Criar Controlador MIDI

Autor Mensagem
    Kallau
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Kallau

Hoje possuo uma M-AUDIO Fast Track Pro e um Yamaha PSR220, que é antigo e sem muitos recursos, e pra gravar uso o Reason.
    Sempre que vou gravar algo, por exemplo um violino, tenho em mente a melodia que quero, e isso inclui o ataque, sustain, vibrato, e todas as outras modulações. Porém tenho que gravar cru, seco, e só depois realizar as modulações no mouse.
    Seria muito interessante eu ter em mão algum tipo de controle em tempo real do ataque, vibrato, pitch, etc., coisa que está presente em teclados mais modernos.
    Eis que surge minha dúvida:

O Reason permite mapear controles MIDI para qualquer recurso dentro dele. Seria possível eu criar algum tipo de controle com um potenciômetro e usar junto do meu equipamento? Seria possível eu usar no lugar do pedal de sustain esse controlador que eu criaria (vejo que o Reason o reconhece, e tenho indicações visuais de quando o pressiono)?
    Lembrando que a Fast Track Pro possui uma entrada e uma saída MIDI, a qual via ligado meu Yamaha.
    Ela também tem inserts de FX, mas em P10, não sei se o Reason consegue identificá-los.

Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar

Não é assim que a coisa funciona, sua lógica está no domínio analógico, e não no digital...

Porém... O Kontak permite que se use teclas para alternar entre as articulações. Como fazer eu não sei, mas sei que é viável. O Chris Hein Horns vem com isso.

Kallau
    Veterano
    # jul/17
    · votar

Obrigado pela resposta, Ismah.

Mas se o Reason consegue identificar via MIDI a intensidade do pressionamento da tecla do teclado, por exemplo, porque não conseguiria identificar a posição do potenciômetro?

Jabijirous
    Veterano
    # jul/17
    · votar

Kallau

É disso que você precisa
    http://www.korg.com/us/products/computergear/nanokontrol2/

Adler3x3
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar

A origem do que se toca é o teclado que esta se usando como controlador.

Se o teclado não tem as funções que você quer usar não tem jeito não.
    Se não tem velocidade, isto é as teclas tocam sempre com o mesmo peso, não tem como simular via software com perfeição.
    Se as teclas não são sensitivas não há muito o que fazer.
    Se o teclado não tem modulação também.
    Não tem como obter uma expressividade e dinâmica na música.

Os softwares por mais inteligência artificial que possam ter não conseguem completar a tarefa de forma adequada.
    Alguns players como o Kontakt player pode fazem isto randomicamente, mas na maioria dos casos não fica bom.

Nenhum software consegue substituir a perfomance de um músico real.

Algumas DAWs tem recursos de humanização de midi, mas também pecam , e este recursos de software são ferramentas auxiliares que podem ajudar em certas parte, mas...

Tem os produtos da Jasmine Music Technology que fazem um bom trabalho para humanizar midi, mas sempre para se chegar a um resultado melhor vai ter que fazer edições e edições de midi, que dá uma trabalheira danada e deixa toda processo cansativo, e você tem que imaginar como seriam as mudanças nas instruções midi e fazer as alterações manualmente.

E até os teclados mais modernos com muitos recursos, conforme o instrumento que esta emulando novas dificuldades aparecem, que também exigem edições.

Assim não existem milagres, tem que adquirir um bom teclado controlador com todos os recursos possíveis, e o processo de gravação de midi ou de áudio, mesmo assim vai exigir mais edições.

Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar

Kallau

Não é assim que a coisa funciona. Estás quase pedindo para te ensinar a projetar uma parte do teclado. Não é algo que se faz unindo meia dúzia de componentes...

A intensidade da tecla é baseada na diferença de tempo para acionar duas teclas, uma mais próxima a base e a outra mais afastado... Segundo Newton A = F / m, logo quanto menor o tempo entre os sinais 1 e 2, mais forte a tecla foi pressionada...

Isso é convertido para dados por alguma porta lógica ou coisa do tipo...

Para passar para o universo digital a posição de um potenciômetro, precisa quantizar uma tensão que varia conforme se gira o pot... Essa é a parte fácil, qualquer conversor AD fará de forma satisfatória isso - apesar de ser mais prático o uso de encoder...
    E essa informação, precisa ser convertida de alguma forma que o protocolo MIDI comporte - é a parte digital do circuito, que precisa ser programada e inserida num chip...
    Eu não programo, mas acho que nosso colega Buja o faz. Fale com ele sobre a parte...

O caso do controlador extra é legal!
    De resto, boa sorte.

Kallau
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Kallau
    · votar

Agradeço muito a todos pelas respostas, mas acho que não me fiz claro o suficiente para que entendessem o meu objetivo.

Vamos lá:
    Pra quem não sabe, o Reason simula diversos hardwares do mundo real. E isso ele apresenta na forma de knobs, botões, potenciômetros, cabos. Ele realmente simula o hardware real, inclusive você pode mudar o cabeamento dos equipamentos entre si e etc.
    Ao dar um clique direito em um botão de qualquer peça emulada, você tem a opção de mapear ela para responder ao controle de um botão físico, seja ele no seu teclado (instrumento) ou um controlador, por exemplo como o que o nosso amigo Jabijirous mencionou.
    Um exemplo, é que eu posso mapear o meu pedal de sustain (inclusive o meu foi eu que construi) para ativar ou desativar um controle, por exemplo ativar ou desativar o reverb. É apenas uma questão de mapear um sinal que o Reason recebe via MIDI pra um determinado recurso da peça de hardware que ele está emulando.

O que eu estava pensando, é em criar um controladorzinho, com apenas um potenciômetro e usá-lo de alguma forma para controlar algum knob do Reason.
    Alguém já fez esse teste e que tenha um setup similar ao meu (M-AUDIO Fast Track Pro e Reason)?
    Para se ligar um potenciômetro, que tem 3 terminais, como faço pra ligar num P10? É possível? Porque daí eu testaria ele no input de sustain do Yamaha e veria se o Reason o reconhece.

Ningen
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Ningen
    · votar

Kallau

Não vai funcionar... A interface pra pedal de sustain só "enxerga" (on-off).

Para um knob vc precisaria (pra facilitar) de uma dessas placas de desenvolvimento (arduino, teensy e etc) , que é o que o Ismah falou.. Entradas analógicas, conversores, capacidade para comunicação midi e por aí vai...

Dê uma olhada em projetos arduino midi. Você vai entender melhor...

Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar

Eu desisto de ajudar...

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Criar Controlador MIDI