Vídeo da minha banda - Confisco (Cover) - Opinem sobre captação do áudio

    Autor Mensagem
    Hendrixiano
    Veterano
    # mai/17


    Bom dia, galera!

    Seguinte, acabo de entrar em uma banda e estamos produzindo um material para divulgar o projeto.

    Abaixo segue um vídeo que fizemos no último ensaio - com o som da câmera. Gostaria da opinião de vocês sobre o que poderíamos fazer para captar o som de forma simples e com qualidade.

    Temos á disposição uma Fast Track pro e um shure sm57. A DAW que tenho conseguido rodar no meu note (Dell inspiron 14) é o Audacity.

    Há alguma posição indicada para o mic captado o som da sala? podemos corrigir alguma coisa na sala sem muito custo? Toda ajuda é válida!

    Desde já agradeço à atenção dos colegas.

    Abração!

    Obs: O objetivo é a produção de som autoral mas também tiramos alguns covers para trabalhar e expor nossas influências.



    ogner
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Hendrixiano
    Cara, descola um condencer e usa junto com o 57. No minimo pra ter um som mais definido um pouco, e ainda depois na DAW, cola o som da camera tb. Ai ja da pra brincar um pouxo mais!

    Usa Rraper como DAW, po...nem ele roda!? Ta osso esse note ae hein!!!

    Hendrixiano
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    ogner

    Vou descolar um condenser então para fazer experiência!

    Quanto a outras DAW, eu usei o Reaper e ele travava tbm...
    esse note ta foda mesmo, mas é o que tenho pra agora...

    Valeu ae cara! Vc sempre acrescenta!

    viniciusjau
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: viniciusjau
    · votar


    Cara eu não achei que o som está ruim...
    Por ser um material de divulgação, o áudio vai ser reproduzido em celulares e computadores..

    Eu achei que o som do vocal está um pouco baixo.. para gravar o material, a regulagem do som precisa ser diferente do que voces costumam usar no ensaio.. E talvez experimentar colocar a camera em outros lugares.

    Mas se voces quiserem realmente invetir nisso, uma outra ideia seria usar uma Zoom Q2HD, ou algum outra da zoom da mesma linha...

    É um pouco caro, mas depois voces podem usar quando forem tocar ao vivo para captar o áudio e o vídeo dos shows.. vou ver se acho algum video aqui que fiz usando ela.

    sobrevivente
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: sobrevivente
    · votar


    Hendrixiano
    Usamos um Zoom H1 nos ensaios da minha banda, e acho muito legal, foi um investimento que valeu muito a pena. Numa dessa vocês podem pensar em algo do gênero pra tua banda. Sobre a gravação, ficou um pouco abafada no geral, não se ouve muito a voz. Mas achei bacana que não houve distorções no áudio, já temos um bom começo!

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Preciso saber pra onde eu mando a conta do fonoaudiólogo... Caraca, pode ser impressão, mas pela quantidade de caixas, vocês ensaiam com 130dB... Larga disso, é uma questão de saúde...!

    Bom, me chamou a atenção que a banda toda se completa, já é um bom começo. Parabéns!

    A captação, cara... Não preciso nem dizer, tá bem ruim... Mais negócio arranjar um mixer, vai ser bastante negócio... Sendo honesto, não tem como captar o que tu espera assim...

    Hendrixiano
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    viniciusjau

    Valeu pelo toque, cara. Eu não conhecia esse equipamento.
    Por enquanto ta ruim de investir essa grana... Mas é uma possibilidade para um futuro próximo, talvez.

    Abraço!

    sobrevivente

    Valeu ae, velho. Vou pesquisar sobre esse equipo. Para nós que trabalhamos durante a semana com outros projetos e áreas, quanto mais prático melhor! Precisamos registrar, editar e colocar na internet de forma rápida... por isso acho interessante esses equipos que registram áudio e vídeo juntos com qualidade!

    Ismah

    E ae cara! Obrigado pela sua opinião e elogio!
    Realmente, o vocalista diz que ensaiamos alto demais. Eu já toquei com bateras mais gorilas que esse, então já tive q tocar mais alto, mas sempre uso proteção, independente da altura ser ou não absurda...
    De qualquer forma, vamos experimentar abaixar o que der de volume!

    Quanto às técnicas de captação, de que forma vc propõe usarmos o mixer?

    A placa tem dois canais, se for usar uma mesa, jogaria para essas entradas da placa?

    Obrigado, mais uma vez!
    Abraço

    ogner
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    .com/vagnerjr/ensaio-pimbal-19-08#t=2:24

    Esse som gravei com 2 condensers numa sala de ensaio. Uma banda antiga q eu tocava. Acho q nem fiz pos edit nem nada..so a captacao mesmo..sem compressao expander etc. .

    ogner
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    https://soundcloud.com/vagnerjr/ensaio-pimbal-19-08

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Hendrixiano

    Ensaiem bem mais baixo, porque no show não tem coisa pior que o palco vazar pra frente, porque está mais alto que o PA... A maioria das casas de show tem limite quanto a volume entonces... Sinceramente, quanto mais baixo tocarem, melhor cada um vai se escutar.

    Apesar d'eu defender que pra som de bateria mesmo, é preciso espancar com jeitinho a batera... O drummer precisa se adaptar! Lemmy dizia "play this shit loud", mas nunca disse " rehearse this shit loud ". ;)

    Uma solução técnica é por um acrílico pra ele. Repare no vídeo abaixo como é um palco minúsculo, e usaram sabiamente um acrílico, para isolar os amps e percussões, dos instrumentos acústicos, que estavam microfonados. Aliás parece ser bem artesanal o usado no vídeo, quero ver se faço um pra banda aqui.

    https://www.youtube.com/watch?v=YTCiuTUaEvs

    Mas na real, como qualquer músico o batera TEM de se adequar, se ele ou qualquer um não se adequar, ele não condiz com a banda, e deixar ele na formação, vai acabar desestruturando a banda até ela ruir - pode levar anos, mas uma hora enche o saco. Simples assim.

    Quanto às técnicas de captação, de que forma vc propõe usarmos o mixer?

    Aqui o limite é o investimento... A ideia seria captar a parada mais individual possível. Voz, guitarra, baixo (com mic, o timbre dele parece bem interessante pra "jogar fora"), 2 mics na batera. 5 canais mixados que viram L e R na saída da mesa e vão pra "praca" de som...

    ogner

    Sei não tio Óg, pensando aqui, acho que vai saturar a cápsula do condensador, porque é nítido que eles tão realmente tocando alto pra baralho...

    Hendrixiano
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Ismah

    Entendido! No último ensaio (ontem) tentamos fazer isso mas acabamos usando muuuito tempo para microfonar tudo, jogar para a mesa, alguns cabos eram muito ruins o q gerou ruídos absurdos...

    Concordo que este é o esquema ideal para termos mais qualidade no áudio dos vídeos, mas, neste momento, vou buscar algo mais prático e menos custoso tbm.

    No próximo ensaio vou pegar o áudio que capto com meu mic...
    esse é um áudio q fiz em um outro ensaio (favor perdoar os erros.. hehe): https://soundcloud.com/andr-leite-2/in-my-veins-charlie-marte

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    São os dois lados de uma mesma moeda... Sugiro que ensaiem até os dedos caírem, e marquem um dia por mês ou a cada dois meses, para gravar, onde montem todo o set...
    Mas é importante cada um saber como fazer, ensaio é hora de testar timbre, pedal, amp, guitarra e blá blá blá, na hora de gravar tem que saber a posição do mic no seu amp...

    Ficou bastante bom esse novo áudio. Eu continuo sugerindo adicionar mais mics, (mas só mais um dessa vez, talvez um condensador), próximo ao chão, que vai pegar mais os graves e subgraves de bumbo e baixo. Cuidado não se empolgar e chutar ele.

    Não sei se usou pós processamento, mas um shelf e um LPF devem resolver muita coisa.

    Hendrixiano
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Ismah

    Essa gravação está sem tratamento... acho q só aumentei um pouco o volume...
    Vou experimentar fazer isso então! Mais um mic, condenser, próximo ao chão.
    Essa gravação q coloquei é só para vcs terem ideia de como saiu com o mic... estava pegando todas as experimentações etc... não tava "valendo".

    Muito obrigado pela ajuda, novamente!

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Estamos as ordens!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vídeo da minha banda - Confisco (Cover) - Opinem sobre captação do áudio