Normalize x Pre amp

Autor Mensagem
    RodrigoMCaldeira
    Membro Novato
    # 26/jun/23 16:48

quanto tenho uma música que o vocal tem duas maneiras de cantar, uma mais baixa e outra mais alta. Se eu fizer em uma tomada vou ter a parte com menos volume e a outra com mais volume.
    A parte com menos volume eu tenho a opção de usar o normalize caso precise de mais volume.
    Minha dúvida é o seguinte.
    Quando entro com o sinal baixo e uso o normalize eu perco qualidade sendo que estou tirando menos volume do pré?
    Seria melhor gravar em duas partes e tirar o máximo do pré para as duas partes?

makumbator
    Moderador
    # 26/jun/23 18:53
    · votar

RodrigoMCaldeira

Basta usar compressor para deixar os takes diferentes de maneira mais homogêneos. Mas tem todo um conhecimento necessário para saber mexer neles sem estragar o som.

Recomendo que vc pesquise sobre compressão em voz, mix de voz, etc…

shoyoninja
    Veterano
    # 27/jun/23 11:02
    · votar

Em geral, não. Prés genéricos não colorem muito o som, e contanto que esteja gravando em um nível razoável, não há problema.

Agora se você usar algo com transformadores no estágio se entrada, válvulas, um pré que colore e talvez até comprima o sinal, aí você pode esperar mais variações com o ganho. No caso algo que você encontra em prés dedicados e com custo muito mais alto.

Ningen
    Veterano
    # 27/jun/23 12:29 · Editado por: Ningen
    · votar

RodrigoMCaldeira

Na moral... Não perca seu tempo tentando resolver problemas que você nem sabe se existem...

#pas

RodrigoMCaldeira
    Membro Novato
    # 27/jun/23 18:54
    · votar

Recomendo que vc pesquise sobre compressão em voz, mix de voz, etc…

Vc não entendeu o que eu comentei. Sei como usar compressão. minha dúvida é se eu entrar com pouco volume no pré e usar o normalize em seguida eu perco qualidade sonora ao invés de entrar com o sinal do pré mais alto. não é sobre compressão que estou falando, Sei que dá pra usar compressão de diversas maneiras pra deixar o som melhor, mas não é isso.

RodrigoMCaldeira
    Membro Novato
    # 27/jun/23 19:00
    · votar

Em geral, não. Prés genéricos não colorem muito o som, e contanto que esteja gravando em um nível razoável, não há problema.

Legal.
    O que acontece é que quando o vocal tem duas variações de dinâmica, uma muito baixa e outra muito alta. Nessa que esta muito baixa se eu usar o normalize vou perder qualidade devido o sinal tá muito baixo? Ou compensa gravar essa parte separada com mais volume no pré?

makumbator
    Moderador
    # 27/jun/23 20:15 · Editado por: makumbator
    · votar

RodrigoMCaldeira

Certo. Cada pré tem um sweet spot que vai variar de acordo com o tipo de sinal e o nível de entrada. Vc está preocupado com diferenças de timbre entre os takes que fiquem muito evidentes? Ou apenas com receio de degradação e relação sinal/ruído entre os dois cenários?

RodrigoMCaldeira
    Membro Novato
    # 27/jun/23 21:02 · Editado por: RodrigoMCaldeira
    · votar

Vc está preocupado com diferenças de timbre entre os takes que fiquem muito evidentes? Ou apenas com receio de degradação e relação sinal/ruído entre os dois cenários?

Seria mais se eu tenho perda de qualidade quando eu optar por fazer um take só com as duas pegada de voz. Essa voz com menos pegada eu entrar com mais volume fazendo um take separado vou ter mais qualidade assim não precisando usar o normalize.

RodrigoMCaldeira
    Membro Novato
    # 27/jun/23 21:04
    · votar

[i]Na moral... Não perca seu tempo tentando resolver problemas que você nem sabe se existem...[/

Pra isso serve o forum, pra resolver problemas que eu talvez nem saiba que exista.

Schelb
    Veterano
    # 28/jun/23 19:01
    · votar

Cara, o único problema em subir o volume na pós gravação é quanto ao ruído de fundo. Esse ruído, que é próprio do processo de gravação, geralmente é bem baixo em relação ao que você está gravando quando você usa um volume adequado, agora, se você grava em baixo volume e depois aumenta esse volume na pós gravação, esse ruído vai ser aumentado junto. Daí é uma questão de teste pra ver se fica ruim ou não. Normalmente não é pra ficar ruim pq essa diferença de volume não deve ser tão grande.
    Um detalhe sobre esse ruído é que ele é mais alto em dispositivos de 16bit e mais imperceptível em 24bit. Em 24bit você costuma ter uma distância bem segura pra fazer edições de volume e de compressão.
    Por sinal, estou falando do que o makumbator comentou enquanto relação sinal/ruído. E como o shoyoninja tbm comentou, os prés atuais não costumam colorir o som, o que é diferente em prés analógicos antigos que colorem o som e aí mais ganho resulta em harmônicos e outras características.

shoyoninja
    Veterano
    # 28/jun/23 22:50
    · votar

Nessa que esta muito baixa se eu usar o normalize vou perder qualidade devido o sinal tá muito baixo?

Nem precisa normalizar também, ajuste nos faders/automação.

Wanton
    Veterano
    # 30/jun/23 09:14
    · votar

Pensando numa gambiarra aqui...

Nunca fiz nada assim, mas deve dar para gravar com dois microfones: um ajustado para receber volumes menores e o outro ajustado para não clipar com as porradas. Aí, grava num take só.

RodrigoMCaldeira
    Membro Novato
    # 04/jul/23 00:19
    · votar

valeu pelas respostas! Eu sei que pres valvulados pra tirar o máximo de qualidade tem que chegar próximo ao zero db no vu. Acredito que os pres modernos sem válvulas devem fazer uma pequena diferença entre gravar muito baixo e depois normalizar e gravar já com um volume mais alto. Acredito que gravar muito baixo não deve ser a melhor opção.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Normalize x Pre amp