Diário de montagem de Home Estudio

    Autor Mensagem
    TiagoBraw
    Veterano
    # jul/10


    Ola pessoal,

    Estou abrindo este tópico para reportar a minha experiência de montar um home estudio em meu apartamento e quem sabe receber o feedback de voces...

    Eu morava em uma casa, tinha feito um estudio no escritorio, era grande e nao nos preocupamos muito com vazamento de som, somente o tratamento (ja que era uma casa, o vizinho nunca reclamou)...
    Bom, me mudei e agora tenho um quartinho de empregada nos fundos de um apartamento e quero remontar meu estudio la. Tenho um orçamento tranquilo, mas nao gostaria de gastar dinheiro desnecessariamente.

    É muito pequeno, entao tenho que me preocupar com o espaço limitado também. Quero poder tocar com o volume relativamente alto, antes das 22hrs, claro.

    Segue meu setup:

    O quarto é pequeno (4m²), para isolamento usarei um revestimento de gesso a 5 centimetros da parede atual (para nao perder mais espaco so irei usar uma camada de gesso)...
    Estou considerando usar lã de vidro entre o gesso e a parede, vou comentar com o pedreiro que irá levantar o revestimento.

    A porta será um problema, mas ataco ela depois, estou me preocupando com as paredes por enquanto.

    O piso está emborrachado, e tenho espuma acustica mais que suficiente...

    minha preocupacao é vazar som para cima e para baixo... as paredes estarão com a camada de gesso, mas o teto conterá apenas espuma, e o chão com piso emborrachado.
    O apartamento é bem antigo e possui um vão entre andares (tem um alçapão debaixo do meu quarto)...

    Eu tenho um decibelímetro e irei fazer algumas medições....

    Meus equips:
    Caixa Marshall 80w prevalvulada, cubo de baixo Staner 150w, bateria eletronica Holand HD-1... Futuramente quero comprar um PA para ligar microfone. Como o espaço é pouco irei fazer uma bancada para por as caixas e pedestal para o PA.

    Depois eu posto umas fotos do espaço..

    Críticas e sugestões são muito bem vindas...

    Paz!

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    po maneroooo pakas cara

    mas se vc qr um estudio pra ensaiar tá certo tem que isolar o quarto pro som não sair.

    mas se vc qr um estudio pra gravar aí vc vai ter q isolar o quarto de maneira pro som não entrar, pro barulho externo não atrapalhar.

    mas é isso aí ... vc tem um equipo potente pra ensaios num quarto pequeno.

    já vi uma galera fazendo ensaio em casa que fiquei bem interessado, e já que vc usa batera eletronica fica mais facil ainda, vc pode arrumar um mixer de uns 6 canais, aí liga a batera, voz, guitarra e baixo nela e dps distribui em fones pra cada um da banda, ou seja, vc não vai precisar de P.A e Monitor, vai fazer mtooo menos barulho ( ou quase nenhum ), talvez nem precise fazer obra, mas é claro que é um pouco diferente ensaiar com Fones, mas é uma possibilidade mais pratica.

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    TiagoBraw
    acho que meu espaço é menor que o seu, mas dá pra se virar com o que você tem em equipamentos.

    Pra montar (eu estou ainda montando) meu homestudio, eu escolhi comprar 2 caixas de Sonique Wave para colar na parede:
    http://loja.vibrasom.ind.br/

    meu quarto deve ter algo entre 3,2x4,5 e a mudança dele você pode ver nessas fotos:
    http://picasaweb.google.com/tearodman/HomeStudio#
    Meu maior problema é a janela. Dá vontade de passar cimento na janela, mas ainda vou tentar uma solução com isopor + espuma acústica antes.

    Com a porta, huh, a solução que pensei realmente está salgado no momento:
    http://loja.vibrasom.ind.br/produto_detalhe.php?IdItem=204

    Dá vontade de comprar um terreno pra construir um estúdio nas medidas que eu gostaria, porque realmente não é fácil aprontar certinho.

    Para o teto, revestimento acústico.
    Para o chão, piso acústico:
    http://loja.vibrasom.ind.br/produto_detalhe.php?IdItem=206

    Estou usando essa loja porque foi a única que já comprei produtos. Tem outras no mercado, que não saberia te indicar. Vai como referência para exemplificação, ok.

    amplexos

    T.


    --- edit ---
    Seguindo o que o Pedroaugusto comentou, em casa, por causa da não eficácia total quanto à acústica, hoje, o que eu estou fazendo para tocar à noite, é ligar tudo em linha em uma interface de 8 canais, com saída para um amplificador de fones de ouvido, com 4/8 saídas, que possibilita que no meu caso, 4 pessoas consigam tocar relativamente sem fazer barulho, exceto o vocalista, que vai cantar/gritar - com microfones dinâmicos.
    Decerto que essa não seria a solução definitiva para seu caso, pois você quer e gosta de seus amps, certo? - mas pode ser um paliativo enquanto não tiver resolvido o problema da acústica.

    TiagoBraw
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Obrigado pelas sugestões...

    O estudio é só para ensaio, gravações não são o foco....

    Tocas com fones de ouvido não é uma solução prática pra mim, a ideia é colocar as válvulas para funcionar..

    T-Roadman:
    Muito bacana seu estudio... Ele é bem maior que o espaco que eu tenho!! Quando estiver mais estruturado eu posto umas fotos..

    Esta loja é muito util... obrigado mais uma vez!

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    TiagoBraw

    Antes de comprar placas de absorção, dê uma olhada na seção FAQ do Audiolist e procure por Acústica.

    TiagoBraw
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: TiagoBraw
    · votar


    Vou ver Thiago, obrigado!

    Eu estou usando este manual como referência.. Ja o li e achei muito interessante: http://arquivos.audiolist.org/down_db.php?page=get_file&id=37

    edit: Resumo:
    Compilação feita por Rafael Macedo Palazzo, dos artigos publicados nos sites da AudioList, Projeto Acmus (USP), e da Apostila de Acústica e Ruídos elaborada pelo Prof. Dr. João Candido Fernandes, da Unesp.

    Segundo suas próprias palavras: "A intenção inicial era reunir todas as informações que consegui na audiolist e montar um manual que tenha todas as informações de maneira rápida, sem ter que procurar algo em meio a uma infinidade de páginas salvas em meu computador. Como achei que ficou legal o resultado e acreditando ser de utilidade e interesse de todos, resolvi compartilhar meu trabalho de reunir as informações. Ressaltando que não são de minha autoria, no máximo fiz algumas adaptações e textos introdutórios."

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diário de montagem de Home Estudio