Sobre a video-aula de Geraldo Vieira, Cadencia II,V,I (Tow com duvidas)

    Autor Mensagem
    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # out/05


    Tipow... Tava estudando ela e tal... o primeiro exemplo td bem,... ai chegou no segundo exemplo e no terceiro... surgiu a duvida... ele falou q a 2° frase usaria Dorico com 7M (até ai td bem,eh besteira) e depois substituiria o Jonio pelo Lidio... soh q ai veio uma questão... ele naum deu o Lidio em Fá... e sim em F#.... entendi nada... lembrando q o tom eh C...
    E no 3° exemplo a mesma coisa... dessa vez com o Frigio e depois passando pro Lidio... e novamente F#... em nenhum dos exemplos vem Fá... e soh F# na hora q percebo q eh Lidio... pq em??? ainda n vi os outros 7 exemplos, mas se vim mais duvidas postarei aki... blz... fikem na paz...

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pooow... ninguém nunca assistiu essa video aula naum foi??? Desisto

    fabiomaster27
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Quem é Geraldo Vieira?

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    Se é um II, V, I com Dm, eu suponho que seja II, V, I de Dó.

    Quando ele disse modo dórico com 7M, essa não é outra escala senão um Dm melódico.

    Sobre substituir o jônio pelo lídio, é substituir o Dó jônio pelo Dó lídio, onde ele já começa pela #4 de Dó --> F#

    normal.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Ahhhhhhhhhhhhhh... Dó Lidio.... Pow valeu cara... nem me tokei nisso ;)



    Mas o F# num vai tirar do tom de C naum??

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    amigo, penso que quando o Dó passa a ser lidio, então a Harmonia seria nesse modo, sendo assim o fa seria sustenido e seu modo seria frigio que é o seu 4° grau de Dó lidio.
    Espero ter te ajudado

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Mas o F# num vai tirar do tom de C naum??

    Vai mudar, de maneira sutil, pois é apenas uma nota.

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    O Dó não vai deixar de ser um acorde C7M, mas esta #4 dá um clima diferente.

    A melhor maneira de perceber isso é tocando sobre um C7M

    LeandroP
    Moderador
    # out/05 · Editado por: LeandroP
    · votar



    G------------------------------------------------------
    D-----4-5-4-2------------------------------------------
    A---3--------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    C7M (experimente esta frase típica de um modo lídio)


    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci
    G------------------------------------------------------
    D-----4-5-4-3------------------------------------------
    A---3--------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    esse fa natural eh do C lidio tbm??
    pesava que era so o sustenido =/

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Revenant

    Pois é, era um Mi que eu quis colocar hehehe Já editei, valeu!

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci
    ahhhh ta hehehhe
    agora ta tudo mais claro :)

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Revenant

    Do jeito que eu postei virou blue-note hehehehe

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci
    vixi eh msm haushuashsuahus

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revenant

    O tom seria Dó Lidio??? mas soh que na frase da video-aula o Ré eh Dórico... se fosse o tom Dó Lidio o Ré teria que ser Mixolidio naum??

    LeandroPanucci

    entaum quer dizer que eu posso fazer frases que envolvam notas foras do Tom pra dar um clima diferente neh... (claro, isso eu sei que posso)... O caso eh, até onde posso ir fora do tom??


    Valeu... vcs me ajudaram bastante

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    mais ele usou o F# frigio??

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    O caso eh, até onde posso ir fora do tom??

    Pergunta inteligente.


    A coisa mais comum é separar acordes pelo seu tipo. Primeiro se ele é maior ou menor, até aqui é bem óbvio, né?!

    Se o acorde é apenas uma tríade maior, as opções são várias. Até aí o acorde pode ter 7a maior, 7a menor, 4a justa, 4a aumentada, etc. É importante conhecer os intervalos pra poder escolher pra que caminho você vai levar a música, portanto não basta sair colocando intervalos a esmo.

    Muitas vezes a posição do acorde na harmonia já indica o seu modo. Se você está tocando em Dó maior por exemplo e ver um Lá menor, é natural pensar no modo eólio pra representar este acorde.

    Mas dependendo da possibilidade, porque não usar um outro modo "menor" sobre este acorde? Suponhamos que sobre ele você toque um Lá dórico, que também é menor, o que muda? Que nota muda?

    As notas mais fortes da escalas são aquelas que pertencem ao acorde, mesmo sendo uma tríade (T, 3 e 5) ou com uma 7a adicionada (tétrade). As outras notas da escala são as que podem lhe dar uma nova cor a este acorde. Perceba que se a pessoa diz "azul" eu posso pensar "azul claro" e você "azul escuro", ou mesmo que pensasse azul escuro, ainda sim pode ser muito diferente do azul que você está imaginando, não é?!

    O pensamento sobre escalas também têm essa essência.

    se fosse o tom Dó Lidio o Ré teria que ser Mixolidio naum??

    Não, o Ré não é menor?! Então ele pode ser outra escala menor, menos mixolídio.

    Você está se prendendo ao campo harmônico cuidado! Isso é só uma base pra desenvolver outras idéias.

    zegotinha
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Não, o Ré não é menor?! Então ele pode ser outra escala menor, menos mixolídio
    por q se eu usasse o ´ré mixolidio daria a intenção de sol Jônio é isso??

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci

    eh... tow me prendendo ao Campo Harmonico mesmo... o q procuro pra aprender mais sobre essas ondas foras do campo harmonico?? outra coisa q sempre debato com um colega meu... eh q ele fala q por exemplo... se a musica o tom for em C... e cara tiver dando o acorde de G maior... eu posso usar a diatonica de G ou uso a mixolidia... nesse caso de G... soh entra uma nota fora... mas se fosse outras notas ... q tivesse mais notas foras do tom...

    eu falei Ré Mixolido... pq o cara disse q o tom fikaria Dó Lidio... mas se o tom fosse Dó Lidio... respectivamente seria tom de G maior neh?... eu falei pra q o ré eh dorico por isso naum seria o tom Dó Lidio e sim Dó Jonio... tow certo?

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    zegotinha

    por q se eu usasse o ´ré mixolidio daria a intenção de sol Jônio é isso??


    Entendi a sua lógica e ela faz um certo sentido, afinal você está falando do campo harmônico de Sol maior, onde o Sol é Jônio e o Ré é Mixolídio. Mas no momento que você toca o Ré, você não precisa pensar no Sol Jônio, e sim no Ré, e que "cor" deseja dar a este acorde.

    Se você reparar nos modos, verá que é a mesma nota, só muda a tônica. Então por que não tratar o acorde de forma isolada, independente?!

    Por que este Ré ao invés de ser Ré Mixolídio não pode ser Mixolídio#4, ou um outro tipo de Mixolídio??? Ele pode ser simplesmente o modo que o representa dentro do campo harmônico, mas é muito legal quando você sabe que cabe "algo mais" dentro da melodia e pode se mais ousado naquele momento.

    Parece meio filosófico o que estou falando, mas na música você pode surpreender, mandar o inesperado, sabendo que as opções são muitas.

    Boa sorte!!!

    zegotinha
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci


    valeu cara!!
    []ão

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    zegotinha

    Muito Obrigado...

    jkbass
    Veterano
    # out/05
    · votar


    parabéns aos discurssores, para mim esse foi até agora o melhor tópico que eu achei sobre contrabaixo como um instrumento de importancia.
    poderia muito bem virar uma apostila

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    jkbass

    Faz uma apostila entaum :P ... kero parte das ações jah q se inspirou num topico q eu abrir... hihihii... :P... mas eh ideia mesmo cara.... bem q poderia botar mais assunto sobre isso aki... mas uma vez, obrigado a galera q me ajudou aki

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre a video-aula de Geraldo Vieira, Cadencia II,V,I (Tow com duvidas)