Guitarra como controlador midi

    Autor Mensagem
    Larryzada
    Membro Novato
    # set/21


    É possivel utilizar minha guitarra (mesmo que com equipamentos especiais) como controlador midi? Funcionando exatamente igual àqueles teclados midi.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    É sim, cara. Eu fiz esse vídeo aqui recentemente sobre o Fishman TriplePlay Connect, mas tem outras opções.



    fernando tecladista
    Veterano
    # set/21
    · votar


    pra instalar na propria guitarra
    tem da roland o captador GK + um módulo que codifica o sinal e vc toca com os timbres dele ou usa a saida midi para o pc
    e mais algumas marcas

    já vi algumas marcas com captador embutido de fábrica

    e tem umas guitarrinhas que no lugar de corda tem botões
    como a Yamaha EZAG Easy Guitar
    essas vejo que terá algumas coisas que não da na guitarra normal
    -como exemplo tocar bateria
    pode ser que no kit você toque ao mesmo tempo uma nota FA e um Fa#, que será em dois botões vizinhos, o que não dá pra fazer tocando em sistema com captador
    -two hands na mesma corda
    -o lado ruim que nessa que não existe bend que se consegue pela corda

    Larryzada
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    Valeu ai pessoal, tipo, eu to ligado que tem aquelas pedaleiras da roland la, gr55 etc... Pelo que vc disse fernando, e possivel usar so o gk3 pra conectar direto no pc

    Larryzada
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    E da pra se divertir com esse Fishman TriplePlay Connect brother? pq eu gosto muito daqueles sons de piano que tem na gr55, piano, orgão, sintetizadores etc... Vc usa algum plugin??

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    Larryzada
    O Triple Play funciona. Na verdade, ele funciona bem melhor do que eu demonstro nesse vídeo, porque eu quis mostrar eram os defeitos dele (tracking meia-boca, falta de dinâmica, etc.) por isso usei como controlador midi numa DAW que não é planejada pra ele. Ele vem com um software próprio pra iPad e computador que dá resultados muito melhores. Todos esses defeitos que eu mostro no vídeo não ocorrem no software oficial da Fishman. O software próprio dele reconhece acordes melhor, aceita bends, tem um ajuste de sensibilidade separado pra cada corda, é bem mais preciso.

    No vídeo, estou usando o GarageBand da Apple, que tem uma variedade legal de instrumentos. Testei com o Kontakt no PC também e funciona legal.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/21
    · votar


    Larryzada
    Pelo que vc disse fernando, e possivel usar so o gk3 pra conectar direto no pc
    o GK precisa do módulo ou pedaleira para converter o sinal nativo do GK para midi
    como esse aqui:
    https://www.roland.com/br/products/gr-55/

    eu nunca mexi em um sistema desse, e como é as opções de configuração mas meus amigos comentaram que cada corda fica em um canal midi devido aos bends,
    o comando midi de bend altera o " canal" não a corda
    se você tiver as 6 cordas em um canal só ativa todas elas no mesmo ponto e momento
    então se usa ideia é usar com algo externo precisa pesquisar sobre as opções de midi que você terá em quem vai receber
    por exemplo: eu tenho synth aqui que só recebe mensagem em um canal midi, tem outro que recebe em varios mas eu preciso programar o timbre de cada canal
    outro no ipad que só coloco "receive all" e tudo que vem até ele é tocado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra como controlador midi