Autor |
Mensagem |
mr. dids Membro Novato |
# jul/19
Galera, emprestei um mic condensador para uma pessoa e esqueci de avisar que ele precisava do phantom power. Só lembrei quando ela relatou que o mic funcionou, mas as vezes parecia que parava de funcionar. Ai bateu a duvida, o que pode acontecer se ligar um mic que precisa de phantom power e esquecer de ligar o phantom power na mesa? Pode queimar o mic ou mesa? Pode resultar em algum dano na capsula do mic? Enfim... pode dar algum prejuízo? Valeu.
|
Beto Guitar Player Veterano |
# jul/19 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar
Até onde eu sei, o Phantom Power serve somente para alimentar o microfone, logo, se não estiver ligada essa opção, o microfone simplesmente não vai funcionar. Esse relato da pessoa de que parava de funcionar pode ser por causa da tensão que a mesa estava enviando ser insuficiente para alimentar o seu microfone.
|
makumbator Moderador
|
# jul/19
· votar
O funcionamento intermitente do microfone também pode ser causado por cabo com mal contato nos conectores ou no condutor. Com Isso a energia vem e vai para o mic, causando o funcionamento irregular.
|
mr. dids Membro Novato |
# jul/19
· votar
Eles realmente não ligaram no phantom power. Imagino que ele funcionava nos momentoa em que tinha mais pressão sonora, assim a capsula conseguia se movimentar e ele captava alguma coisa, e quando ficava com menos pressão sonora parava de funcionar. A questão é se isso afeta de algum modo o microfone ou a mesa. Acho que teóricamente não deve afetar pois, como disse o beto, a energia só não chega suficiente para o microfone funcionar. Mas como existe a possibilidade de estragar falantes ligados em amplificadores com menor potencia, fiquei na dúvida se o mesmo se aplica para a capsula do microfone, já que um falante e uma capsula são quase a mesma coisa só que invertidos.
|
makumbator Moderador
|
# jul/19 · Editado por: makumbator
· votar
mr. dids magino que ele funcionava nos momentoa em que tinha mais pressão sonora, assim a capsula conseguia se movimentar e ele captava alguma coisa, e quando ficava com menos pressão sonora parava de funcionar.
Minha experiência com mic com phantom power via cabo (e os eletro com bateria também) é que eles não dão som algum sem energia. Ficam mortos mesmo. Mas quem sabe com uma fonte sonora massiva chegue algum som na mesa.
|