Escala maior e menor

    Autor Mensagem
    Aline Avelino
    Membro Novato
    # out/18


    Pessoal,se eu estou produzindo um arranjo de teclado na escala maior de C,posso usar a escala de E,por exemplo,pra criar uma linha de baixo?Ou eu devo limitar a minha produção somente na escala C?
    Ou seja,a música inteira deve ser dentro da escala C?Obrigada.

    TendTudo
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Pode usar Em também pois o Mi menor ta na escala de C.
    O acorde Em ta na escala de C. E G B

    Filippo14
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Aline Avelino

    Pera ai, acho que o colega fez uma confusão.

    A escala maior de C pode ser "refeita" partindo de notas diferentes que já estão nessa escala de C maior.

    Nesse caso que você comentou, você pode criar a linha de baixo usando a escala de E frígio, que são exatamente as mesmas notas que estão na escala de C maior, só a ordem que muda.

    Você pode até usar notas dissonantes e deixar o arranjo mais complexo e naturalmente "atonal", pois usar notas fora da escala "fundamental" vai gerar acordes fora do campo harmônico tradicional.

    Abs,

    TendTudo
    Membro Novato
    # out/18 · Editado por: TendTudo
    · votar


    Mas escala de C é próxima de Cm.
    E também pode usar C#menor

    TendTudo
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Onde estão makumba e os moderadores do fórum?

    Aline Avelino
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    A minha confusão era por achar que eu deveria criar uma música inteira na escala de C,mas não a de D ou outra.No caso,eu queria misturar as escalas dentro da música.Eu posso,por exemplo,ter uma música com uma escala maior e menor?Duas melodias,elas sendo escala maior e menor?Eu tô separando cada coisa em seu canal.Eu uso o Ableton Live.

    Filippo14
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Aline Avelino

    Falar que não pode é meio restritivo e forçado demais, mas acho bem complicado você conseguir combinar um C maior com um C menor. Pela sua pergunta me parece que você está em um nível teórico um pouco iniciante, então eu testaria muita coisa, mas tentaria estudar e manter um senso crítico do que ta sendo feito, para não sair besteira.

    Esse arranjo é para você mesma?

    Aline Avelino
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Filippo14
    É verdade,eu estou no básico do básico,faz pouco tempo que comecei a estudar teoria,ainda estou tentando ligar os pontinhos rs.
    A música é pra mim sim,porque ainda estou fazendo os testes,considero bem cedo para postar algo em público,ainda mais se eu errar na escala e sincronização.Eu tive uma clareada boa com esse tópico,muito obrigada pela ajuda e a todos que tem colaborado.

    Filippo14
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Aline Avelino
    Pesquisa sobre escala maior e menor, modos gregos e tal. Tem muuuuuita coisa aqui no fórum e tem diversos sites com várias explicações.

    Da uma olhada em um site chamado "Descomplicando a Música". Acho ele muito claro, combinando com o fórum para tirar dúvidas e usar a busca acho que ficará muito claro para você se esclarecer.

    Mas a priori, para te ajudar, mantém tudo na mesma escala, tudo em C maior. Se a base da música forem acordes, use os que estão no campo harmonico dessa escala (só pesquisar), procure por cadências famosas e tente replicar nesse tom. Lembrando que todos os instrumentos tem que tocar os mesmos acordes. A altura das notas (graves e agudas) podem mudar, mas todos tem que estar tocando as mesmas notas. Alguns podem omitir algumas, outros reforçarem alguma, mas tudo "conversando".

    O Baixo, nesse início, deve focar mais em tocar a tônica (nota que nomeia o acorde), posteriormente, conforme você for estudando, você pdoerá tocar mais notas no baixo e outros instrumentos.

    Aline Avelino
    Membro Novato
    # out/18 · Editado por: Aline Avelino
    · votar


    Filippo14
    Inicialmente eu usava melodias prontas em MIDI,só mudava o timbre no VSTI,mas não estava sendo sincera comigo,porque quero aprender.Dessa eu não sabia mesmo,que todos os instrumentos têm que ter o mesmo acorde.Então se eu faço um baixo em C,eu devo fazer um teclado em C,mas em oitavas diferentes?O motivo de eu abrir o tópico foi,porque eu me perdi no excesso de informação da internet,estava procurando algo mais direcionado para as minhas dúvidas.Do software eu até entendo bem,mas criar a música do zero,tem sido um desafio e tanto.Já trabalhei com Loops,mas não era a minha identidade.Vou seguir o seu conselho em relação às indicações de estudo.Você entende muito,um dia pretendo chegar lá também,obrigada de verdade.

    Filippo14
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Aline Avelino

    Em 99% dos casos os instrumentos fazem os mesmos acordes, somente em oitavas e combinações de alturas de notas diferentes.

    Esse site tem tudo muito mastigado e dividido em níveis. Inclusive comprei a apostila deles e gostei bastante.

    Abs,

    TendTudo
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    http://www.descomplicandoamusica.com/tons-vizinhos/

    Lelo Mig
    Membro
    # out/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Aline Avelino

    Aline, primeiramente, em música, não existe uma regra tão rígida, algo que não possa ser usado ou tenha obrigatóriedade.

    A primeira coisa que te aconselho é se libertar desta rigidez. Não é 2 + 2.

    Você estuda as escalas para aprender, entender, como as notas, os sons, se comportam, a relação entre sons distintos, a logica de intervalos e como se estruturam, se relacionam e o resultado que essa cadeia sonora produz.

    Ao relacionar algumas notas elas podem soar estranhas. Descombinadas, incomodar. E mesmo assim vai ter muita relação com sua educação... O que pode soar estranho pra você pode não ser para um oriental, e vice e versa.

    Aconselho fazer o contrário. Faça suas composições e arranjos, baseados na sonoridade, em seu ouvido. Depois de pronto, definida a "linha sonora" que lhe agrada, esmiuce o que você fez e estude a relação entre as notas, intervalos, escalas e estrutura que você construiu.

    Você irá perceber, que via de regra, o que lhe soa agradável, estará dentro de uma "conexão".

    Estude, a teoria é importante para conhecer a musica e entende-la. É uma ferramenta importante e facilitará muito.

    Mas, neste inicio, não deixe que este tipo de dúvida cerceie sua criatividade. E, se em alguns pontos, você não confia em seus ouvidos plenamente, nesta hora use a regra comum, que não haverá erro.

    Sei que não respondi sua pergunta. Porque em verdade nenhuma resposta será verdade absoluta.

    Aline Avelino
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    TendTudo
    Obrigada pela gentileza do link direto :)

    Aline Avelino
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Lelo Mig
    Eu já vi muitos comentários no SoundCloud e no Youtube das pessoas mais entendidas comentando os erros estruturais das músicas,esse é o meu receio: confundir as escalas.Eu comprei um curso hoje online e estarei treinando pra ver se eu melhoro mais os meus acertos.Você já estudou pelo curso Edon?Eu comprei um kit de 6 dvds dele,curso básico de teclado,mas pra frente pretendo adquirir a apostila do site Descomplicando a Música que o Filippo14 falou,eu li o índice,parece ser bem completo mesmo,mas vou com um passo de cada vez,já estou atolada de coisa para estudar rsrs.
    Eu gosto muito de usar síncope,como eu estou no meio do Tech House,pra mim soa bem.Muitas vezes recebemos críticas mais pelo preconceito musical do que necessariamente pela análise da produção.Obrigada por disponibilizar o seu tempo para me ajudar :)

    Lelo Mig
    Membro
    # out/18
    · votar


    Aline Avelino

    "Eu já vi muitos comentários no SoundCloud e no Youtube das pessoas mais entendidas comentando os erros estruturais das músicas,"

    Cuidado com isso....hoje em dia o que mais tem é "pessoas entendidas" de YouTube e Internet. Aí você se pergunta, qual a obra prima que este expert escreveu? E fica sem resposta.

    Entenda bem, de forma alguma digo para não estudar. Apenas, não teorize demais, aplicando "fórmulas estruturais" de certo ou errado.

    Existe, atualmente, pela vaidade de "pagar de expert" e impressionar incautos, uma inversão de valores.

    Eu posso destrinchar a Flauta Mágica de Mozart, por exemplo, e analisar a estrutura e intenção de cada nota ali colocada. Mas Mozart não pensou nisso antes de compor, compôs à partir de uma linha melodica que cantarolou, uma criação, uma idéia em sua cabeça. Entende?

    Aline Avelino
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Lelo Mig
    Verdade mesmo,muitas pessoas gostam de desmotivarem as outras por pura maldade,hoje em dia estamos sendo julgados a todo instante com a difusão das mídias sociais,por causa disso,sempre tenho a impressão que nunca estou preparada para mostrar o meu trabalho para o mundo.

    TendTudo
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Aline Avelino
    Comece pela relativa menor da escala maior de C, escala menor de Lá. Lá Si Dó assim sendo componha uma base em C e improvisa nas pentas de Lá menor.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/18
    · votar


    TendTudo

    Para de falar bosta...vai confundir a guria....kkkk

    TendTudo
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    No mess Lelo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala maior e menor