ferramenta normalize sound forge

    Autor Mensagem
    trashit hc
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: trashit hc


    pessoal, eu tenho uma video aula completa do sound forge 7.

    o cara do video fala mais ou menos assim sobre a ferramenta normalize.

    normalize RMS to 6-db(very load) pra dá um peso
    normalize RMS to 10-db(speech) para voz
    normalize RMS to 16-db(music) para música

    dúvidas.

    essa ferramenta funciona mais ou menos como um compresor?
    por exemplo: se uma guitarra tiver clipando, eu posso usar o normalize na track antes? ou se eu usar quando a mix estiver terminada, a guitarra que não foi tirada a sua clipagem pode prejudicar na mix?
    ou quando normalizar a mix quando estiver terminada resolverá o problema da guitarra clipada?

    Edu_Afram
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    pelo que eu sei do normalize ele vai amplificar todas as frequencias até que uma chegue na quantidade de db que vc colocou, tipo ele aumenta o som gradativamente mas sem deixar clipa
    em relação a clipagem eu n sei se tem solução de tira em uma gravação, deve ter meios de melhorar eu acho

    Edu_Afram
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    isso que vc viu deve ser algum tipo de regra para mix, mas a grosso modo o normalize é usado pra aumentar o volume da faixa

    trashit hc
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Edu_Afram

    vc sabe me dizer então qual ferramenta é mais indicada no sound forge para corrigir uma clipagem? um compresor?

    eu sou meio leigo no assunto!

    valeu.

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    trashit hc
    Pelo meu pouco conhecimento e pelo que pesquiso e leio aqui, e em outros Foruns, o ideal seria você não deixar clipar NA MIX (no track onde a guitarra foi gravada), ali você pode usar um Compressor de modo que o som fique presente,porém sem ultrapassar a barreira dos 0,0dB, que determina a clipagem e por consequência a distorção, pois depois da Mix pronta e exportada fica praticamente impossivel de "retirar" essa clipagem.
    Você está usando o Sound Forge 7 para Pre-Masterizar? E você grava em qual programa multipista?
    Eu uso o Cubase SX3 para gravar e o Sound Forge 8 para pre-masterizar; ou seja, no Cubase, em tracks individuais, eu não deixo clipar nenhum instrumento, e depois no Sound Forge 8, eu pre-masterizo, fazendo os acertos necessários com um Compressor Multibanda, Limiters, e algum outro plugin que eu achar necessário.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço, Zélo Cardoso

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    zélo cardoso
    oq vc chama de masterização final?!

    trashit hc
    cara, tem um patch chamado "noise reduction" nele vem 4 plugins, um deles eh especialmente desenvolvido pra remover os clips, mas deve ser feito na faixa separada! na master fica foda fazer isso!

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: zélo cardoso
    · votar


    Slash_1989

    zélo cardoso
    oq vc chama de masterização final?!


    Meu camarada, eu chamo de masterização final o que eu li, pesquisei e aprendi com alguns amigos daqui e num artigo que li no site Home Studio do Sérgio Izecksohn, de que a Masterização é depois de Pre-Masterizar (que é fazer os acertos finais - fades, volumes, EQ, etc), você monta a sequência das músicas totalmente prontas num CD !!!
    Foi o que eu entendi, mas se estou errado, me desculpe !!!
    Valeu meu brother, um abraço, Zélo Cardoso!!!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    trashit hc

    Cara, se for um clip muito pequeno, vc pode até redesenhar a onda pra eliminar o clip, o que não é muito recomendável...
    Mas novamente, o ideal é não deixar clipar na captação. Isso porque a gravação de uma música é um processo cumulativo, onde a menor das desatenções pode dar a maior das dores de cabeça no futuro!!

    Abraços!

    trashit hc
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    zélo cardoso

    eu estou uando o sound forge 5, e o 9.
    o 9, eu uso para usar com amplitube e o guitar rig.
    e o 5 eu uso para mixar, masterizar, e tal. eu já me acustumei com ele.
    eu gravo com o sonar 6.
    eu entendi o que vc quis dizer sobre compressor! era uma dúvida pequena que eu tinha.

    valeu cara!

    abç.

    Slash_1989

    tô ligado rapaz, eu baixei o noise reduction, mais eu não uso muito ele não, porque quando eu vou tirar ruidos com ele, em vez de tirar, ele aumentar... hehehe

    valeu.

    BaNdAiD

    quando eu vou gravar uma guitarra em linha eu acerto o nivel de entrada do sinal pra não clipar, ai quando eu aplico o amplitube para simular amps, cabs, ai as vezes dá uma clipada! mais eu acho que eu posso controlar o volume no amplitube mesmo, ai evito a clipagem...

    valeu meu véio! sempre me ajudando!

    abç.

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    trashit hc

    mais eu acho que eu posso controlar o volume no amplitube mesmo, ai evito a clipagem...

    Exatamente! vc pode controlar o output do amplitube!! Dessa forma, evita clipar a faixa!

    valeu meu véio! sempre me ajudando!

    Relaxa, o forum é pra isso mesmo!!

    Abraços!

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    zélo cardoso
    relaxa cara!! nem sei pq vc fico nervoso! perguntei isso pq EU num sabia oq era uma masterização final! eu chamava essa parte de pre-master em uma track como sendo a final (pra track)!
    agora vc esclareceu mina duvida! master final eh com todo o cd pronto!!
    xPP


    trashit hc
    tô ligado rapaz, eu baixei o noise reduction, mais eu não uso muito ele não, porque quando eu vou tirar ruidos com ele, em vez de tirar, ele aumentar... hehehe

    vc ja leu como q elimina ruidos? tem q selecionar só o trecho com ruido, abrir o plugin e ir em "capture noise print" depois vc faz os ajustes pra ir eliminando! num eh facil, tem q ir na mão mmo!
    o plugin "anti-clipagen" eh bem simples! vc escolhe um nivel de db pra ele reduzir a msk pra naum ter clipagem!

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Slash_1989

    Meu brother eu não fiquei nervoso nada, sou da paz e bem relax, esse lance de "camarada" é um termo usado por essas bandas daqui do Espírito Santo onde moro, desculpe se me expressei mal !!!
    Grande abraço, Zélo Cardoso!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Protesto contra o normalize!!!!!!!!!! (rs)

    Mas o que acontece hoje em dia é que as músicas são todas produzidas e normalizadas para ficarem com um volume altíssimo e sem variações de dinâmica, chapadas e as vezes até distorcidas.
    Parece mentira mas quanto mais tecnologia se coloca nas mãos das pessoas, menos qualidade se encontra nos trabalhos produzidos (com algumas exceções).

    Que saudades daqueles álbuns do Pink Floyd cheios de detalhes que as vezes quase nem se ouvia, contrastando com momentos de crescimento e auge.

    trashit hc
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: trashit hc
    · votar


    fênix...

    galera, eu sei que a ferramenta normalize não é indicada em caso de clipagem, e a ferramenta volume do sound forge, ela pode ser usada para diminuir o volume e a clipagem?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ferramenta normalize sound forge