Autor |
Mensagem |
Fritz_mkvl Veterano |
# nov/05 · Editado por: Fritz_mkvl
Eu vou ter que gravar os baixos da minha banda porque estamos sem baixista no momento. Mas acontece que o que eu toco mesmo é guitarra. Como faço pra não soar como um guitarrista tocando baixo?
|
Maurício_Expressão Veterano |
# nov/05
· votar
Fritz_mkvl
Realmente, para nós baixistas, de vez em quando fica evidente que é um guitarrista que está tocando o baixo.
Numa linha de solo de guitarra você pode ir colocando mais notas (maior quantidade) para criar um clima na música e dai salientar a harmonia através de uma frase marcante. Numa linha de baixo, o clima precisa ficar o tempo todo no Top. A isso chamamos de groove.
Um dos segredos é tentar criar emoção com menos notas. E acompanhar mais o baterista que o guitarrista.
Espero ter sido claro...
|
Steve Harris eh o cara Veterano |
# nov/05
· votar
Fritz_mkvl
bemm foda, baixista percebe de longe qndo um guitarrista tah tokndo baixo..... pcisaa ter a pegada cara..... mas jah q vcs tao sem baixista, vc da um jeito neh.... q q vcs tokm?
|
Fritz_mkvl Veterano |
# dez/05
· votar
Steve Harris eh o cara
Hard Rock. E estamos sem baixista, se bem que de baixista o nosso só tinha o baixo, não manjava nem de reco-reco.
|
Paulin90 Veterano |
# dez/05
· votar
o q vc axa d treina uns slep?
|
asda Veterano |
# dez/05
· votar
Fritz_mkvl
Eu vou ter que gravar os baixos da minha banda porque estamos sem baixista no momento. Mas acontece que o que eu toco mesmo é guitarra. Como faço pra não soar como um guitarrista tocando baixo?
É só vc finjir que vc nunca tocou guitarra....
Isso é moh treta mesmo...
Já tive que fazer o baixo pq o baixista nao estava no ensaio e o batera precisava passar os sons.... É moh treta.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# dez/05
· votar
Paulin90
Geralmente eu tento fazer slap na guitarra.
|
asda Veterano |
# dez/05
· votar
Geralmente eu tento fazer slap na guitarra.
haha...
|
Fritz_mkvl Veterano |
# dez/05
· votar
Outro dia até postaram um método de slap pra guitarra no fórum, e já saiu uma reportagem na guitar player sobre isso também.
|
marcioazzarini Veterano |
# dez/05
· votar
Fritz_mkvl
Assistam ao DVD Bass Day 98 (se não me engano), tem um duelo de Slap entre os irmãos Wooten, na guitarra e no baixo.
|
Tobias Sammet Veterano |
# dez/05
· votar
marcioazzarini
era isso mesmoi q eu iria falar dos wootens la trem ele fazendo duelo de slap...........muito loko........
|
Paulin90 Veterano |
# dez/05
· votar
wooten...
negoh eh fodah viu
|
Ronin Veterano |
# dez/05 · Editado por: Ronin
· votar
Fritz_mkvl
Derrepente vc já respndeu, eu li por cima.
Mas... que tipo de som sua banda toca?
É fica muito viajando... tipo... "Ah, faz groove", ou "Ah, faz isso ou aquilo"... e derrepente vc toca Punk!
|
Fritz_mkvl Veterano |
# dez/05
· votar
Ronin
Toco Hard Rock.
|
metal 4all Veterano |
# dez/05
· votar
asda
Cara tem como toca slap sim em violao, o meu professor ja fez isso na minha frente....hã sim, eh mto foda de se fazer daki uns 99 anos eu vou conseguir....
Se alguem aki do forum eh gaúcho e viu na tvcom um show soh de instrumental....o baixista eh meu psor.......porem axu que ninguem vai responder......
|
Ronin Veterano |
# dez/05
· votar
Toco Hard Rock.
Hard Rock normalmente trabalha com riffs ou linhas mais retas (forget the grooves). Vai depender do que a música pede. Se a guita faz um riff poderoso, você pode optar por repetir o riff com ela ou seguir o hi-hat (chimbal) ou ainda o bumbo... seguir o bumbo confere peso a música, mas não ao riff... repetir o riff dá peso no riff (vide Give Love a Bad Name - Bon Jovi), e seguir o chimbal preenche a música. Teste e veja as melhores opções.
Em caso de músicas mais lentas, um baixo melódico, acompanhando o bumbo, e ligando notas entre as notas mais expressivas, também pode funcionar bem.
HardRock não é bem minha praia... mas pelo pouco que eu conheço parte mais ou menos destes princípios. Fora isto, tente ouvir bastante o tipo de música que vc toca e aprender os macetes e truques com os caras.
Um abraço.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# dez/05
· votar
Ronin
Valeu pelas dicas cara.
|
marcioazzarini Veterano |
# dez/05
· votar
Fritz_mkvl
Realmente cara... Segue as dicas do Ronin...
Os caras falam muito em groove e tal, slap, mas tudo isso depende do estilo que vc vai tocar. Tem músicas q a função do baixo é dar peso e ponto! Se pra isso for necessário apenas ficar na tônica, ou acompanhar o riff da guitarra, ótimo! O que importa é o resultado final! O Baixo (assim como todos os instrumentos de uma banda) devem SOMAR ao resultado final, cada um com seu papel.
O Ronin foi muito feliz com este comentário.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# dez/05
· votar
Acho vou tentar fazer alguma coisa seguindo mais a bateria, já temos duas guitarras dobrando, se somar o baixo a isso pode ficar meio exagerado.
|
isaqueras Veterano |
# dez/05
· votar
Ouça os bons (me inclua fora dessa rsss). Tokei com um guitarrista de base e karaka, o cara tinha uma criatividade pra bolar linhas de baixo.
Segredo: 5 metros de vinil ouvidos exaustivamente durante muitos anos. Como sempre fui duro, emprestei dele. ( rárá, muito engraçado)
|
Fritz_mkvl Veterano |
# dez/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar
Vocês querem mais é que eu morra de fome como baixista né?
|
RainMaker Veterano |
# dez/05
· votar
Fritz_mkvl
Vcs tocam um hard mais virtuoso tipo Mr. Big e Dr. Sin, ou um mais melodico tipo Bon Jovi, Europe, Skid Row?
|
Fritz_mkvl Veterano |
# dez/05
· votar
RainMaker
Mais anos 70 seria.
|
RainMaker Veterano |
# dez/05
· votar
Fritz_mkvl
Tipo um led e purple?