Equipamento para Homestudio de Emergência

    Autor Mensagem
    Lufraec
    Membro Novato
    # 10/jul/23 11:59 · Editado por: Lufraec


    Olá, pessoal. Sou compositor, não sou produtor.
    Tive reviravoltas na minha vida, precisei vender tudo o que eu tinha e vir morar em Portugal, por razões familiares. Tô desempregado, ganhando trocados para tocar na rua e em bares. De vez em quando algum concerto maior, que eu uso pra pagar as contas brabas.
    Estou contando tudo isso pra vcs entenderem o background do que preciso.

    PRECISO GRAVAR COM URGÊNCIA. Pois estão surgindo oportunidades que tô perdendo por não ter material.
    Preciso do mínimo do mínimo do mínimo, pra conseguir gravar:
    - violão (eletroacústico)
    - voz
    - talvez um baixo
    e os outros instrumentos consigo samplear.

    Preciso de gravações com um mínimo de qualidade, pra deixar minhas músicas "spotifyáveis", e também tentar fazer uma graninha com freelas (sou um bom violonista), trilha sonora, coisas assim.
    Mas tenho 0 euros/reais pra investir.

    O que vocês me recomendam pra começar?
    Será que um gravador estilo zoom e um bom ambiente supririam essas necessidades?

    Se eu for comprar um mic vou precisar comprar mesa, interface, etc. Aí vai muito além do que consigo.

    Por outro lado, se eu comprar mic, posso usar ele no palco também, não? Mesmo um condensador?
    Eu também tô sem equipamento de palco, mas pelo menos todas as casas tem o seu equip próprio por aqui.

    Como vocês podem ver, estou bem perdido e desesperado. Não entendo nada de equipamento, não tenho nada de grana e preciso de algo para ontem.
    Por favor, me deem uma luz. <3 <3 <3

    Abraços. Que a Arte vos abençoem.

    Uma das músicas que preciso gravar, pra ilustrar.


    Ningen
    Veterano
    # 10/jul/23 12:02
    · votar


    Lufraec

    Você é compositor e quer virar produtor para outras pessoas e vender seus serviços para eles? E essas pessoas vão colocar suas produções no Spotify? É isso?

    Wanton
    Veterano
    # 10/jul/23 12:05
    · votar


    Lufraec
    Se eu for comprar um mic vou precisar comprar mesa, interface, etc.

    Não precisa de mesa.


    Por outro lado, se eu comprar mic, posso usar ele no palco também, não? Mesmo um condensador?

    Até onde sei, não é uma boa ideia usar condensador no palco. Ele é muito sensível à microfonia.

    Lufraec
    Membro Novato
    # 10/jul/23 12:07
    · votar


    Você é compositor e quer virar produtor para outras pessoas e vender seus serviços para eles? E essas pessoas vão colocar suas produções no Spotify? É isso?
    Mais ou menos.
    Sou compositor e preciso virar produtor das minhas próprias músicas.
    Também, se possível, fazer uma graninha com freelas de gravação de linhas instrumentais (tem alguns jobs assim em sites como workana e upwork).

    Lufraec
    Membro Novato
    # 10/jul/23 12:09
    · votar


    Não precisa de mesa.

    Mas então como faço pra ligar o mic ao PC?

    Wanton
    Veterano
    # 10/jul/23 12:12
    · votar


    Lufraec
    Mas então como faço pra ligar o mic ao PC?

    Usa a interface.

    Lufraec
    Membro Novato
    # 10/jul/23 12:14
    · votar


    Usa a interface.
    Então vc sugere que a melhor opção é investir em mic + interface?
    Sabe recomendar alguma marca com padrão mínimo de qualidade?

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 10/jul/23 12:30
    · votar


    Cara, não toco nem canto metade do que vc faz, e não sei o que você considera um "padrão mínimo de qualidade", mas acho que a melhor solução "tudo em um" é pegar um iPhone ou iPad (pode ser velho, usado) e fazer tudo no GarageBand. Eu mesmo tenho vários microfones, mesa, guitarras, baixos, amps e a porra toda em casa... mas quando preciso gravar rápido pego um iPhone 8 (de 2017) e gravo com o microfone do celular mesmo. Equalizando direitinho e botando uns efeitos ele faz milagre. Esse vídeo aqui por exemplo:



    Gravei tudo no GarageBand do iPhone... o ukulele e a voz foram com o microfone do celular, o baixo e a guitarra foram ligados direto no celular com um iRig baratinho e eu usei os simuladores de amp do GrarageBand mesmo, e a bateria foi programada no GarageBand também. Tá perfeito? Claro que não. Tá "profissional"? Não também. Mas pra chegar nesse resultado usando um computador, interface e microfones você ia gastar bem mais grana.

    Wanton
    Veterano
    # 10/jul/23 12:55
    · votar


    BrotherCrow

    Talvez, o problema seja prestar serviço de gravação sem mostrar nenhum equipamento com cara de profissional. Se você se propõe a cobrar pela gravação, é importante ter uns equipamentos diferentes, que não são tão acessíveis para os civis. Todo negócio precisa de uma caixa preta que distancie o cliente da ideia de que ele poderia estar fazendo aquilo sozinho, em casa. Não sei qual é a visão de negócio do Lufraec, mas talvez seja algo a se considerar. Ressalto que faço uma avaliação superficial, sem conhecimento de contexto.


    Lufraec
    Então vc sugere que a melhor opção é investir em mic + interface?

    Muito difícil saber qual a melhor opção. Acho que podemos te dar um norte, mas eu falo como alguém que tem um home studio desatualizado e só gravou trabalhos dos outros poucas vezes. Eu entendo que seja a melhor opção, mas a minha resposta pode estar vencida há muitos anos. Não sei dizer.

    Ningen
    Veterano
    # 10/jul/23 13:27
    · votar


    Lufraec

    Sou compositor e preciso virar produtor das minhas próprias músicas.

    Será que você precisa mesmo "virar produtor das suas próprias músicas"?

    Digo isso pois se você ainda não é produtor, você vai ter que aprender, então suas produções vão ser a nível estudante por muito, muito tempo!

    Já pensou em trabalhar com algo que não te estresse tanto e pegar essa grana e pagar um produtor? Além da parte técnica desse profissional estar anos, literalmente, anos a frente da sua, trabalhar e encontrar harmonia em uma parceria com outro profissional da música pode ser extremamente valioso!

    Agora, nada impede de você comprar um gravador zoom para registrar suas composições, mostrar para alguém, gravar vídeo pro YouTube, instagram, tiktok ou o que seja...

    Mas não perca seu tempo batendo cabeça com produção multi instrumental se não for isso que queira...

    Quer ser compositor? Foca nisso, cara.... Pra compor vc precisa viver. Viva, componha, e pague alguém experiente pra deixar suas músicas muito melhores que você faria sozinho...

    Meus 5 centavos.

    Lufraec
    Membro Novato
    # 10/jul/23 13:31
    · votar


    Wanton Obrigado pela resposta.
    Na verdade o serviço que quero prestar não é gravando as pessoas, mas oferecer alguns trabalhos de composição "prontos para uso", digamos assim. Como trilhas pra games, jingles, trilhas sonoras para quaisquer outras coisas. Também já vi solicitações de serviços de freela para entregar uma linha de violão gravada para inserir em algum material, etc.

    Ou seja, o equipamento seria só para ME gravar, mas conseguir gerar material pronto para uso.
    Claro que me refiro a serviços pequenos. Eu não conseguiria entregar uma trilha para um game de empresa grande sem recursos. Mas consigo alguns trabalhos com indies de empresas pequenas. Mas para isso, as gravações precisam ter um mínimo de qualidade.

    Eu também não sei esclarecer qual seria esse mínimo em termos técnicos, pois como eu disse, eu AINDA não entendo nada de produção. Tô começando a estudar algumas coisas agora, por necessidade, ainda sem entender a maioria kk. Mas em linguagem leiga, gostaria de um som que pelo menos não causasse nenhum estranhamento negativo ao ouvir.

    Lufraec
    Membro Novato
    # 10/jul/23 13:44
    · votar


    Ningen
    São cinco centavos valiosos. Você disse coisas bem relevantes.
    Tenho essa consciência de que levaria anos para resultados que um profissional com anos de exp. consegue. Na verdade, não tenho grandes ambições. Só preciso de um mínimo para dar início e abrir algumas portas. Questão de trabalho está bem difícil aqui, ainda mais pra quem está com quase 40, só tem experiência com música e nada mais.
    Eu acho que um Zoom talvez suprisse minhas necessidades.
    Mas como não entendo muito, não sei se é possível um setzinho aceitável com menos investimento.
    Tô a meses refletindo sobre isso, e tudo me aponta para a ideia de que preciso de autonomia na produção, pelo menos por um tempo.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 10/jul/23 16:48
    · votar


    Wanton
    Talvez, o problema seja prestar serviço de gravação sem mostrar nenhum equipamento com cara de profissional. Se você se propõe a cobrar pela gravação, é importante ter uns equipamentos diferentes, que não são tão acessíveis para os civis.
    Concordo, se a ideia é produzir pra fora. Mas pelo que ele disse, a ideia é produzir só coisa própria. Acho que pra sair produzindo o mínimo, é necessário, além de microfone e interface, ter um computador razoável e licenças de software. O iPhone tem a vantagem de um microfone minimamente decente (que não precisa de interface porque já tá integrado) e software gratuito com qualidade boa.

    Lufraec
    Será que um gravador estilo zoom e um bom ambiente supririam essas necessidades?
    Eu tenho um Zoom H1 e uma câmera Zoom Q2N. Pelo menos pra mim, o som do microfone do iPhone é melhor que esses dois. Mas enfim, esses são os Zoom mais de entrada.

    Ningen
    Digo isso pois se você ainda não é produtor, você vai ter que aprender, então suas produções vão ser a nível estudante por muito, muito tempo!
    Aí eu concordo. Conheço gente que faz mixes incríveis com coisa mínima. Uma vez a minha banda foi ensaiar num estúdio e o dono, só de farra, pediu os nossos celulares emprestados e disse que ia usar pra gravar. Botou um celular gravando cada instrumento, jogou na DAW, a gente tocou um take e 10 minutos depois ele tinha uma mix surpreendentemente boa na mão. Saber o que tá fazendo é mais importante que equipamento.

    Lufraec
    Por último, cara... eu tinha um projeto (fiz durante a pandemia e parei faz uns meses porque tava muito na correria com trampo e agora estou me mudando pra Austrália e não tenho nem um violão aqui comigo) de fazer uma instrumental curta por semana. Tenho essa playlist com 143 músicas, todas gravadas e mixadas no celular:
    https://www.youtube.com/playlist?list=PL3gnzDN4xvikC3TFflG5RUEtS0bWM7X s0

    Quase tudo que é instrumento acústico foi gravado com mic do iPhone; guitarras e baixo direto no celular com iRig; samples, bateria e synths com GarageBand do celular.

    Lufraec
    Membro Novato
    # 10/jul/23 19:12
    · votar


    Concordo, se a ideia é produzir pra fora. Mas pelo que ele disse, a ideia é produzir só coisa própria. Acho que pra sair produzindo o mínimo, é necessário, além de microfone e interface, ter um computador razoável e licenças de software. O iPhone tem a vantagem de um microfone minimamente decente (que não precisa de interface porque já tá integrado) e software gratuito com qualidade boa.

    Tenho um Legion 5i da Lenovo. É um bom computador, mas não é Apple. Acaba que o iPhone vira um investimento mais caro que mic e interface, né?


    https://www.youtube.com/playlist?list=PL3gnzDN4xvikC3TFflG5RUEtS0bWM7X s0
    Obrigado. Vou ouvir com calma.

    Capoeira
    Veterano
    # 10/jul/23 21:47
    · votar


    vou ser curto e grosso: foca no que sabe fazer, que pelo entendi é tocar violão. faça amizades com outros músicos e produtores/engenheiros e tenta entrar no ramo como músico de sessão.

    shoyoninja
    Veterano
    # 10/jul/23 23:22
    · votar


    Indo na linha do Capoeira, com 0 reais a decisão é fácil, dá pra comprar 0 qualquer coisa...

    Sem ter uma perspectiva muito clara de retorno do valor, gastar o que não tem para comprar equipamento me parece temerário. O vídeo que você mandou me parece gravado com o microfone mais distante, pegando bem o som da sala, não é irreal tentar reproduzir usando um celular, em uma sala com uma acústica aceitável (basta não sobrar reverb demais) e configurando legal o ganho para não clipar.

    Ou até alguma câmera daquelas Canon basiconas tipo Powershot e cia, que não valem nada agora, têm microfone estéreo, capturam o vídeo de forma decente e permitem um ajuste de áudio aceitável.

    Depois edita o áudio numa DAW, como o Reaper.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipamento para Homestudio de Emergência