Gravação de instrumento

    Autor Mensagem
    Thiago2206
    Membro Novato
    # nov/19


    Ola, tenho um XPS 10 e quero poder gravar oque toco nele no meu PC, com o timbre do teclado.
    Eu estava vendo de comprar uma interface de audio mas tenho duvida se com ela eu consigo gravar o som do teclado ou so vou conseguir usar como controlador!

    Como faço para poder gravar sem atraso ? Por favor, me ajudem !!!

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    A interface de audio serve justamente para isso. Transformar o som analógico que sai do instrumento em som digital. Você utiliza cabos P10 ou XRL.
    O controlador, normalmente, vem com cabo USB que você pluga diretamente no computador, não precisando de interface.

    Thiago2206
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Eu estava pronto para comprar a interface de audio umc22 (acho que e esse o nome), mas vendo uns videos, meio que entendi que so vou conseguir gravar se tiver algum instrumento digital (VST).

    A interface de audio faz o serviço de gravar o timbre do meu teclado ?

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    Você está confundindo as coisas, deixa eu tentar explicar...

    O teclado (aquele que sai som dele sem precisar ligar no computador) possui uma saída que provavelmente será P10 ou XRL. Nesse caso, você pluga um cabo no teclado e a outra ponta na interface de audio. O som que será gerado no computador será exatamente o mesmo que sai do seu teclado.

    O Controlador midi não gera nenhum tipo de som. Ele apenas envia sinais ao computador. Lá no computador, você precisa de um software de instrumento virtual (VST). Nesse caso, você toca no controlador e o som gerado, será aquele que o simulador (VST) gera.

    makumbator
    Moderador
    # nov/19
    · votar


    Thiago2206

    A interface de audio faz o serviço de gravar o timbre do meu teclado ?

    Sim, é claro. É que há opções de instrumentos VST que soam melhores que os timbres internos de muitos teclados. Nesses casos é preferível usar o teclado apenas para acionar os timbres do instrumento VST (com o teclado atuando basicamente como um controlador midi).

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Uma ressalva. Se o seu teclado tiver a função também de controlador, então você terá os dois em um só. A forma com que você vai ligar no pc vai depender do que você quer gravar. O som do teclado ou o som gerado pelo VST.

    Um exemplo de software que utiliza de VSTs é o Kontakt.

    Thiago2206
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Ok, entendi, só pra confirmar.

    Tenho um XPS 10, vou liga na porta P10 da interface de Áudio e vou plugar o cabo USB da interface no Pc e vou gravar no Reaper.

    O timbre que vai ser gravado vai ser o do meu teclado.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Thiago2206

    Exato. Dá uma olhada em reviews dessa interface na internet antes de comprar.

    Exemplo:


    makumbator
    Moderador
    # nov/19
    · votar


    Thiago2206
    Tenho um XPS 10, vou liga na porta P10 da interface de Áudio

    Então, o problema é que assim você vai gravar em mono, e o ideal para gravar teclado é usar em estéreo. Se for usar essa interface em específico (que é um tanto restrita em quantidade de canais) teria que usar um cabo P10 - P10 em um canal (na entrada combo da interface) e mais um P10 - P10 no outro canal (gravando ambos ao mesmo tempo).

    Imagino que essa interface permita gravar as duas entradas ao mesmo tempo. Mas eu confirmaria isso antes de comprar.

    Thiago2206
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Já olhei bastante, acredito que ela me servi, pretendo somente gravar play backs no teclado, usando 1 ou mais tracks.. ou acrescentar voz !!! Nada muito profissional não

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Então tecnicamente poderia gravar em mono mesmo. Apesar de que gravar em stereo, é algo tão simples, que não sei se valeria a economia.

    Thiago2206
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    No Reaper tem como transforma de mono para stereo depois de gravado ?

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Ter tem, várias formas e maneiras de fazer um áudio mono, soar stereo. E em qualquer DAW.
    Só que o stereo do teclado é bem mais complexo... Geralmente ele simula o instrumento real, incluindo a " direção de origem do som".

    Um órgão de tubos tem uma disposição diversa dos tubos, além da ambiência diferente, que torna cada instrumento único sonoramente. Existem infinitas possibilidades pra essa configuração.

    Um piano tem as cordas graves a esquerda, as agudas a direita, e as médias ao centro. O que faz com que o som de cada corda chegue de maneira diferente aos ouvidos, e isso é imitado em maior ou menor grau, dependendo do teclado.

    Um naipe, tem também uma disposição específica, que é imitada... E por aí vai...

    Isso até lá é simulável, mas deve dar um trabalho absurdo. Eu abriria a trilha monofônica no Melodyne Studio e isolaria cada nota individualmente, pra mexer no panorama de cada uma por vez... Não vale a pena...

    Não há grande problema em ser uma faixa mono, grande parte dos aparelhos não é stereo, ou tem uma distância entre as caixas que é desprezível. Todavia, pra gerar o stereo, é mais fácil gravar em stereo já.

    Ningen
    Veterano
    # nov/19 · Editado por: Ningen
    · votar


    Thiago2206

    Rapaaaz eu pegaria a UMC202 (grava estéreo, 2 LINEs) e não a 22 (mono 1 LINE). Bem mais versátil, vale à pena pagar a diferença. Se quiser um pouco mais de qualidade e confiabilidade, pegue uma Focusrite Scarlett 2i2. o/

    Edit: Lembrando que se você comprar a mono (UMC22) vai ligar o p10 no jack combo (Mic/Line 1) e não no (Inst 2), apesar do teclado ser um "instrumento" o áudio que sai dele, sai no nível LINE.

    Thiago2206
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    A UMC22 não grava estéreo ? Mesmo ligando um p10 em cada canal?

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Thiago2206
    A UMC22 não grava estéreo ? Mesmo ligando um p10 em cada canal?

    Eu nunca usei essa interface, então não posso responder. Mas se seu teclado tiver saída dupla stereo e a interface gravar simultaneamente ao menos dois canais mono, então você pode ligar o stereo em cada canal e depois juntar esses dois canais e transformá-lo em stereo.

    Ningen
    Veterano
    # nov/19 · Editado por: Ningen
    · votar


    Thiago2206
    Beto Guitar Player

    A UMC22 grava dois canais simultaneamente (possibilitando o estéreo), porém um deles é Hi-Z (Alta impedância, pra ligar guitarra/violão).
    Ela tem 2 entradas mas só uma é adequada pro teclado, entende?

    A UMC202 não. Grava tanto dois microfones quanto duas guitarras quanto dois canais do teclado (LINE), resultando no estéreo ideal.
    "TRUE DUAL CHANNEL"

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Ningen

    Entendi, então o ideal seria a UMC202 mesmo.
    Aproveitando o gancho desse tópico, queria tirar uma dúvida.

    Eu não tenho teclado e nem controlador, mas gosto de incorporar sons de keys em minhas músicas, principalmente piano. Eu escrevo algumas linhas no Guitar Pro e exporto como mid. Daí importo no FL e uso algum VST. Quando eu crio as linhas, normalmente escrevo uma linha grave em clave de F e outra mais aguda em G. Na hora de rodar no FL, coloco a grave um pouco pro lado esquerdo e o agudo um pouco pro direito.
    Apesar de todo esse trabalho, sinto que o resultado não me soa como um grande piano stereo.

    Alguém sabe uma maneira de fazer isso funcionar de maneira, ao menos, decente?

    Thiago2206
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Qual seria o problema de ligar o teclado na saida P10, sem ser a que pode ligar o microfone tbm !?

    Oque acontece se eu usar a UMC22 pra gravar stereo, usando a saida LINE e a Outra P10 normal ?

    Ningen
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Beto Guitar Player

    Primeiro que, ao menos com os Pianos que uso (Alicia Keys, Waves, Piano In Blue), não há a necessidade de se separar as "mãos", as claves. Nesses, e imagino que em todos, à medida que vc vai pro graves, (o som caminha pro lado esquerdo) naturalmente. A não ser, é claro, que você esteja em um preset do tipo stage, por exemplo, que por simular o Piano no palco, longe, acaba sumindo com o efeito estéreo.

    Thiago2206
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Não consegui entender muito bem ? Pode explicar de maneira mais leiga kkkkk
    PFV

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Ningen

    Eu testei o Addictive Keys da XLN e não percebi muito a expansão do stereo. Até dei uma olhada no manual por cima, mas não achei nada sobre isso. Estava até querendo testar com o Stereo Imager, pra ver se dava uma melhorada.

    De qualquer maneira, eu vou testar com calma, vai ver estou fazendo alguma coisa errada.

    Ningen
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Thiago2206

    Eu não sei exatamente o que pode acontecer se você ligar saída LINE na entrada lNST, nem se pode queimar a entrada. Só sei que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Eu não arrisco. Se a grana tá curta, compro o que posso e não arrisco estragar.

    Ningen
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Beto Guitar Player

    Esse eu não tenho, mas talvez seja alguma coisa com a simulação de microfones. Muitos tem controle de Pan embutidos... Depois vou dar uma olhada nisso mais a fundo.

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Beto Guitar Player
    Alguém sabe uma maneira de fazer isso funcionar de maneira, ao menos, decente?

    Escrevi isso acima... Abrindo o piano num plug-in/software como o Melodyne Studio, isolando as notas e abrindo o pan manualmente. Provavelmente deve haver alguma automação viável pra isso.

    Ningen
    por simular o Piano no palco, longe, acaba sumindo com o efeito estéreo

    Não conheço, mas provavelmente é um plug-in stereo ainda assim, só com panorama mais fechado... Geralmente se usa mais de um microfone para captar o piano, devido a extensão do instrumento mesmo. E ainda se acerta as fases de tudo...

    Thiago2206
    Qual seria o problema de ligar o teclado na saida P10, sem ser a que pode ligar o microfone tbm !?
    Oque acontece se eu usar a UMC22 pra gravar stereo, usando a saida LINE e a Outra P10 normal ?

    Acho que está confundindo entradas e saídas...
    Se ligar na entrada Hi-Z (alta impedância, para ligar um instrumento passivo, como uma guitarra), vai ter perdas no timbre e diferença no volume das gravações. Ao aumentar o sinal já gravado, trás ruído.

    Não consegui entender muito bem ? Pode explicar de maneira mais leiga

    Não consigo tornar um assunto mais fácil. Mas veja bem, você mesmo se assume leigo, veio voluntariamente perguntar aqui, e tem umas 4 pessoas dizendo que não dá muito certo... Poderia ser mais simples e dizer logo o que tá pegando, pois sua insistência é ilógica... Sem soar ofensivo, mas se está determinado a comprar a UCM22, não tem o que argumentar aqui. Compre, e faça o melhor que der com ela... :)

    Ismah
    Veterano
    # nov/19 · Editado por: Ismah
    · votar


    Ningen
    Eu não sei exatamente o que pode acontecer se você ligar saída LINE na entrada lNST, nem se pode queimar a entrada.

    Não... O sinal de linha é variável, não há muito consenso sobre o nível de sinal real... Pelo menos 3 padrões -10, 0 e +4 dB... EDIT: dBV se não me falhar a memória...
    Todavia, opera com uma baixa impedância de carga, então ao ligar numa alta impedância tende a ter um nível muito baixo...
    Há uma ligeira diferença, e concordo que não vale a pena arriscar, mesmo o risco sendo mais remoto.

    Ningen
    Veterano
    # nov/19 · Editado por: Ningen
    · votar


    Ismah

    Não...

    Valeu!

    Não conheço, mas provavelmente é um plug-in stereo ainda assim, só com panorama mais fechado... Geralmente se usa mais de um microfone para captar o piano, devido a extensão do instrumento mesmo. E ainda se acerta as fases de tudo...

    Isso. Isso que eu quis dizer. Que dependendo do preset o panorama fecha, deixa de evidenciar a localização das teclas no espaço LR

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de instrumento