Como criar um sistema de retorno personalizado no Reaper com Placas de audio USB?

    Autor Mensagem
    Godlyrecon
    Membro Novato
    # mar/22 · Editado por: Godlyrecon


    Estava pensando em comprar uma interface Behringer UMC404HD e usa-lá para gravar e equalizar o som da minha banda. A idéia era plugar tanto essa interface quanto o meu amp code 50 no Reaper e criar tracks de retorno para cada um dos membros usando aquelas plaquinhas de audio USB baratas, por exemplo: A voz, o violão, o baixo e a Bateria seriam conectados na Behringer e a guitarra no amp (pois ele funciona como interface de audio também) e ambos conectados nas entradas USB do meu pc, assim, iria criar tracks de cada instrumento 4 vezes, encaminhando cada conjunto de todos os instrumentos para uma saída diferente (placas de audio USB), para que assim, cada um tenha um sistema de retorno personalizado. Mas tenho dúvidas se todos esses equipamentos ligados afetariam a performance consideravelmente e se não há jeitos até mais faceis e baratos de fazer um sistema de retorno.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/22
    · votar


    Godlyrecon

    Cara, prá ser honesto, não entendi o que você quer fazer.

    Ningen
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    Godlyrecon

    Como criar um sistema de retorno personalizado no Reaper com Placas de audio USB?

    Usando o ASIO4All. Em teoria, ele vai te permitir trabalhar com todas as interfaces e placas ao mesmo tempo. Em teoria, pois nem o ASIO4All é de confiança, tampouco essas placas de áudio USB genéricas que presumo estar querendo comprar.

    Certeza que precisa dessas placas USB a mais? Com interface + amp vc vai ter 6 saídas independentes mono...

    O ideal seria você comprar uma interface de áudio com a quantidade de saídas que você planeja usar... Mas como interfaces tão super caras ultimamente vou ficar na torcida pela sua gambiarra rsrs

    Ningen
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    Lelo Mig

    Eu imagino que ele queira comprar placas USB dessas e usar como saídas para os respectivos fones de ouvido.

    Godlyrecon
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Usando o ASIO4All. Em teoria, ele vai te permitir trabalhar com todas as interfaces e placas ao mesmo tempo. Em teoria, pois nem o ASIO4All é de confiança, tampouco essas placas de áudio USB genéricas que presumo estar querendo comprar.

    Assim, eu já fiz um teste prévio com uma dessas plaquinhas e realmente funcionou, consegui usar ela e outra saída ao mesmo tempo, só o que percebi foi um chiado, mas isso foi devido a qualidade do produto. O que me preocupa de fato é se tudo isso vai afetar o desempenho do programa e por consequência a latência de resposta. O meu Notebook é um intel i5 5200U e a placa de vídeo é uma Geforce 920m, é consideravelmente bom, mas me preocupa se 2 interfaces mandando sinal ao mesmo tempo para 16 tracks no Reaper e esse mesmo sinal sendo encaminhado para quatro saidas diferentes vá dar algum problema. Sou leigo no assunto

    Godlyrecon
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Eu imagino que ele queira comprar placas USB dessas e usar como saídas para os respectivos fones de ouvido.
    Essas mesmo

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ningen
    Godlyrecon

    Nunca vi alguém usar interfaces de áudio como saídas para monitoração (após áudio processado numa DAW). Desconheço o processo, nem sabia que é possível endereçar várias saídas diferentes dessa forma.

    Ningen
    Veterano
    # mar/22 · Editado por: Ningen
    · votar


    Godlyrecon

    Especifique direito o que você precisa pois está tudo muito vago ainda...

    mas me preocupa se 2 interfaces mandando sinal ao mesmo tempo para 16 tracks no Reaper e esse mesmo sinal sendo encaminhado para quatro saidas diferentes vá dar algum problema.

    Depende de que tipo de processamento você vai fazer... Se for só equalizar, como você disse, é tranquilo.

    Por que 16 tracks? 16 tracks de entrada?


    Dê detalhes do seu projeto que fica melhor para tentar ajudar.

    * não faz sentido haver ruído nas placas USB... você está usando elas como entrada? Aí não rola. Elas só aceitam aqueles microfones de pc mesmo.

    Ningen
    Veterano
    # mar/22 · Editado por: Ningen
    · votar


    Lelo Mig

    Nunca vi alguém usar interfaces de áudio como saídas para monitoração (após áudio processado numa DAW). Desconheço o processo, nem sabia que é possível endereçar várias saídas diferentes dessa forma.

    O endereçamento é a parte fácil... O problema maior penso estar nos ganhos pros fones de ouvido, afinal essas saídas são saídas de linha, com exceção da saída para fones de ouvido que geralmente é a 1/2. Uma solução apropriada seria um Powerplay, ou algo do tipo. Para se controlar ganhos individuais, mono/estéreo e etc.

    Aí entrariam as plaquinhas de som usb genéricas... que teoricamente foram feitas para fones de ouvido... Gambiarra de brazuca rsrs

    Godlyrecon
    Membro Novato
    # mar/22 · Editado por: Godlyrecon
    · votar


    Ningen

    Por que 16 tracks? 16 tracks de entrada?

    São 4 Músicos, tenho que encaminhar os 4 instrumentos para cada um, exemplo: Crio uma track - Coloco o Input relativo a guitarra - Encaminho o Output para a placa de audio onde os fones do guitarrista estão plugados - Crio outra track - Input da guitarra novamente - encaminho pro output do vocalista e assim vou fazendo, criando varias tracks do mesmo instrumento, só que encaminhando a saída para outro membro da banda, até que todos os instrumentos possam ser ouvidos por cada membro. Não sei se ficou claro.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    não entendi muito o que pretende ai

    quer que todos da banda tenho retorno via fone e que cada um consiga controlar seu fone com o volume que pretende ouvir de cada um da banda

    se for algo assim
    primeiro esquece essa ideia de economizar com plaquinha barata e ligar tudo junto, vai dar rolo, vai configurar errado, ningue vai entender direito a bagunça de plaquinhas e etc...

    pensa em algo como a behringer Xr18
    nesse modelo você pode por a "mesa" em um canto do palco, não precisa ser na frente como de costume
    que for ficar de operador fica com seu tablet com o canal principal
    cada músico fica com seu canal individual por fone, ela tem 6 saidas auxiliares pra isso, cada pode controlar sua via, por celular ou tablet, e mexendo na via dele, não mexe na via da frente

    talvez nessa cada músico precise ter seu power click pra dar um grau no volume do fone caso a banda toque sempre no talo de volume em palco

    --------------------------------------------------------------------

    mas ai surge outra dúvida:
    para que um sistema de retorno personalizado? vira se for local grande, porque se toca em barzinho, é pra todos se ouvirem ali por estarem um do lado do outro
    se for local grande, vocês já tem a parte de PA para o evento, ou isso é locado, ou tocam em festa do caqui ou encontro de motos?, lá já tem caixas retorno, e tudo mais

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Eu ainda não consegui entender o objetivo/eficiência prática disso e em qual situação se aplica.

    Ningen
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    fernando tecladista

    é pra todos se ouvirem ali por estarem um do lado do outro

    Também pensei nisso rsrsrs

    Grimc
    Veterano
    # mar/22 · Editado por: Grimc
    · votar


    Eu ainda não consegui entender o objetivo/eficiência prática disso e em qual situação se aplica.

    Só consigo imaginar que ta todo mundo usando plugin na daw pra tirar o som, aí faria sentido na atual era de galera trocando hardware fisico por plugins

    JJJ
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    Não sei se entendi direito, mas um monte de plaquinhas genéricas USB acho que vai dar um lag monstro e engasgos mil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como criar um sistema de retorno personalizado no Reaper com Placas de audio USB?