia sobre celulas ritmicas iguais, depois variando aos poucos a divisão... percebo que diversos guitarristas de blues e jazz fazem isso... é difícil explicar, mas dá a impressão de que você "sabe o que está fazendo", fica com uma certa conexão entre as frases...
|
jr_cintra Veterano |
# dez/05
· votar
Esse lance de pergunta e resposta eh interessante msm
Outro lance legal eh fazer CONTRAPONTO RITMICO
Vc faz um arranjo/solo/riff e outro instrumento , NAS PAUSAS (DURANTE O FRASEADO) faz outro solo
Nas pausas que tiverem no seu solo, outro instrumento ira preenchelas com outro fraseado... tampando assim os buracos(fica interessante deixar umas pausas sem nada para o solo nao ficar mto "GORDO"
|
jr_cintra Veterano |
# dez/05
· votar
Interessante eh vc usar motivos
Exemplo.. vc cria um riff MEDIANO com X notas.
Tah, proximo passo eh vc adicionar sufixos ou prefixos entre esse MOTIVO( se quiser usar prefixo e sufixo use , c quiser usar soh um ou soh outro, tb use... c nao quiser usar nenhum dos 2 , nao use... sinta-se a vontade)
Ficara assim:
Prefixo|MOTIVO|Sufixo
Exemplo: Meu motivo eh DOH REH MI FAH
como prefixo adiciono um SOL E UM LAH e no sufixo um SIH
Tudo vai ficar assim:
SOL LAH(DOH REH MIH FAH) SIH
prefixo > motivo > sufixo
***QD FOR REPETIR O MOTIVO EM OUTROS COMPASSOS , MUDE AS NOTAS MAS MANTENHA O RITMO.... FICA BEM LEGAL.....
|
jr_cintra Veterano |
# dez/05
· votar
No decorrer da musica... vc pode mudar o sufixo e o prefixo... e manter o motivo... ou ainda ir repetindo o motivo com outras notas ,MANTENDO O RITMO...
Depois em um outro verso ou refrao vc MUDA TOTALMENTE o motivo.. e vai fazendo isso...
Seu solo ficara mais MELODICO, vai passar a ter COERENCIA....
|
LeandroP Moderador |
# dez/05
· votar
Lucas Gatto
tp vc faz uma frase, dps repete ela mudando a ultima nota e por ae
Essa é uma das maneira de se criar "perguntas e resposta".
A mais primitiva de todas é executar uma escala ou arpejo indo e voltando. Indo pergunta e voltando responde.
Agora como numa conversa, as perguntas e respostas não precisam ser "na lata". Você não precisa resolver tudo em um ou dois compassos apenas.
Eu gosto de fazer assim: suponhamos que você esteja num acorde maior, então eu desço um shape da escala em um modo acima e volto no "modo certo" (o modo do acorde). Por exemplo, se eu estou improvisando num acorde C_maior, eu posso fazer uma escala de Dm (dórico) e voltar em C (jônio).... ou descer uma escala D7 (mixolídio) e voltar em C (lídio).
|