Dificuldade em composição de contra-baixo

    Autor Mensagem
    Lacerda
    Veterano
    # nov/05


    Eu tenho uma pequena bandinha...
    Por diversão resolvemos começar a compor algumas músicas...

    Mas há um pequeno problema:
    Eu tenho apresentado certa dificuldade em montar o baixo da música...

    Como eu deveria fazer para poder estar compondo isso?
    Existe algum processo que possa me ajudar a compor isso?
    Alguma tecnica ou coisa parecida?

    heathcliff
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Sei la vei, segue os acordes primeiramente, tocando alguma nota da triade, aí vc vai incrementando aos poucos, coloca uma nota a mais aki, outra ali e tal

    obs:sou guitarrista nao baixista

    Egregora Digital XIII
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Você tem que sentir a música e ver o que ela está precisando. Mas um jeito de criar uma linha de baixo bem simles (na minha opinião isto não é tocar Contrabaixo) é tocar as tônicas dos Acordes da música, apenas isso. Te recomendo estudar Escalas e Harmonia e passar a ouvir sons com o baixo destacado.

    Aí vão umas boas bandas para estudar:

    Black Sabbath
    Led Zeppelin
    Mr. Big
    Whitesnake
    Iron Maiden

    Egregora Digital XIII
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    O jeito que tu vai construir a música muda muito dependendo do estilo. Se for um Funk você pode explorar muito intervalos como oitavas, quintas e tal, usando slap. Criar uns grooves num modo Mixolídio e tal. É isso ae.

    Revenant
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Lacerda
    cara esse lançe de composição é uma coisa que deve surgir naturalmente você ñ precisa ficar preso a regras pra fazer isso, entenda o ritmo e estilo que você pretende tocar ou compor, ou seja entenda a estrutura de tudo isso, dai então você vai ter um direcionamento melhor do que pesquisar, do que estudar, pra mais tarde vc começar a compor. E apenas uma dica, mas nunca se prenda a nada meu amigo. A música é uma coisa tão enorme que se vc se prende a regras vc acaa ficando limitado e um músico limitado não eh nada bom certo?!
    abraço ae cara espero ter esclarecido alguma coisa pra vc :p
    vlw!

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    O que deve fazer se resume em uma palavra: Estudo...

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Lacerda
    cada estilo musical tem uma "regra" propria , voce pode,marcar o Bumbo seguir a guitarra, solar com o baixo, realizar uma condução mais solta.
    e praticamente impossivel te dar uma dica.
    veja qual o estilo musical voce pretende seguir e se informe sobre a teoria. com isso ja da para começar mas o mais inportante:

    O que deve fazer se resume em uma palavra: Estudo...(2)

    MaurícioLeite
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    O que deve fazer se resume em uma palavra: Estudo... (3)

    Revenant
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    cara sinceramente ñ vejo tanta necessidade de estudar tanto pra começar a compor! conheço muitos músicos por ai que ñ saca quase nada de teoria e estudos e não abre mão de uma composição legal.
    Acho que a composição é uma coisa natural independentemente do grau ou nível do seu estudo pode sim e é muito aconselhavel começar a compor músicas. É claro que o estudo é essencial para todo músico profissional ou ñ mais independentemente de ser músico o compositor tem que ter "alma" pra fazer o lançe.
    Era isso que queria dizer.

    flipeicl
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    alguém ai possui algum material, documento, que trata sobre composição?

    valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade em composição de contra-baixo