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Computer Phantom III Veterano |
# ago/05
A idade da madeira influencia?? Eu vi no fórum de guitarra que as madeiras das Gibson por exemplo têm mais de 100 anos e as das Epiphone que é uma subsidiária que faz cópias são envelhcidadas em estufaz, e é por isso que elas apenas parecem, mas não apresentam o mesmo som. As questões são: a madeira tem que ser velha para se fabricar um instrumento de qualidade? E como é o processo de preparo de uma madeira? Vlw
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FBassist Veterano |
# ago/05
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Não sou nenhum perito em madeiras mas eu acho que contando que a madeira esteja totalmente seca ja é um coisa!
Quanto a idade eu acho que madeira é que nem vinho, quanto mais velho (idade) melhor.
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Computer Phantom III Veterano |
# ago/05
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Acho que essa da idade só influencia no timbre... Mas sei lá.
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bulldog Veterano |
# ago/05
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Computer Phantom III
Olha.... sinceridade:
Eu até acho que a idade da madeira influencia. Mas não acho que o meu ouvido ou da maioria das pessoas seja tão exigente assim a ponto de necessitar de uma madeira de 100 anos. Desde que seja uma boa madeira (mogno, alder, ash) e não compensado (grande problema na maioria das guitarras mais baratas) já ajuda pra kct.
O fato da Epiphone não ter o mesmo som de uma Gibson depende de muitos fatores: Captadores, ponte e outras partes de baixa qualidade.
Construção com controle de qualidade menor, etc...
Mas a madeira, pelo menos das Standard e Custom é muito boa.
Agora: Eu tenho uma Epiphone mas, é óbvio que se pudesse compraria uma Gibson.
Isso falando pra guitarras de captação passiva. Já no caso de guitarras e baixos de captação ativa a necessidade de uma madeira "top" é bem menor.
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Computer Phantom III Veterano |
# ago/05
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bulldog
To ligado... Vlw
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Gabriel_Bp Veterano |
# ago/05
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cara se eu não me engano, em algum lugar eu lí que tinham coisas na gibson que eram feitas pra ela acabar se tornando um instrumento vintage. por exemplo, a pintura permitia a madeira "respirar" o que continuava o precesso de envelhecimento dela mesmo depois da guitarra estar montada. não lembro aonde eu lí isso :(
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Computer Phantom III Veterano |
# ago/05
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Mas esse envelhecimento deixa a maidera melhor, ou só muda o timbre?
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Gabriel_Bp Veterano |
# ago/05
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creio que melhora. eu li numa comunidade de luthiers no orkut que quando mais velha/seca a madeira, melhor.
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AnDerSon_BoLLo Veterano |
# ago/05
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Um cara jah me falou isso.. q o baixo dele era antigo e a madeira tava seca jah... entaum tava otimo...
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Computer Phantom III Veterano |
# ago/05
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Humm. Então se eu fizer um bass daqui à 50 anos ele teria um timbre bem melhor?
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Mayzen Veterano |
# ago/05
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Computer Phantom III
kra, eu ñ entendo muito dessa parte d madeiras. mas posso garantir q qnt mais velha, mais ela perde os aspectos d vida(kraca, falei bonito...) e esses aspectos prejudicam a transmissão das vibrações ao longo da madeira. a gente chama uma madeira assim, de verde. qr dizer q ela ainda em alg tipo d seiva, ou ação d bichinhos (os nossos amigos microorganismos) nela.. a parte da seiva é o q mais prejudica... então, qnt mais velha, mais ela tem tempo d perder isso.. e qnt mais perde, melhor transmisão! acho q é por aí...
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Gabriel Simões Veterano |
# ago/05
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Existem n questões nisso, mas um bom corte de mogno curando a 10 anos provavelmente vai forcener um timbre, mecanica e durabilidade melhor que um corte ruim de mogno curando a 100 anos.
O nome da madeira não quer dizer tudo, o seu corte, a secagem, a forma como foi trabalhada, existem muitos fatores que influenciam nisso.
E pelo amor de deus, eh facil notar que TUDO nas epiphone são de qualidade inferior ..... uma comparação direta entre as duas pra mim é como comparar um uno a um estilo porque ambos são da fiat
Ao menos é a minha simples e modesta opinião: o problema não é o país em que são montados ou o nome no headstock, mas sim quem montou e com o q.
Gabriel
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# ago/05
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Gabriel Simões
Concordo integralmente.
Abç
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