Microfone MK100TL Funciona Com Phantom Power?

    Autor Mensagem
    riquiferr
    Membro Novato
    # fev/19


    Olá, pessoal, é a minha primeira vez por aqui e eu resolvi postar uma dúvida pois é o primeiro lugar que me vem a cabeça, já que sempre que pesquiso sobre alguma coisa envolvendo produção musical, sempre acabo caindo em algum tópico daqui.

    Pois bem, ano retrasado eu comprei um microfone condensador (sei lá se realmente é condensador) chamado MK100TL com o objetivo de ter uma certa qualidade de áudio em gameplays. Eu comprei no aliexpress e vocês podem ver o anúncio do mic no link abaixo (eu comprei nesse anúncio mesmo):

    https://pt.aliexpress.com/item/Radio-Broadcasting-Wired-Microphone-USB -Condenser-Sound-Recording-Mic-with-Stand-for-Chatting-Singing-Karaoke /32622571028.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.25d4b90aViaOUf

    Pois bem, ele veio com uma interface de áudio externa usb, eis uma foto do mesmo:

    https://i.imgur.com/sWdtsfk.jpg

    Na minha ignorância, o microfone só funcionava com essa interface. Mas, tudo bem, tudo funcionou direitinho durante o ano inteiro de 2018.
    Esses dias o microfone simplesmente parou de funcionar e eu tentei plugar ele diretamente na interface p2 da minha placa mãe ao invés de usar a placa de som externa usb. Para a minha supresa o mic funcionou. Conclusão: a interface usb parou de funcionar. Até ai tudo bem.

    Antes de continuar com a minha dúvida, eu gostaria de passar algumas informações extras.

    Pois bem, eu pesquisei muito antes de comprar este tal MK100TL e mesmo com os pitacos de muitos sobre “não existir atalhos” e que é preciso gastar dinheiro com um mic condensador confiável e uma interface de áudio decente eu resolvi comprar este mic pois eu só precisava de uma boa qualidade de áudio em gameplays que eu pretendia fazer para postar no youtube.

    Acontece que eu não coloquei este projeto de gravar gameplays para frente e, basicamente, o microfone ficou de enfeite por aqui, com usos periódicos em jogatinas online.

    Entretanto, eu resolvi me aventurar em criar músicas e fiz vários testes com o volume do mic e estudei um pouco sobre edição de áudio, e eu até que fiquei satisfeito com o que estava tirando dele. Eu comecei a criar um rap no FL Studio, criei as batidas e gravei um trecho do vocal, para quem quiser ouvir:

    https://drive.google.com/open?id=13ledB7x8YGFgQSZiz8PLPwlEkq6v61LY

    Pois bem, eu comecei a criar este rap há um tempão atrás e gravei o trecho acima antes da interface usb externa quebrar. Eu deixei este projeto de rap amador na gaveta e fui fazer outras coisas da vida. Hoje, eu resolvi terminar de gravar ele e, quando fui gravar o resto do vocal, percebi que ficou horrível. Imediatamente comecei a fazer vários pequenos testes de gravação no audacity e notei que a qualidade da gravação está extremamente inferior das gravações efetuadas quando o mic estava conectado na placa de som externa usb que veio com ele.

    Pois bem, logo conclui que talvez a placa de som usb, por mais vagabunda, ainda deixava a gravação superior do que a interface onboard da minha placa mãe. Ou isso ou o mic está defeituoso...

    Certo, então, eu comecei a pesquisar alguns modelos de placas de som externas usb e então eu tive a ideia de comprar uma interface de som com phantom power, especificamente essa:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1119474119-interface-de-audio- usb-u-phoria-um2-behringer-de-48-khz-_JM?matt_tool=92817523&matt_word& gclid=CjwKCAiA45njBRBwEiwASnZT55hCmZS9RLt1eATPRBkEhFQc0qO30toyFudj1ZbR VGdNEv2RXhX2yhoCYy8QAvD_BwE&quantity=1&variation=28785707341

    A minha pergunta é, eu posso comprar esta interface de áudio e usar no meu mic?

    Eu tenho essa dúvida pois o cabo que veio com meu mic se bifurca em um conector p2 e um conector usb, como vocês podem ver na foto:

    https://i.imgur.com/NDmNZlO.jpg

    Eu posso comprar um cabo xlr padrão e usar no MK100TL normalmente com a interface behringer? Se sim, eu teria algum ganho na captação do áudio ou, por limitações do mic em si, daria no mesmo que utilizar uma placa de som externa vagabunda desta mesma que já veio com ele?

    Lembrando que eu estava satisfeito com áudio que estava tirando dele até a interface usb quebrar e eu conectar diretamente no p2 da placa mãe.

    Ningen
    Veterano
    # fev/19 · Editado por: Ningen
    · votar


    Pelo que eu entendi esse microfone não foi feito pra ser usado de forma convencional com interfaces como essa da Behringer... Ele me parece um daqueles condensadores que funcionavam com pilha porém ao invés da pilha, a energia chega via USB, que fornece 5v.

    Ou seja, você pode até queimar o microfone se usar na behringer já que o phantom power pode chegar a 48v.

    Mas o que me deixou encucado foi essa "interface" que chegou junto com o mic, que nada mais é que uma placa de som externa/usb... Segundo o anúncio no Aliexpress ela pode ser necessária SE você estiver tentando utilizar esse microfone nesses notebooks que só tem um jack pra microfone+fones de ouvido, por exemplo... De modo que não é pra existir essa diferença toda entre essa "interface" e sua placa on-board/placa mãe...

    Talvez o problema esteja nessa conexão usb... que por algum motivo 5volts não estão chegando no microfone... fazendo com que o circuito de amplificação de som não funcione corretamente...

    riquiferr
    Membro Novato
    # fev/19 · Editado por: riquiferr
    · votar


    Pelo que eu entendi esse microfone não foi feito pra ser usado de forma convencional com interfaces como essa da Behringer... Ele me parece um daqueles condensadores que funcionavam com pilha porém ao invés da pilha, a energia chega via USB, que fornece 5v.

    Ou seja, você pode até queimar o microfone já que o phantom power pode chegar a 48v.

    Mas o que me deixou encucado foi essa "interface" que chegou junto com o mic, que nada mais é que uma placa de som externa/usb... Segundo o anúncio no Aliexpress ela pode ser necessária SE você estiver tentando utilizar esse microfone nesses notebooks que só tem um jack pra microfone+fones de ouvido, por exemplo... De modo que não é pra existir essa diferença toda entre essa "interface" e sua placa on-board/placa mãe...

    Talvez o problema esteja nessa conexão usb... que por algum motivo 5volts não estão chegando no microfone... fazendo com que o circuito de amplificação de som não funcione corretamente...


    Cara, depois de ler o seu comentário eu liguei de novo aqui porém eu tive o cuidado de deixar o cabo afastado dos outros e refiz alguns testes de gravação, parece que ele voltou ao normal. Será que foi algum problema de interferência no p2 ou de alimentação do usb?

    Aliás, eu realmente suspeitei que poderia queimar o mic se tentasse usar o phantom 48v, pois imaginei que o mk100tl usasse 5v de energia com o usb. Acontece que eu ouvi falar que o bm800 pode ser usado com phantom power e ele possui um cabo semelhante ao do meu, a diferença é que o bm800 só tem o p2 sem o usb extra.

    Aproveitando o tópico, não sei você ouviu o rap, mas, se eu comprar esse mic:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704563615-microfone-arcano-p-e studio-am-01-condensador-_JM?quantity=1&variation=18250729704

    Juntamente com aquela interface da behringer, utilizando as mesmas técnicas que eu utilizei para gravar o vocal daquele rap, eu teria um resultado muito superior?

    Ningen
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Será que foi algum problema de interferência no p2 ou de alimentação do usb?

    Acho que é mais fácil você responder essa que eu.

    Juntamente com aquela interface da behringer, utilizando as mesmas técnicas que eu utilizei para gravar o vocal daquele rap, eu teria um resultado muito superior?

    Isso é relativo.

    Vá numa loja do ramo é peça pra testar uma interface mais condensador de verdade. E "veja com seus próprios olhos" kkk.

    riquiferr
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Vá numa loja do ramo é peça pra testar uma interface mais condensador de verdade. E "veja com seus próprios olhos" kkk.

    Quem me dera existisse loja do ramo na minha cidade, kkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone MK100TL Funciona Com Phantom Power?