Duvida sobre phantom power

    Autor Mensagem
    mr. dids
    Membro Novato
    # jul/19


    Galera, emprestei um mic condensador para uma pessoa e esqueci de avisar que ele precisava do phantom power. Só lembrei quando ela relatou que o mic funcionou, mas as vezes parecia que parava de funcionar.
    Ai bateu a duvida, o que pode acontecer se ligar um mic que precisa de phantom power e esquecer de ligar o phantom power na mesa? Pode queimar o mic ou mesa? Pode resultar em algum dano na capsula do mic? Enfim... pode dar algum prejuízo?
    Valeu.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jul/19 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    Até onde eu sei, o Phantom Power serve somente para alimentar o microfone, logo, se não estiver ligada essa opção, o microfone simplesmente não vai funcionar.
    Esse relato da pessoa de que parava de funcionar pode ser por causa da tensão que a mesa estava enviando ser insuficiente para alimentar o seu microfone.

    makumbator
    Moderador
    # jul/19
    · votar


    O funcionamento intermitente do microfone também pode ser causado por cabo com mal contato nos conectores ou no condutor. Com Isso a energia vem e vai para o mic, causando o funcionamento irregular.

    mr. dids
    Membro Novato
    # jul/19
    · votar


    Eles realmente não ligaram no phantom power. Imagino que ele funcionava nos momentoa em que tinha mais pressão sonora, assim a capsula conseguia se movimentar e ele captava alguma coisa, e quando ficava com menos pressão sonora parava de funcionar.
    A questão é se isso afeta de algum modo o microfone ou a mesa. Acho que teóricamente não deve afetar pois, como disse o beto, a energia só não chega suficiente para o microfone funcionar.
    Mas como existe a possibilidade de estragar falantes ligados em amplificadores com menor potencia, fiquei na dúvida se o mesmo se aplica para a capsula do microfone, já que um falante e uma capsula são quase a mesma coisa só que invertidos.

    makumbator
    Moderador
    # jul/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    mr. dids
    magino que ele funcionava nos momentoa em que tinha mais pressão sonora, assim a capsula conseguia se movimentar e ele captava alguma coisa, e quando ficava com menos pressão sonora parava de funcionar.

    Minha experiência com mic com phantom power via cabo (e os eletro com bateria também) é que eles não dão som algum sem energia. Ficam mortos mesmo. Mas quem sabe com uma fonte sonora massiva chegue algum som na mesa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre phantom power