Isolamento e tratamento - Gravação

    Autor Mensagem
    fedrizze
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: fedrizze


    Pessoas, alguém pode me dar uma mão na questão do material.
    A necessidade é a seguinte: gravar instrumentos acústicos (como violão, violino, cello, flauta, etc) e voz, isolando o barulho externo e tratando a sala.

    A sala tem o seguinte desenho:
    https://s2.postimg.org/wgywp193d/mapa.jpg

    A sala tem em torno de 8m x 3m x 3m

    Ela fica bem ao lado da rua, e a rua por sua vez é barulhenta (cachorro, crianças, etc), então, preciso isolar o barulho externo dela.

    A sala foi construída com alvenaria (tijolo simples, laje, piso comum), como consequência, reflete bastante o som.

    O que eu penso e fazer: Acho que terei de construir uma segunda parede com lã de rocha entre elas (em torno de 10cm~15cm de espessura). Mas, qual material usar para construir essa parede? Bloco de tijolo, drywall (eca), madeira osb? E lã de rocha realmente me ajudaria nesse quesito?

    Tratamento acústico: Penso em fazer um tratamento de reflexão dos monitores de áudio, posicionando as espumas nos lugares corretos, utilizar trap bass. Penso em não utlizar difusores (sinceramente, não sei por qual motivo utilizaria difusor, a não ser no teto).

    O que acham?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Normalmente alvenaria isola bem. Eu tentaria, primeiro de tudo, cuidar dar frestas das portas e janelas. Caso não resolva ou fique insatisfatório, faça a segunda parede com drywall e lã de rocha. O ideal é fazer um segundo piso também, com pouco contato com o primeiro piso, é o teto também (box in a box); mas nem sempre se faz necessário.

    Para o tratamento e monitores, dá uma olhada nos últimos vídeos do Silas Fernandes (SilasCF no YouTube), ele fez recentemente um vídeo falando disso que já vai te ajudar bastante.

    fedrizze
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Normalmente alvenaria isola bem. Eu tentaria, primeiro de tudo, cuidar dar frestas das portas e janelas. Caso não resolva ou fique insatisfatório, faça a segunda parede com drywall e lã de rocha. O ideal é fazer um segundo piso também, com pouco contato com o primeiro piso, é o teto também (box in a box); mas nem sempre se faz necessário.

    Para o tratamento e monitores, dá uma olhada nos últimos vídeos do Silas Fernandes (SilasCF no YouTube), ele fez recentemente um vídeo falando disso que já vai te ajudar bastante.


    Belezainha! Vou ver o canal dele.
    Obrigado pelas dicas, vou fazer alguns testes.

    Se alguém mais poder me ajudar nesse jornada, ficarei grato.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Cara, eu tô montando meu home studio também, vou dar um relato de "gambiarra" aqui. Aqui não preciso de isolamento, mas preciso de tratamento. Aqui é tudo de alvenaria, paredes, chão e teto.

    Primeiro de tudo, coloquei tudo lá dentro pra ver como fica o som. Com amp de guita, um móvel com escrivaninha pro PC, um sofá de 3 lugares, um tapete pegando quase a sala toda e um colchão de casal de pé na parede já ficou razoável.
    Nas arestas do cômodo eu coloquei papel-bolha enrolado e prendi com fita adesiva transparente e também tirinhas de papelão pregadas na parede. Melhorou consideravelmente, apesar de ter ficado esteticamente horrível. Um dos segredos para tratamento é justamente tratar as arestas, e quanto menor e mais apertado for o cômodo, mais baixo o teto etc, mais as arestas cagam na acústica.
    Pra terminar, coloquei umas 10 placas de um material que eu arrumei de graça, é tipo uma espuma de transporte, algo parecido com isopor, porém melhor. Coloquei isso somente em 3 paredes, sem cobrir totalmente, pegando somente a altura do peito até o teto. Prendi com adesivo de contato (vulgarmente conhecida como cola de sapateiro) e 5 preguinhos nos cantos e no centro.
    No teto eu ainda não fiz nada e a acústica tá muito boa! Não muito seco, sem reverb exagerado, uma pitadinha de harmônicos bem de levinho... Não exatamente natural, mas não totalmente sem vida.

    Eu postei umas fotos no outro tópico mas ainda não tinha terminado, se vc quiser eu posto fotos atualizadas mais tarde.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Só olhando, porque até agora tudo está como esperado... Mas... Sempre vale a pena avaliação se não está-se exagerando... Quando for ver está usando o Schwerer Gustav para matar uma barata...

    fedrizze
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: fedrizze
    · votar


    Eu postei umas fotos no outro tópico mas ainda não tinha terminado, se vc quiser eu posto fotos atualizadas mais tarde.


    Se poder, eu agradeço

    Só olhando, porque até agora tudo está como esperado... Mas... Sempre vale a pena avaliação se não está-se exagerando... Quando for ver está usando o Schwerer Gustav para matar uma barata...

    Exatamente por isso que fiz o tópico, as vezes exagerei bastante, as vezes não...


    Vou começar então apenas fechando as arestas da porta, vou trocar a janela por um splitter.
    Se isolar legal, só faço o tratamento :D

    newfordinho
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Olá! Imagino que não tenha janela né? Se tiver eliminaria. A porta é o elo mais fraco... Teria que usar porta acustica ou no mínimo porta dupla. Pra conseguir isolar tem que por dry wall duplo com lá de rocha entre eles e deixar um vão de ar pra alvenaria. Essas duas "paredes" atenuam até uns 60 dB.

    fedrizze
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Imagino que não tenha janela né
    Tem, tem janela sim. Eu vou fechar e colocar um splitter no lugar.

    feboprojetos
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    1. Sua sala tem uma dimensão bem ruim para acústica, muito estreita e comprida. Seria mais interessante diminuir o comprimento.
    2. Todos esses materiais para fazer a parede dupla funcionam, cada um tem uma atenuação e custo diferente do outros. Vai depender da sua necessidade e quanto pretende gastar.
    3. No vídeo do Silas ele fez um tratamento bem simples, leve isso em conta. Acho que ele mesmo fala isso no vídeo. A espuma atrás do monitor tem a função de absorver os graves, porém a espuma é pouco eficiente para tratar graves.
    4.Difusor tem a função de espalhar a energia sonora em várias direções. Uma sala só com absorvedores pode acabar ficando uma sala morta e você quer que o som fique ali dentro da sala e não que ele desapareça.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Isolamento e tratamento - Gravação