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Casper Veterano
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# jan/20
Nunca tinha me importado muito com isso, mas nesse final de ano percebi um grande uso de equipamentos de reprodução em mono, do tipo das JBL Eon e similares. No hotel onde fiquei tinha um do lado da piscina, por exemplo.
Em uma hora testei rapidamente umas gravações minhas e percebi muitos defeitos graves. Eu sempre gravo com pan extremo. Algumas coisas que eu gravei ficaram com as partes estéreo muito mais baixas quando reproduzidas em mono. O reverb que uso (de forma muito econômica) foi o que ficou mais horroroso em mono. Comecei a rever alguns de meus procedimentos, para tentar deixar as coisas mais compatíveis para mono.
Alguma dica dos usuários mais experientes?
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makumbator Moderador
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# jan/20 · Editado por: makumbator
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Casper
Não vejo isso como defeito, e sim uma característica de se mixar para estéreo. Obviamente você pode sempre conferir como anda sua sonoridade em mono. Muitas DAWs tem esse recurso nativo (fazer a saída virar mono), mas se não tiver é só usar um plugin pra isso.
Outra maneira (complementar aos ouvidos) é usar um medidor que mostre a distribuição do sinal na panorâmica (e assim como o outro recurso, há DAWs com tal possibilidade nativa e também há plugins que fazem tal tarefa).
Tem gente que inclusive faz mixes separadas para mono prevendo esses problemas (por exemplo, no mercado de música sertaneja é comum fazerem mixes mono e estéreo separadas, uma vez que há muitas rádios AM que vão preferir a versão monofônica).
O difícil é que se você começar a pensar em mixar sempre pensando em mono, vai também se restringir e não aproveitar tudo que o estéreo oferece. É um problema de difícil solução.
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Casper Veterano
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# jan/20
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Caro makumbator:
Acabei de instalar dois audio vectorscope (de grátis, obviamente) para testar. Só para ilustrar, ouça esse synth da introdução em mono. Fica bem brochante.
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makumbator Moderador
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# jan/20
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Casper Só para ilustrar, ouça esse synth da introdução em mono.
Cadê o synth?
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Casper Veterano
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# jan/20
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Essa música fica bem prejudicada em mono.
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makumbator Moderador
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# jan/20
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Casper
É, a intro perde todos aqueles efeitos parecidos com delays que só aparecem nos extremos da panorâmica. Muda totalmente o efeito percussivo do tema.
Mas esse é o problema, você vai deixar de usar tais recursos estéreos só pra ter maior compatibilidade com mono?
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Casper Veterano
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# jan/20
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Caro makumbator:
Mas esse é o problema, você vai deixar de usar tais recursos estéreos só pra ter maior compatibilidade com mono?
É, esse é o problema (risos).
Uma coisa que atenua o problema é usar o reverb em mono, na track estéreo. Sim, estraga muito da ambiência, mas a "tradução" para o mono fica intacta.
Reverbs muito "estéreos", muito "espalhados" parecem criar mais problema. Um meio termo, não deixar totalmente mono, mas fechar ele um pouco talvez seja uma solução mais racional.
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Del-Rei Veterano |
# jan/20
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Eu acho que não mudaria a forma de mixar minhas músicas. Estatisticamente ouço muito pouco em aparelho mono, acho que não compensa sacrificar o desempenho da música....
Um aceno de longe!!!
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Casper Veterano
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# abr/20
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https://www.youtube.com/watch?v=spaqBr-cCFw
https://www.youtube.com/watch?v=YDk5MKeYwkc
https://www.youtube.com/watch?v=lAKE7a4ovuY
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Casper Veterano
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# abr/20
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https://www.youtube.com/watch?v=o0B6s0RcanE
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Casper Veterano
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# abr/20
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https://www.youtube.com/watch?v=a41CKbD4b98
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Ismah Veterano |
# abr/20
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Bom... Essa preocupação sempre existiu, já que aparelhos monofônicos não são novidade, mas realmente tem voltado a se popularizar. Com isso, o pan extremo não foi abandonado, mas ele entrou como dobras, como takes stereo e por aí vai.
Uso o Reaper a alguns anos, e a função mono é fundamental. Ela me permite fazer uma mix com o que realmente considero importante, e deixar os floreios de lado (literalmente).
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