Autor |
Mensagem |
Indianajokes Veterano |
# dez/16
Olá a todos,
Alguém me pode fazer o favor de ajudar no seguinte:
Sou utilizador do Sibelius faz um tempinho, mas agora tive uma parada longa, e há coisas das quais não lembro.
E a questão é esta:
O que é preciso fazer ou onde se pode alterar o que quer que seja para quando eu mudo de tom a meio da música e pretendo que apareçam na partitura as alterações da armadura de clave...
Por exemplo: Se começo a música em sol maior,e a meio quero passar para sol menor, o que é preciso fazer para que quando o tom muda, apareçam os 2 bequadros a desfazer os 2 sustenidos, e imediatamente a seguir apareçam os 2 bemóis?
Obrigado e Boas Festas para todos. Carlos
|
makumbator Moderador
|
# dez/16
· votar
Indianajokes
Precisa ir em transpor e dentro da janela colocar para mudar armadura de clave. Não sei qual a versão que você está usando, mas na 8.5 e outras para trás pode-se usar a busca que vai aparecer o que você quer (por exemplo, digite transpor no campo da busca).
|
Indianajokes Veterano |
# dez/16
· votar
Muito obrigado makumbator por sua resposta, mas creio que não me fiz entender... :)
Eu consigo transpor a tonalidade, o que acontece é não aparecem os acidentes, neste caso os bequadros a desfazerem a tonalidade de sol maior...
Assim como também não me aparecem ao longo da partitura os acidentes que estão na armadura de clave, e que sei que é possível tê-los a aparecer como " lembrança ".
Qualquer das maneiras muito obrigado novamente pela sua ajuda.
Eu uso a versão 7.5
Cumprimentos. Carlos
|
Indianajokes Veterano |
# dez/16
· votar
Creio que isto possa estar relacionado com alguma preferência, mas que não encontro...
|
makumbator Moderador
|
# dez/16 · Editado por: makumbator
· votar
Indianajokes
Você pode colocar uma armadura livremente (transpondo ou não a música). Basta clicar em K (de key) e verá todas as opções.
Mesmo assim, quando você transpõe um trecho pode marcar na janela a opção transpor armadura de clave. Mas para essa opção ficar disponível não basta a seleção normal (em azul) e sim a seleção de passagem de sistema (rosa)
Veja na imagem abaixo se é isso que você quer (Sibelius 8.5.0):
https://s30.postimg.org/7u798ucvl/janela_transposi_o.png
Sobre os acidentes de cortesia você pode retirar manualmente nos trechos que deseja na última opção do painel "teclado numérico"
https://s23.postimg.org/z1a1uc5mj/painel.png
E para colocar eles de maneira automática basta escolher a opção desejada em arquivo/regras de escrita/acidentes e pontos
|
Indianajokes Veterano |
# dez/16
· votar
Ainda não resolveu, amigo!!
No fundo o que eu preciso é de ter bequadros a desfazerem os sustenidos, e os bemóis referentes à nova tonalidade no mesmo compasso, no momento da transição da tonalidade. :D
|
makumbator Moderador
|
# dez/16
· votar
Indianajokes
Saquei. Você quer que ele se comporte como nas partituras mais antigas, em que antes da nova tonalidade a anterior é "cancelada" com os bequadros na armadura (e aí depois entra nova tonalidade). É isso?
Não lembro como é isso. Mas com certeza tem como configurar ele pra agir assim ou para agir como no procedimento mais recente, que é simplesmente colocar a nova armadura sem ter cancelado a anterior com bequadros.
Provavelmente isso está em Arquivo/regras de escrita
|