Alguma dica para rodar melhor o FL Studio em PC fraco?

    Autor Mensagem
    jnninho1
    Membro Novato
    # jul/20


    pessoal, sempre usei o FL Studio pra produzir, mas ultimamente comecei a usar uns instrumentos mais pesados no Kontakt, uns plugins tipo o Sampletank.. e quando abro varios desses no projeto, meu PC nao guenta e começa a bugar o áudio..

    ja deixei a latencia da placa de som no maximo, melhorou um pouco mas ainda continua ruim =(
    no gerenciamento de energia ta em alto desempenho, nao deixo nada aberto enquanto to mexendo no FL Studio

    meu pc:
    FX 6100 com overclock pra 4.1 ghz
    8 GB de RAM
    Placa de Som M Audio Fast Track MkII

    acredito que o problema seja o processador, pq no próprio FL Studio, da pra monitorar o uso da CPU e RAM, a RAM chega no maximo a uns 5600 gb, o CPU fica vermelho direto qnd buga o audio..

    alguem sabe uns macetes pra tentar diminuir o uso do processador sem precisar usar menos plugins?

    Ismah
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Mas porque abrir vários projetos?
    Segundo, sugiro que dê um freeze no que não precisar, e renderize o que puder...

    jnninho1
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Ismah
    eu abro varios plugins diferentes pra cada instrumento
    um pro baixo, outro pra bateria, outro pra percussão, e por ai vai..
    eu deixo ativado um recurso do FL Studio que deixa os plugins congelado enquanto não tao sendo tocados, ai ja libera um pouco de processamento
    mas não ta sendo o suficiente nesse projeto que to produzindo, tem uns 4 kontakt abertos, mais uns 4 plugins e outras coisas
    acho que nao tem muito o que fazer msm, a nao ser dar um upgrade nesse meu PC kkk

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    processador não é - mas overclock não é muito amigável para uso com home studio.
    8GB tb não é muito hoje em dia, mas dava conta.

    Qual windows? o driver pra Fast Track é o correto (não sei se ainda atualizam, mas se não atualizaram, seria melhor usar uma versão do windows que tenha suporte para o hardware oficial, com driver ASIO).

    jnninho1
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    T-Rodman
    eu to ciente que 8GB é pouco hoje em dia msm, pra jogos é mais puxado ainda, mas pra produção musical nunca chegou a esgotar os 8GB, sempre sobra uns 2 ou 3GB, entao acho que ta safe ainda

    eu uso o windows 10, mas ta liso, ja mexi bastante nele pra ficar sem nenhum tipo de bug, o driver da placa de som é o ultimo, apesar de ser bem antiga essa placa, ela tem compatibilidade com o W10

    pq não é amigável OC no processador pra home studio?
    eu fiz justamente pra ver se melhorava um pouco, mas sinceramente nao percebi nenhuma mudança, ai acabei deixando do jeito que tava msm
    a temperatura do processador tbm ta normal, comprei um cooler parrudo só pra fazer o OC

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    overclock tem 2 coisas:
    1. alteração no multiplicador - se estamos falando de overclock só no multiplicador, ok. só vai ter consumo maior por watt, mas dentro dos parâmetros, ok.
    2. alteração no bus da placa, tipo, se a placa opera em 133mhz e você faz overclock, digamos pra 166mhz você está acelerando não só o processador, mas todas as lanes de comunicação, ou seja, até dispositivo USB estará 'overclockado'. E é aqui que há ressalvas, pois não é porque o computador não trava porque a memória e o processador aguentam, que o resto vão aguentar também. Com alteração nesses parâmetros em certas aplicações específicas que você poderá ter comportamento estranho.
    É desse pressuposto que não se recomenda overclock em home studio.

    Além disso, AMD até dessa safra ai não costumava a ser 100% compatível com home studio. Eu tenho e uso como game uma estação parecida com a sua, mas dia mais e dia a menos eu tenho problemas com estabilidade na interface que uso nesse PC 'só pra ouvir música' assim dizendo.
    Da mesma época eu tenho uma workstation Xeon e um mac. E foi no mac que encontrei um pouco mais de estabilidade no sistema - ora usando o mac, ora usando hackintosh no Xeon.
    Como pouco uso homestudo ultimamente, eu só deixei de lado o mac aqui pra esse tipo de aplicação quando utilizar, com toda parafernalha de software e hardware na configuração da época - que é o que vejo muito estúdio operando - pra não ter inconsistências, eles acabam montando, configurando e setando o hardware e software para o equipamento que vão usar como dispositivo controlador de uma 'estação pro tools' por exemplo, e usam aquele conjunto por toda vida dele, sequer fazendo qualquer tipo de upgrade.

    amplexos

    T.

    Ningen
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    jnninho1

    Também acho que não seja culpa do processador, a não ser que ele esteja dando defeito.

    eu deixo ativado um recurso do FL Studio que deixa os plugins congelado enquanto não tao sendo tocados, ai ja libera um pouco de processamento mas não ta sendo o suficiente nesse projeto que to produzindo, tem uns 4 kontakt abertos, mais uns 4 plugins e outras coisas

    Que opção é essa do FL? Acho que você tá confundindo as coisas... Não vejo como isso seria praticável, esse freeze automático. Pois é um processo que pode demorar um pouco.
    Se você está com 4 Kontakts, transforme alguns em áudio. Se você fizer isso, você terá, não 4, mas pode renderizar/congelar 3 e ficar só com 1 Kontakt aberto... por exemplo...

    Não há razão para você ter todos abertos ao mesmo tempo. A não ser que você não saiba o que quer, e tenha que ficar pulando de instrumento a instrumento... Se você souber, foque numa faixa, desenvolva ela, congele-a, e vá para outra faixa.

    Outra coisa que costuma aliviar o PC do sanguessuga Kontakt é diminuir o máximo de samples tocados ao mesmo tempo. Faça o teste.

    jnninho1
    Membro Novato
    # jul/20 · Editado por: jnninho1
    · votar


    T-Rodman
    entao, eu aumentei só o multiplicador pelo amd overdrive, pela bios eu nem conseguia mexer em nada
    aumentei o multiplicador e a voltagem
    entao nao deve ta dando nenhum bug por causa do OC né?

    Ningen
    o recurso é o "Smart Disable", joguei no google e ta assim:

    "The Smart Disable switch is found on the plugin wrapper menu. Smart Disable turns off plugins when they are idle and can significantly reduce CPU load. NOTE: Some plugins can cause audio glitches if disabled, so use the per-wrapper switch to turn smart disable off."

    esses glitches que acontecem nao tem nada a ver com o meu problema, é que as vezes o som do plugin nao começa a tocar na hora, qnd ta um tempinho off, mas nem incomoda muito

    esse esquema de transformar os Kontakt's em audios, como funciona? daria pra continuar mexendo nas notas no piano roll?
    pq no Kontakt eu realmente nao fico mexendo muito, escolho o instrumento, configuro do jeito que quero e nao mexo mais la, só no piano roll que to sempre mudando alguma coisa
    vou ver esse esquema de mudar os samples tbm, valeuu

    Ningen
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    jnninho1

    Esse "Smart Disable", como eu suspeitei, é ooooutra coisa. Eu nem usaria isso. Esses plugins novos VST3 já fazem automaticamente esse bypass. Sem falar que simplesmente não me parece interessante... A não ser que você pare a produção e vá fazer alguma coisa em algum outro programa ou jogar com o FL aberto.. Talvez aí isso seja legal... Mas pra produção, não achei não.

    Eu não uso o FL então não tenho ideia de onde você congela/freezes a faixa/track... Dá um google... Isso vai te salvar demais...

    daria pra continuar mexendo nas notas no piano roll?

    Não dá! Ele vai transformar a faixa em áudio, o Kontakt não vai mais estar atuando... Para editar, você vai ter que descongelar a track/unfreeze.
    Se você tiver uma track de piano no Kontakt por exemplo, e congelar ela, ela não vai mais estar usando o Kontakt, vai virar um arquivo de áudio pronto muito mais leve na CPU, o áudio em si vai consumir virtualmente 0% de processamento.
    Se o seu computador não dá conta de editar várias faixas ao mesmo tempo.... Edite uma por uma, congelando as outras.
    Faça o teste que você vai entender o funcionamento.

    (Paulo Anhaia sobre o Freeze)

    Ismah
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    T-Rodman
    E foi no mac que encontrei um pouco mais de estabilidade no sistema

    Mas porque gastar com um Mac, se o Reaper é a mesma coisa... 3:)

    jnninho1
    não ta sendo o suficiente nesse projeto que to produzindo, tem uns 4 kontakt abertos, mais uns 4 plugins e outras coisas
    acho que nao tem muito o que fazer msm, a nao ser dar um upgrade nesse meu PC


    Eu já te dei a solução alternativa: renderizar essas partes do projeto.

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    quando fui começar a escolher uma DAW eu acabei optando pelo mac e acabei no Logic.
    Até tenho por aqui Ableton Live e Pro Tools, mas o Logic foi bem mais fácil se adaptar. Mas isso foi por 2010/2011, mac pro e imac a preço perto dos 4k como um Dell ou uma workstation que também comprei na mesma época.
    Hoje está bem inviável em termos de preço até PC comum, rs. Mas se não tivesse hardware nenhum, talvez iria montar um Core i5 com 16gb, SSD 256GB, HD 3TB para storage e hackintosh - com o Logic ainda, rs.

    amplexos

    T.

    jnninho1
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Ningen
    Ismah
    T-Rodman
    pessoal, valeu pelas dicas, acho que finalmente consegui configurar de um jeito que fique legal e da pra produzir de boa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguma dica para rodar melhor o FL Studio em PC fraco?