Dúvida de ajuste do Behringer Multigate XR4400

    Autor Mensagem
    Crisk
    Membro Novato
    # 31/ago/22 08:15 · Editado por: Crisk


    Instalei um multigate para meus microfones no estúdio e os resultados estão satisfatórios, porém o equipamento dá uma leve cortada na primeira sílaba quando alguém começa a falar (atrasa para abrir o gate). Vou enviar a foto de como estão regulados os knobs.

    [url=https://imagizer.imageshack.com/img924/8716/Vx2FvM.jpg[/url]

    shoyoninja
    Veterano
    # 31/ago/22 08:35
    · votar


    Opa.

    Está pedindo login para ver a imagem.

    Então... Esse XR4400 tem ajuste de ataque automático, diz a lenda que você não tem que se preocupar e que o equipamento se ajusta sozinho...

    E por isso, ele não tem controle de ataque...

    A imagem pede login, e não vou fazer conta pra ver. Está no modo gate? Tente deixar hold e release mais curtos mas seria realmente um ajuste do ataque...

    Crisk
    Membro Novato
    # 31/ago/22 12:40
    · votar


    Obrigado pela resposta! Acredito que copiando o link numa nova aba do navegador a imagem deve carregar. O equipamento está no modo gate, Hold posição 9 horas e Release 10:45

    makumbator
    Moderador
    # 31/ago/22 12:44
    · votar


    Crisk

    Mas se o equipamento tem mesmo o ataque automático, fica difícil controlar a atuação em um nível mais fino em determinadas situações. O ideal seria um gate todo regulável.

    makumbator
    Moderador
    # 31/ago/22 12:47 · Editado por: makumbator
    · votar


    shoyoninja

    Clique logo abaixo que tem como ver:

    https://imagizer.imageshack.com/img924/8716/Vx2FvM.jpg

    Ningen
    Veterano
    # 31/ago/22 14:02 · Editado por: Ningen
    · votar


    Esse post me fez pensar uma coisa... muitas vezes ouço (inclusive em inglês) "aumenta o ataque do compressor, ataque do gate, release do compressor" quando na verdade esses termos se referem ao áudio, e não ao efeito em si...
    Vez em quando minha mente buga quando tento configurar um gate por causa disso... o ataque do gate altera é o ataque do som que passa... Enfim....

    Sobre a questão do colega... você não deixou ele em modo expander?

    Segundo o manual*, quando em modo expander o ataque é automático/variável, quando em modo gate o ataque é fixo "extremamente rápido para todo tipo de bateria e sintetizador".

    * Segundo o manual em inglês... os filha da mãe simplificaram o pt-br ( ̄﹏ ̄;) A intro do manual original tem 2 páginas.. enquanto que na versão tupiniquim ela tem menos da metade de uma.

    Referência.

    Manual original em inglês.

    Crisk
    Membro Novato
    # 31/ago/22 15:34
    · votar


    Ningen, o equipamento está setado para Gate e não na opção Expander.
    Devo fazer o teste na opção Expander para ver se ajuda alguma coisa?

    Ningen
    Veterano
    # 31/ago/22 16:08 · Editado por: Ningen
    · votar


    Crisk

    Você está usando qual canal? Será que a função "COUPLE" não está ativada? Até onde eu entendi, se você ativar essa função, o canal (2 ou 3 ou 4) vai ignorar as próprias configurações e vai pegar as do canal 1.

    Edit: Vi aqui na foto que você aparentemente está usando o canal 1.. Ignore o texto acima... Cara.. ou o problema é que o Threshold está alto demais ou só pode ser problema na unidade... Não faz muito sentido você não conseguir tirar som razoável com esse aparelho... ◑﹏◐

    shoyoninja
    Veterano
    # 31/ago/22 17:40
    · votar


    Threshold pode ser mesmo, vai voltando aos poucos e vê se resolve.

    Crisk
    Membro Novato
    # 01/set/22 08:36 · Editado por: Crisk
    · votar


    Ningen, não está na função Couple. Vou ainda fazer mais testes e abaixar o Treshold. Acredito que sábado vou conseguir ter tempo para mais ajustes e vou atualizando aqui no fórum os resultados.

    Ningen
    Veterano
    # 02/set/22 14:23
    · votar


    Crisk

    Um adendo: Voz é um troço complicado de se usar gate, genericamente falando, pois varia demais... Muitos que processam voz no universo digital acabam cortando manualmente o silêncio por causa disso. Já no campo do analógico, o expander é muitas vezes usado por ser basicamente um gate mais brando, um gate em paralelo. Tanto é que se você analisar multitracks antigas, mesmo as super famosas, vazamento é algo bem comum.
    Analise bem se vale a pena usar gate em voz, pois dependendo do estilo, depois de um expander bem regulado, o vazamento se perde no meio do instrumental e não atrapalha.

    Outra coisa, cantor tem que aprender a se portar rsrsrs. Microfone é para cantar e não fazer outros barulhos hehehe.

    Crisk
    Membro Novato
    # 03/set/22 18:07
    · votar


    Verdade, adicionei um compressor físico antes do gate a está ajudando, não completamente mas resolveu mais de 70% meu problema. Agradeço à todos!

    shoyoninja
    Veterano
    # 04/set/22 12:13
    · votar


    Compressor antes de gate é... interessante... ????

    shoyoninja
    Veterano
    # 04/set/22 12:13
    · votar


    Compressor antes de gate é... interessante... ????

    Ningen
    Veterano
    # 04/set/22 17:00
    · votar


    Que estranho... O que o compressor faz é justamente diminuir a diferença de volume entre os sons mais baixos e os mais altos... Deste modo você está complicando a vida do gate... Algo errado não está certo rsrs

    makumbator
    Moderador
    # 04/set/22 17:05
    · votar


    Ningen
    shoyoninja

    O compressor que ele colocou antes deve estar alterando o nível de sinal recebido pelo gate (que está depois) e isso altera a atuação do controle de Threshold que foi configurado no gate.

    Crisk
    Membro Novato
    # 06/set/22 12:47
    · votar


    Devo trocar a ordem? Primeiro gate e depois compressor e aí para a mesa de áudio? Colocando compressor Melhorou meu caso mas foi pouca coisa, nada muito perceptível.

    shoyoninja
    Veterano
    # 08/set/22 11:18
    · votar


    É que não faz sentido... O compressor o oposto do gate, você está comprimindo para depois tentar expandir (gate é um expander com ratio infinito).

    Tente tirar o compressor e voltar o threshold do Gate até que o problema se resolva. Depois que o gate "filtra" a entrada, aí sim um compressor pode ajudar a controlar a dinâmica do material.

    No mais seria legal dar uma estudada no assunto, processadores de dinâmica, para ficar mais claro como esses dispositivos se comportam!

    Crisk
    Membro Novato
    # 09/set/22 08:39
    · votar


    Exatamente shoyoninja, infelizmente é complicado encontrar material sobre esse tipo de equipamento e ensinamentos, se por acaso tiver alguma recomendação de material para estudo fico grato. Vou sábado novamente ter tempo para fazer mais ajustes e trocar a ordem do compressor e do gate,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida de ajuste do Behringer Multigate XR4400