Autor |
Mensagem |
moog Veterano |
# ago/05
oi! eu to estudando funçoes dos acordes e tudo mais, e me interessei no tal do sub V, ou subdominante e tudo mais... queria saber algumas musicas q usam o tal do sub V para eu ver a sonoridade, pq ficar so na teoria num da... flwz!
(tópico criado em nome de LuCaSbass)
|
fox_123 Veterano |
# ago/05
· votar
Cara, pelo pouco que ja li...sub V e subdominante são coisas diferentes dentro da função harmonica. Veja só:
sub V é o subistituto do V grau "esses dois caras" são acordes dominantes, pois ambos tem notas iguais, porem com tonicas diferentes e eles tem uma caracteristica que é "chamar" o acorde de função tônica.
subdominante ja faz parte de uma outra categoria de acorde, esse é o "cara" que normalmente "vem antes" do acorde dominante ou sub V, fazendo a famoza cadencia subdominante, dominante ou sub V e tonica, ou trocando seis por meia duzia, II V I.
|
thiago_ribeiro Veterano |
# ago/05
· votar
beleza cara ta tudo tranqüilo.
|
fox_123 Veterano |
# ago/05
· votar
Um exemplo pratico disso seria você usar assim....(na tonalidade de DO maior)
Cadencia comum: G7 C
Usando o Sub V: Db7 C
Usando o Subdominante: Dm7 G7 C ou F G7 C (da no mesmo)
Obs.: transporte para todas as tonalidades, acho que é por ai....
Um abraço
|
LuCaSbass Veterano |
# ago/05
· votar
opa... e mermo, eu fiz a pergunta meio errada mesmo... agora dei uma lida nos meus materiais e vi q a subdominante e o IV grau =P... desculpa o escorregao ai!
mas entao, alguma musica com sub V?
|
fox_123 Veterano |
# ago/05
· votar
Isso é bem tranquilo! é so você pegar uma musica que goste e substituir um acorde dominante pelo sub V, e ver se a sonoridade fica legal pro seu ouvido! ok?!
Mas caso você queira, posta ai uma cifra de uma musica que você goste e agente faz a substituição, mas isso depende muito do estilo que você esta tocando....não são todos os estilos que aceitam determinadas harmonizações, tudo depende do seu bom censo!!
Um abraço
|