Montagem de um estúdio comercial em um prédio

    Autor Mensagem
    MatSil
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: MatSil


    Boa tarde, pessoal
    Estou montando um estúdio comercial em um prédio. Atualmente, estamos pensando gravar na sala instrumentos como guitarra, violão, instrumentos de percussão, instrumentos de sopro, mas principalmente vocais. Seria esse um tamanho adequado para suportar os equipamentos e instrumentos?:
    Sala de gravação (medidas já atualizadas com o tratamento acústico):
    3.01m x 2.56m x 2.70m

    Sala da técnica/mixagem (medidas já atualizadas com o tratamento acústico):
    3.01m x 2.60m x 2.70m

    Alguns detalhes em relação ao tratamento acústico:
    Paredes em técnica de construção Drywall, sendo em gesso acartonado com lã mineral de rocha e vidro com 32 kg/m3 de densidade, entre as paredes; fixado em guias e montantes em aço galvanizado de 48 mm, sendo guias paralelas com chapas de gesso acartonado, uma de cada lado da parede e placas de lã mineral isolante de 32kg/m3 fixadas internamente com isolantes resilientes denominados banda acústica, sendo fixados no piso e teto do edifício.
    Além disso, teremos bass traps nas quinas das paredes.

    Valeu!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/21
    · votar


    MatSil

    Achei bem pequeno os ambientes, porém, dependendo do espaço tomado pelos equipamentos, dá pra produzir algumas coisas legais. Pra gravação de percussão e bateria eu acho que pode complicar um pouco.

    MatSil
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    LeandroP
    Acho que é verdade, vou ver se aumento a área. Estava pensando em diminuir um pouco a sala de gravação para conseguir assim ter duas salas de gravação, mas creio que isso trará mais prejuízos do que benefícios. Fico muito grato por sua opinião.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/21 · Editado por: LeandroP
    · votar


    MatSil

    Se pensa em gravar bateria e instrumento de percussão, acredito que quanto maior o espaço, melhor rs [Jimmy Page's Lesson]

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    Na falta de espaço, a técnica pode ser do tamanho de um banheiro! Não vejo razão para a técnica ser maior do que a gravação.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/21 · Editado por: LeandroP
    · votar


    MatSil

    E sendo em um prédio, recomendo fazer um forro com pelo menos 10cm do teto, e de preferência um piso elevado em pelo menos 5cm. Isso deve reduzir seu pé direito pra 2,55m. Não deve impactar no espaço como um todo, mas deve minimizar bastante os ruídos externos e internos. E você pode aproveitar o piso elevado pra passagem de cabos diversos. O piso elevado pode ser do tipo removível, inclusive.

    MatSil
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: MatSil
    · votar


    LeandroP
    entamoeba

    Pessoal muito obrigado pelas suas opiniões e dicas! Acho que vou voltar com o projeto anterior no qual tínhamos uma sala de gravação maior e uma técnica menor. Realmente não há necessidade de uma técnica quase do tamanho da sala de gravação.

    Filippo14
    Veterano
    # fev/21
    · votar


    Se você for fazer trabalhos de mixagem e masterização nesse estúdio, o espaço da técnica será bem importante, pois o ideal é que a tecnica tenha um espaço que não haja problemas de reflexão de frequencias e afins. Se não houver esse tipo de trabalho, ai eu concordo com o entamoeba

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montagem de um estúdio comercial em um prédio