OU COMPRAR UM BAIXOLÃO...

    Autor Mensagem
    albertoellobo
    Veterano
    # set/05 · Editado por: albertoellobo


    Pretendo comprar um Baixolão até, no máximo, Janeiro/2006, pois vou passar a ter aula de contrabaixo ano que vem. Só que eu não conheço quase nada deste instrumento, coisas tipo: marca, modelos, captação, etc.
    Mas tenho idéia do que eu quero: Quero um istrumento leve e de preferência com braço curto, que me facilite levar para o curso, tocar em casa acompanhado de amigos tocando violão, com 4 (ou 5) cordas, que tenha uma boa acústica tanto ligado quando unppluged, e de preferência com acabamento fosco em cor natural.
    Andei vendo umas marcas em lojas de instrumentos. De algumas eu gostei, de outrtas nem tanto (apesar da boa fama). Por exemplo: testei um baixolão SX lindo (parecia um violão Folk) com todas as características acima (curto, leve, boa acústica, etc), me encheu os olhos mas o preco (R$ 1600) pegou. testei tb um Phoenix, um Eagle, um Strinberg, um Marquês... enfim, alguém poderia me ajudar, indicando algum modelo que conheça (ou tenha) e me dizer quais suas características, bem como o que vcs acham do instrumento? Só um detalhe: Não quero um instrumento só para "aprender", desses bem ruimzinho. Desde já agradeço a ajuda.

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/05
    · votar


    albertoellobo

    Tenho 2 baixolões justamente por causa do problema de acústica...

    Um deles é um Crafter BA500, igual ao que o Flávio Lemos do Capital Inicial usou no Acústico, e igual ao que o Liminha usou no Acústico da Marina Lima. Ele é um excelente instrumento, com um acabamento impecável, braço confortável, e seu som plugado é excelente, porém ele peca no som desplugado. Dá pra estudar tranquilo, porém pra usar acompanhando um violão precisa descer muito a lenha nele para que a galera escute. Seu preço: R$1600,00 nas lojas. (Acho q baixou um pouco o preço)

    Para resolver este problema, eu tenho um baixolão Del Vecchio, que é totalmente acústico, e possui um corpo gigante. Seu acabamento não é dos melhores, o braço é desconfortável, porém o volume dele é excelente. Dá pra acompanhar rodas de violão na boa mesmo... Paguei 400 reais nele...

    Veja bem.. Vc NÃO ENCONTRA um baixolão que reúna as duas qualidades por menos de 2.500 reais. Sério mesmo. Aí cabe a vc escolher.

    Se quiser conferir fotos deles, acesse meu site: www.marciobasspage.cjb.net na seção Equipamento.

    Abraços!

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    marcioazzarini
    Valew, cara, pelas dicas.

    eu tenho um baixolão Del Vecchio, que é totalmente acústico, e possui um corpo gigante. Seu acabamento não é dos melhores, o braço é desconfortável, porém o volume dele é excelente. Dá pra acompanhar rodas de violão na boa mesmo... Paguei 400 reais nele...
    Pô, 400 pratas? Tou dentro! Depois eu mando um luthier dá uma melhorada, botar um captador, etc. Me fala mais um pouco sobre esse baixolão.... O que vc acha dele? Vale a Pena? Braço desconfortável, como assim?

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/05
    · votar


    albertoellobo

    Faltou um detalhe.. 400 reais pq o dono dele nem sabia do que se tratava, e para ele o baixo era um "violãozão" e estava só atrapalhando... hehehehe

    Nem faço idéia do valor de mercado dele, e nem sei se existe pra vender, pq esse é da década de 70/começo da de 80.

    No Crafter eu paguei 500 reais, e na loja vale 1600, pq era um brother q estava enforcado, e chegou oferecendo o baixo por este preço... hehehe
    São algumas "cagadas" q acontecem...

    Mas então. O Del Vecchio possui um timbre desplugado mais "brilhante" que o Crfater, e com um volume maior, porém o braço dele é desconfortável, pois lembra um braço daqueles violões Tonante, mas é questão de costume... A ação das cordas está um pouco mais baixa que a do Crafter, o que compensa um pouco o formato espesso do braço.

    Se vc encontrar um pra vender, vale a pena pegar sim... Mas ele fica limitado a tocar desplugado apenas.

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    marcioazzarini
    dono dele nem sabia do que se tratava, e para ele o baixo era um "violãozão"
    Huahuahuahhuahuahuahuahuahhua!!!!! :D Violãozão... Essa foi ótima, heheheheheh :D

    Putz, que sorte a sua hein. Parabens. E valew pelas dicas, se eu achar um desses por aí eu pego. Abrçs!

    Tobias Sammet
    Veterano
    # set/05
    · votar


    veja a serie AB da washburn tb tem bons baixoloes..........eu quase comprei um AB 10 ou 20 naum lembro bem o modelo so naum comprei por falta de grana

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Alguém sabe qual o site da Washburn?

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/05
    · votar


    www.washburn.com

    Tobias Sammet
    Veterano
    # set/05
    · votar


    http://www.washburn.com/basses/unplugged/ab10.htm

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05 · Editado por: albertoellobo
    · votar


    Alguém posta aí...

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/05
    · votar


    albertoellobo

    O que mais vc quer saber?

    Half
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Alberto
    Pelo que eu entendi vc não toca baixo ainda, não é mesmo?
    Bom, eu não te sugeriria baixolão...
    Primeiro pelo motivo que o Márcio falou: não existe baixolão que seja bom plugado e desplugado por um preço mais acessível.
    Segundo, que o baixolão limita muito as técnicas como Slap, ou Two Hands. Talvez você se frustre um pouco tendo um baixolão como primeiro instrumento...
    Aconselho a você comprar um baixo elétrico normal msmo, tem uns que são bons e não tão caros, e um amplificador pequeno já basta pra estudo.

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05 · Editado por: albertoellobo
    · votar


    Half
    Aconselho a você comprar um baixo elétrico normal msmo,
    Sim. Eu ainda não toco baixo, só tenho uma leve noção. Coisas tipo cabeças de notas e algumas escalas básicas. Vc sugere alguma marca ou modelo razoável??

    Half
    Veterano
    # set/05
    · votar


    albertoellobo

    Olha, se eu fosse iniciar hoje, e procurasse um baixo bom e barato, eu procuraria um Tagima (Jazz Bass, modelo um pouco mais antigo).
    Se você quiser gastar menos ainda, e ainda assim ter um baixo bom (nada excepcional) escolheria ainda um Shelter (como o Tagima, mais antigo, pra ser mais parecido com o Fender).

    Se você realmente cogita minha sugestão, dá uma passada no tópico que tá lá no Stick "Iniciantes - Como escolher seu baixo".

    Eu acho que ter técnicas limitadas devido ao seu instrumento deve ser meio frustrante, então, eu deixaria o baixolão pra próxima, depois que você já estiver tocando e sabendo mto bem o q quer!

    Abração!

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Half
    Valew, brou!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a OU COMPRAR UM BAIXOLÃO...