Sintetizador ou PC bom com vsti

    Autor Mensagem
    Victor6699
    Membro Novato
    # jan/18


    Galera, to com uma dúvida persistente aqui...

    Pretendo mexer com criação de áudio para diversos setores. Seria mais viável para um bom banco de sonoridade um teclado sintetizador foda ou um PC que suporte bem varios vsti com um controlador ?

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Victor6699

    Computador, sem dúvida nenhuma!

    Victor6699
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Entendi. Mas agora, da para fazer um bom banco com VSTi fáceis de adquirir (gratuito ou craqueado) ou seria mais um gasto a se pensar com VSTi pagos? Porque a dúvida gera também na qualidade dos instrumentos, sempre me vem na cabeça que um sintetizador teria melhor qualidade.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Victor6699

    Um bom sintetizador custa uma grana! Qual tu tá querendo pegar?

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Depende muito dos estilos de música que você quer produzir ou gravar.

    Os dois se completam, mais um teclado controlador, conforme o seu setup for evoluindo.
    Dependendo dos estilos, tanto o sintetizador vai sair caro, como também os softwares.
    Hoje em dia os softwares já estão deixando marcas digitais nos arquivos, e usar programas não registrados não é uma boa opção.

    Além de problemas com vírus, o maior problema a meu ver são as atualizações, estes softwares alternativos, sempre dão problemas.
    Se quer qualidade tem usar softwares registrados.

    DAW (digital audio workstation - estação de trabalho) mais softwares de instrumentos virtuais, mais softwarers de efeito, e outros auxiliares com boas ferramentas, como editores de áudio, editores de partitura e muito mais.

    E o principal aprender a lidar com tudo isto, que leva um certo tempo.

    Tem que começar de maneira simples, fazendo o básico e usando o que tem, e aos poucos ir arrumando tudo.

    Tempos atrás fiz um post, sobre o tema, que tem dicas para quem esta começando, pode ser que seja útil para você:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/332557/

    Nos conte mais sobre quais estilos musicais você quer produzir?

    Victor6699
    Membro Novato
    # jan/18 · Editado por: Victor6699
    · votar


    Na verdade a intenção é criação de trilhas para publicidade e filmes. Ainda seria melhor o uso computador + controlador ? Creio que o mais essencial seria VSTI com qualidades fiéis ao instrumento físico.

    Ainda não tenho em mente qual dos equipamentos comprar. Digamos que dependendo do benefício teria um orçamento entre 5 a 6 mil.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Só um sintetizador dos bons pode consumir todo o seu orçamento.

    Seria recomendável você começar com o que já tem.
    Qual DAW você usa?
    Você já tem teclado, sabe tocar teclado?

    O melhor caminho parece ser usar um teclado controlador intermediário.
    Entretanto não dá para descartar um teclado com sons próprios, tipo workstation, que também pode ser usado como controlador, com um custo mais baixo.
    Eu fiquei neste dilema, e para usar como controlador, comprei o Korg Microstation, uma estação de trabalho de baixo custo, que tem um som próprio razoável, ideal para tocar, tem teclas pequenas e é pequeno, mas útil.
    O outro teclado que uso também é uma workstation da Yamaha PSR S 910, com o foco mais em arranjos.
    E por se pequeno dá para levar nas minhas viagens.
    No Korg microstation dá para sequenciar as músicas ou partes dela, depois se exporta o midi para o computador e se finaliza o trabalho.
    O importante deste Korg é que é uma worskstation.
    Já o Yamaha esta num nível superior, nem tanto nos timbres mas nos recursos de produção, mas é superpesado para transportar.

    Hoje existem mais opções, que tem que analisar com cuidado, mas o caminho parece ser este.
    Não estou dizendo que tem que ser este Korg, mas que é uma boa opção é um bom começo, pois não vai custar tão caro, ou encontrar algo similar.


    Porque toda vez que vai tocar e ficar conectando no computador dá uma trabalheira danada, com um teclado com som próprio é só ligar e tocar, mesmo ouvindo com fones, ou caixas de som, em qualquer lugar, sala ou ambiente.
    E para aprender a tocar tem que ter som próprio, não que necessite ser um virtuoso.

    E começar com o que tem e ir ganhando experiência, para depois numa etapa futura, saber discernir melhor, e começara a comprar os softwares necessários.
    Com conhecimento próprio vai saber escolher melhor e evitar erros na compra, tanto de teclados como de softwares.
    Não vejo com bom olhos tentar fazer tudo de uma só vez.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Na verdade a intenção é criação de trilhas para publicidade e filmes. Ainda seria melhor o uso computador + controlador ?

    Claro. Com um synth tu vai ficar limitado. Compre um bom pc com bastante memória e hd e seja feliz! :)

    Victor6699
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    No momento tenho apenas um controlador UMX610 da behringer. Estou quase optando pelo computador bom mesmo e ir comprando VST's de pouco a pouco mesmo. Tem algum tópico com bons VSTI para compra ?

    Ainda não sei tocar teclado. Apenas tenho uma noção porque estudo musica, meu instrumento mesmo é o violao. Mas quanto a isso vou começar aprender.

    Já pegando carona... Salvar partituras MIDI e colar na DAW já é um adianto no processo quando for usar puramente VSTI ?

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Victor6699
    Ainda não sei tocar teclado. Apenas tenho uma noção porque estudo musica, meu instrumento mesmo é o violao. Mas quanto a isso vou começar aprender.

    Seja bem-vindo ao clube! Não toco teclado, mas tenho um, pois facilita nas coisas! :P

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem.
    Tá muito bom este controlador UMX610 para começar.
    Repito, você tem que começar com o que tem, evitando no início gastos desnecessários.
    Comece a comprar somente depois que já ganhar certa experiência em VSTs, pois com o conhecimento principalmente da instalação, depois você vai saber escolher.
    Naquele post que citei tem dicas de como começar com softwares gratuitos, e começa pela escolha de uma DAW, leia e releia que ali tem muitos links do que você esta pedindo, pelo jeito você nem leu.
    A DAW é melhor comprar, pois os softwares gratuitos nesta área são muito limitados.

    Você tem que ir montando uma biblioteca (assim que se chama) de instrumentos virtuais, como também de efeitos
    Junto com o seu teclado UMX 610 deve ter vindo uma DAW, a energy xt versão mais compacta (deve ter limitações), se for adquirir uma DAW, compre este energy xt versão completa, que segundo me consta esta com um bom preço (29 euros), e trata-se de uma DAW madura, que funciona bem com VSTs, e vá baixando e instalando os players de instrumentos virtuais indicados no link, tá quase tudo lá o que você precisa, e vai demorar semanas e semanas para instalar tudo.
    E esta versão limitada do energy xt deve ter uma oferta de upgrade para a versão completa, e aí vai custar mais barato ainda.
    Depois mais para a frente ganhando experiência você pode escolher uma DAW intermediária, e depois mais lá na frente ainda uma DAW Top, evite cracks e outros genéricos, só lembrando, que os softwares mais recentes, deixam marcas digitais nas gravações, e como você quer se profissionalizar e levar a coisa de forma séria, o caminho é usar softwares legalizados, isto é com registro no site oficial do produtor, pois só tem vantagens, vai poder desfrutar das atualizações sempre com um preço mais em conta, e vai contar com o software mais recente.
    Softwares sem registro podem comprometer o seu trabalho, e se alcançar sucesso nas suas produções, o arquivo de áudio vai ficar sujeito a verificações, e aí como fica, sem registro, vai se dar mal.

    Agora dá uma trabalheira danada montar uma boa biblioteca de VSTs, leva um bom tempo, não se iluda com facilidades, serão terabytes de programas.

    Tem que ir buscando um equilíbrio entre as partes, pois envolve um bom computador, com um bom hd, e boas memórias, interface de áudio, teclado controlador, softwares, monitores de áudio, bons microfones, bons cabos, bons fones de ouvido e muito, muito mais.
    E a conta toda fica cara, por isto que tem que ir aos poucos e saber o que esta fazendo, planejando as futuras aquisições.

    Começando com o que já tem você vai descobrir as suas limitações, e vai saber o melhor caminho a seguir, não dá para queimar etapas.

    Um site onde sempre compro bons softwares é o da Daccord do Brasil, lá de Pernambuco, que tem uma linha muito boa, já fiz várias aquisições, e a vantagem é que dá para comprar a prazo, pois é um site brasileiro.

    https://www.daccord.com.br

    Os preços dentro da realidade nacional são competitivos.
    As vezes é melhor comprar direto do produtor internacional, mas as vezes é vantagem comprar aqui no Brasil mesmo.

    Outro site bom para comprar instrumentos virtuais é o da zero-g, internacional do reino unido.

    https://zero-g.co.uk

    E aqui tem que ficar atento as ofertas, só comprar quando tiver ofertas, aí o custo baixa, e sempre tem boas ofertas.

    E vá escutando as faixas de audio demo.
    Produtos que destaco: Sintetizadores: Phaedra, Epica, Vocais e Pads: Todos da Ethera que são de tirar o folego, efeitos e sons para música de filmes e games: Shadowlands, Other worlds; EVE, Odyssey, e muito mais.

    Só que tem um porém, os instrumentos virtuais são bons, mas requerem a versão completa do player Kontakt, para poderem rodar sem limitações, o Kontakt completo deve estar custando perto de US 300,00 mais impostos de importação, o que quase dobra o preço do produto, pois o software vem em DVD, e o governo federal e o estados tributam como se fosse uma mídia normal de música, e da-lhe impostos.
    Na versão simples do Kontakt player estes instrumentos só funcionam durante 30 minutos, o que dá até para contornar reiniciando o aplicativo, mas é chato fazer isto.

    E o Kontakt player é o principal player de VSTs do mercado, aqui estão os melhores instrumentos, e como você vai trabalhar com instrumentos virtuais, não dá para escapar deste software.
    Tem algumas versões de softwares gratuitos que funcionam plenamente no Kontakt player gratuito, tem que pesquisar e experimentar.

    Uma boa bateria virtual grátis que funciona no Kontakt é esta:

    http://sennheiser.us/drummica.html

    Outro bom site, que tem ofertas semanais, lá embaixo tem um link Weeky Specials, que sempre tem ofertas de 70% de desconto, as vezes aparece alguma coisa boa, outras vezes não, então tem que ter critério e saber o que realmente é bom, já aconteceu de pegar produtos muito bons aqui.

    http://www.bigfishaudio.com

    E a procura por bons instrumentos é interminável, e aqui dá para ouvir, assim como nos sites da zero, Best Service, e este site tem também muitos kits de música para Kontakt, e também muitos loops de áudio, que em conjunto com o midi dá para fazer boas músicas.
    Outro ponto importante é você usar também loops.

    Sem esquecer da KVR áudio que é o site mais completo com informações sobre VSTS, que já foi citado naquele post, tem quase tudo lá.

    Eu escrevo bastante, normalmente os posts são longos, e o motivo de serem longos e porque tem conteúdo, e esta área de softwares é bem complexa, e não dá para explicar tudo num simples post.

    Bem já deixei material suficiente para por em prática por meses e meses seguidos, o importante é ter iniciativa e começar.
    Tem muitos detalhes, recomendaria salvar num editor de texto e imprimir para futuras consultas.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Victor6699

    Escreveu:
    Já pegando carona... Salvar partituras MIDI e colar na DAW já é um adianto no processo quando for usar puramente VSTI ?

    Em parte sim, mas é necessário humanizar o arquivo midi gerado depois na DAW, e para isto existem várias técnicas, dá um bom trabalho humanizar, pois caso contrário o som fica soando robótico.
    A partitura pode estar perfeita sob o ponto de vista da boa teoria musical, mas depois no arquivo midi é necessário fazer uma série de humanizações.
    Pontos de atenção:
    - tocar e gravar o midi usando o teclado controlador, aqui começa a humanização.
    Tem que estudar o instrumento, por exemplo vai tocar um violoncelo, tem que imaginar que esta tocando este instrumento, e não um piano;
    - velocidade das notas;
    - níveis de expressão;
    - modulação;
    - inserir automação nas tracks;
    - certos atrasos nas notas;
    - e muito mais em midi;
    - saber usar as articulações dos instrumentos virtuais, hoje em dia muitos instrumentos virtuais, tem recursos de humanização também.
    Um músico de verdade toca numa mesma peça várias articulações, se soar tudo como se estive-se tocando um mero piano não fica bom.
    E outro ponto importante que tem que respeitar são os limites.
    Limites dos softwares e os seus próprios limites, se tentar ultrapassar estes limite o som não vai ficar bom.
    Pois os instrumentos virtuais nunca vão substituir um músico de verdade e um instrumento de verdade, então existem limites, e tem que compor ou tocar peças que respeitem estes limites, aí sim vai soar bem com uma razoável realidade.
    Aí vai enganar os ouvintes comuns que vão acreditar que o som esta tão bom, que os instrumentos são reais.
    Mas aos ouvidos de uma pessoa experiente do ramo de produção musical, vão saber que se trata de um instrumento virtual.
    Se vai gravar uma peça clássica de um Mozart por exemplo, num arranjo complexo e original, jamais vai conseguir fazer soar bem, por mais que se esforce e tenha boas técnicas e até o top dos tops dos instrumentos virtuais, pois tanto você como os softwares tem limitações.
    Então tem que compor ou fazer arranjos dentro da realidade do que os instrumentos virtuais podem fazer.
    Se já é difícil produzir nos instrumentos tops, imagine nos mais simples e com poucos recursos.
    Na verdade não existem milagres nem receita de bolo pronta, cada música é uma música em especial, e requer uma atenção diferente nos detalhes.
    E nem estou falando nos efeitos, que ajudam, mas não fazem milagres.

    Escrevi muitos posts sobre Vsts, basta pesquisar que tem extenso material aqui no fórum.
    um bom exemplo desta humanização via software do próprio instrumento virtual é:

    https://sonuscore.com/shop/the-orchestra/

    Além do trabalho puramente em midi, este instrumento virtual tem outras formas de completar o trabalho, escute os arquivos de áudio.
    Ao meu ver este software é um dos melhores neste ponto, além de que o som da orquestra soa muito bem, e esta com um preço bom, mesmo sendo 399 euros, o top dos tops das orquestras é do Vienna, mas você vai gastar milhares de dólares, para ter tudo completo.
    E um orçamento perto de R$ 6.000,00 não dá conta do recado, por isto insisto tem que ir aos poucos, e saber aproveitar as ofertas (tem link para isto) no momento próprio.

    Eu levei uma sorte quando adquiri esta biblioteca, como era usuário antigo, e tinha outras bibliotecas lá na Best Service, recebi uma oferta especial, e custou bem pouco para mim (uma fração) , das bibliotecas atuais de orquestra esta é uma das melhores, pois incorpora muita tecnologia, e para o que você quer fazer esta biblioteca é a ideal na parte de orquestra.

    Voltando a escolha da DAW, como você vai trabalhar com midi, pesquise muito bem, tem algumas DAWs como o Studio One, Pro tools e outras que são muito fracas na área de midi, são mais voltadas para o áudio, e opte sempre por versões completas, evitando versões capadas, com poucos recursos.

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Victor6699
    Mas lembre-se que montar um BOM pc também sai bem caro.
    Você vai precisar de uma boa placa mãe. Uma asus x99 resolve o problema.
    https://www.pichau.com.br/placa-mae-asus-x99-a-intel-lga-2011-v3-chips et-intel-x99-box-7743

    Também vai precisar de um processador potente.
    Eu pegaria um AMD ryzen 7 (mas aí teria que escolher outra placa mãe compatível com AMD)

    https://www.kabum.com.br/produto/86141/processador-amd-ryzen-7-1700x-o cta-core-cache-20mb-3-4ghz-3-8ghz-max-turbo-am4-yd170xbcaewof?origem=5 2&gclid=Cj0KCQiAp8fSBRCUARIsABPL6JZrf2rzXRM0w1YhxHWvju-c3rRUMW4Ob-hie1 qBryAT0zV6D55yuVQaAvyeEALw_wcB

    Memoria ram, uns 12 ou 16 Gb de DDR4 resolvem o problema.

    E placa de vídeo...
    Uma nvidia gtx 1070ti se o processador for intel.
    https://www.pichau.com.br/placa-de-video-zotac-geforce-gtx-1070ti-amp- extreme-8gb-256bit-gddr5-zt-p10710b-10p?gclid=Cj0KCQiAp8fSBRCUARIsABPL 6JYlowA8EWOVTWVnh4gZJDctNcVF7u-TkHzHG4b7y0cnNBIkBCqy3HcaAtSoEALw_wcB

    Ou se o processador for amd vai de sapphire r9 295x2
    https://m.tecmundo.com.br/amd/54952-amd-radeon-r9-295x2-chegar-brasil- incriveis-r-5-999.htm

    Ou... Uma r9 290x trix
    https://googleweblight.com/?lite_url=https://www.cissamagazine.com.br/ placa-de-video-sapphire-r9-290x-trix-4gb-112260340g&ei=YJS0FXW-&lc=pt- BR&s=1&m=151&host=www.google.com.br&ts=1515330463&sig=AOyes_QU-ZL-PerH 1IqBykkUfPIEypBrXA

    E antes que você pergunte. Sim, roda Crisis.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    E só para complementar o post sobre hardware.

    A interface de áudio é o coração do sistema, uma interface on-board não serve, pois não foi fabricada para a produção musical.
    E interfaces muito baratas também não dão conta do recado, como já foi dito tem que buscar um equilíbrio entre todos os componentes.

    Isto sem falar do ambiente acústico necessário no home studio.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Victor6699

    Com 6 mil tu monta um PC com processador de 8 núcelos, 16Gb de ram, SSD e water cooler tranquilo, eu prefiro essa opção ao invés do teclado

    makumbator
    Moderador
    # jan/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    xmarhunterx

    Não concordo com a opção dada de placa de vídeo. Não precisa de uma gtx 1070 ti ou sapphire r9 295x2 pra um sistema voltado a gravação de áudio. Isso não é PC gamer. Por muito menos dá para comprar uma opção de placa de vídeo boa e direcionar grande parte do valor para outros pontos mais importantes (como a interface de som, colocando 32 gigas de RAM e SSD de um tamanho razoável).

    Se a intenção for um desktop para gravação de áudio, essas placas de vídeo são exagero demasiado e dinheiro gasto no local errado do sistema.

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    makumbator
    Mas cara, essas placas tem memória ram DDR5 isso ia dar um up na potência do pc nas gravações. Tem umas placas de vídeo boas por menos mesmo, mas o cara disse que queria um PC TOP, então dei a ele uma configuração TOP.

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Mas se eu fosse o Victor6699 dava um jeito de ir experimentando as duas opções e depois ver qual é a melhor pra mim. Tanto um PC bom quanto um sintetizador são investimentos muito caros para se arrepender depois. Mesmo o PC de um modo geral sendo a melhor opção, vai que o cara não se acostuma com a coisa e isso acaba travando suas composições. No caso dele o lado "artístico" também deve ser levado em consideração, talvez pra ELE um sintetizador seja melhor.
    Boa sorte aí mano.

    makumbator
    Moderador
    # jan/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    xmarhunterx
    Mas cara, essas placas tem memória ram DDR5 isso ia dar um up na potência do pc nas gravações.

    E daí? Isso não se reflete no desempenho do computador ao se trabalhar com áudio (o poder gráfico dela ficaria quase que totalmente ocioso) ou na qualidade de gravação propriamente dita. Não se usa esse tipo de placa em computador para estúdio de música. É jogar dinheiro fora. Isso aí é pra PC de jogo.

    mas o cara disse que queria um PC TOP, então dei a ele uma configuração TOP.

    Computador TOP para gravação de áudio, não pra jogo. Um exemplo invertido: Também seria jogar dinheiro fora se um cara querendo fazer um computador top para jogos comprasse um interface de áudio como uma RME Fireface UFX+ (quase 3 mil dólares). Não seria útil para ele, sendo que seria melhor direcionar o valor para outras partes (como a placa de vídeo) comprando uma interface de som boa para jogos, mas sem exagero.

    indicar hardware top não é meramente pegar o mais caro, mais novo ou melhor sem pensar no uso da máquina.

    Victor6699
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Realmente galera, pelas conclusões de todos, vou ir experimentando aos poucos e ir criando meu caminho de acordo com o desenvolvimento. Tenho no momento um I3, vou começar a estudar numa DAW mais leve para ter um contato antes de querer sair comprando as coisas. Agradeço a todos que perderam um tempo me ajudando, muito obrigado.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    xmarhunterx

    Pc top pra áudio é processador, memória e hd rápido. Placa de vídeo top só pra quem trabalha com edição de vídeo. Lembrando que estou falando de um pc workstation, não de um pc gamer.

    Victor6699

    Já tem um computador, maravilha! Investe numa interface de áudio pra começar a brincadeira!!

    Victor6699
    Membro Novato
    # jan/18 · Editado por: Victor6699
    · votar


    Sim, na verdade ja estou com uma fast track e um microfone condensador. Só que só da problema kkk o ganho da interface é pessimo, so funciona com mic do talo, acabei tendo que investir num pre mexendo no ganho do mesmo.

    Agradeço a todos que me auxiliaram, muito obrigado !!

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Sim, na verdade ja estou com uma fast track e um microfone condensador. Só que só da problema kkk o ganho da interface é pessimo, so funciona com mic do talo, acabei tendo que investir num pre mexendo no ganho do mesmo.

    Qual é o mic??

    Victor6699
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    É um behringer B1. Tive de mexer no ganho ate do pre pra funcionar.

    marciomouraosva
    Membro Novato
    # jan/18 · Editado por: marciomouraosva
    · votar


    Bem eu acredito que hoje ter um bom PC é a melhor opção visto que para Produção Musical trabalhar com midi tem diversas vantagens!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sintetizador ou PC bom com vsti