Som ambiente aberto (Dicas Altofalantes)

    Autor Mensagem
    Calabria
    Membro Novato
    # dez/16


    Pessoal,

    Terei um espaço de mais ou menos 350m2 para cobrir, com capacidade máxima de 200 pessoas. O local terá som ambiente com DJ e eventualmente um voz e violão (ou seja, terá um pequeno palco). Os equipamentos disponíveis hoje são:

    - Mesa De Som - Yamaha Mw10 10-canais
    - Amplificador Nashville Na6600

    A ideia é que o som, mesmo com palco, seja distribuído como ambiente.
    A princípio estava procurando caixas de som a prova de chuva, porém vi que são muito caras e não sei se respondem bem, pois só vi com alto-falantes de no máximo 6,5" e com potencias nunca acima de 100 wrms, qunado mais q isso com preços exorbitantes para meu orçamento.
    Conversei com um amigo ele sugeriu as oneal ob320 (150wrms e altofalante de 8"). Pensei em espalhar 6 delas ou 8. Elas não são a prova de chuva, mas tentaria por eles de uma maneira protegida, sei la.

    O que vocês acham? Alguma sugestão?

    Obg!!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Calabria
    Uma coisa que vc tem que ver é a proposta do evento pra saber de que maneira vc vai distribuir o som pelo ambiente. Por exemplo, aqui na minha cidade tem um lugar onde o povo reune um monte de food truck e tem música ao vivo também, porém nem sempre a pessoa tá a fim de ver uma banda tocar e quer só jogar conversa fora com os amigos, então deixaram o som bem alto no palco mas só no palco, se vc se afastar vai ficar só "música de fundo". Se o evento for uma rave, por exemplo, a idéia é o oposto, o som tem que estar estralando no lugar todo.

    Eu acho que essas caixas a prova dagua são caras demais, o esquema é pegar uma caixa normal e proteger mesmo, e com falantes de 6,5" eu duvido que terá um grave realmente bom.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/16
    · votar


    Calabria

    Cara, estas caixas são nacionais, mas possuem qualidade comparável as melhores importadas.

    Já sonorizei uma área aberta maior do que a por você citada com 06 delas (porém ativas).

    O problema é conseguir estas caixas. Os caras são muito chatos e cheio de frescuras, parecem "não querer vender" seus produtos.

    Estou por fora de preços atualmente (são caras, muito caras), mas são top de linha... Não há nada comparável no mercado nacional (pelo menos não até uns 3 anos atrás).

    Se quiser arriscar/se informar:

    http://www.fzaudio.com.br/

    Calabria
    Membro Novato
    # dez/16 · Editado por: Calabria
    · votar


    Cara, estas caixas são nacionais, mas possuem qualidade comparável as melhores importadas.

    Já sonorizei uma área aberta maior do que a por você citada com 06 delas (porém ativas).

    O problema é conseguir estas caixas. Os caras são muito chatos e cheio de frescuras, parecem "não querer vender" seus produtos.

    Estou por fora de preços atualmente (são caras, muito caras), mas são top de linha... Não há nada comparável no mercado nacional (pelo menos não até uns 3 anos atrás).

    Se quiser arriscar/se informar:

    http://www.fzaudio.com.br/



    Cara, não entendi bem. Você se refere a Oneal ob 320 ou essa que você colocou (fz audio)?

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    DJ em caixinha de som ambiente não vira..
    Qualquer evento pode até virar a primeira hora, mas depois o povo se empolga e o som vai subir, ai as caixinhas vão peidar

    Considerando que haverá gente tocando, este não se ouvirá em só som ambiente, precisa de um retorno ou uma caixa mais forte ao lado para ele se ouvir

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/16
    · votar


    Calabria

    "Cara, não entendi bem. Você se refere a Oneal ob 320 ou essa que você colocou (fz audio)?"

    As FZ.....essa Oneal nunca usei.

    Casper
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Caro Calabria:

    No espaço aberto eu acho mais jogo
    usar menos caixas (2 ou 4) com suporte
    para ficar em torno de 2 metros e um
    subwoofer mono bem dimensionado.
    Fazer o som todo mono também não
    é uma má ideia.

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Espalhar as caixas pelo ambiente não vira... Pra coisa prestar teria de investir num processador com muitos recursos para acertar tempos de delay entre as caixas... Aqui já se parte de 5mil barões...
    Ou se não vai ficar "pá...á...á...á" um batida de caixa, o que é horrível...

    Se busca sempre fazer o som sair de um único ponto, o que melhora a ilusão de um espectro sonoro dimensional - Pink Floyd discorda, mas já é outro assunto.

    Conversa pode chegar a 95dBSPL, se o som estiver abaixo disso, ele é abafado pelas vozes do público...

    A ideia mais concreta é um fly clutch centralizado...

    Dê uma pesquisada nos sistemas baseados em point-source... D.A.S. Audio, NEXO com a linha Alpha (não sei se em produção ainda), as famosas EAW KF470 e EV MTH4 e MTL4, e sem dúvida nenhuma, as referências de mercado, os sistemas da Funktion One...

    Todos eles SIM são caros, mas podem servir de inspiração. Existe uma galera boa que adapta caixas para outros AF's (sim, uma caixa é desenhada para um AF, e outro já não serve para ela), e alguns desses projetos as patentes já venceram, e se encontra facilmente na net os cálculos e projetos...

    Para comprar pronto, basta atentar a cobertura horizontal da corneta (dá até para se pensar em guia de onda) usada... Uma cobertura mais estreita (45º), seria melhor para seu caso, pois poderá colocar 4 caixas lado a lado, em dois níveis.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    "Espalhar as caixas pelo ambiente não vira... "

    Desculpe, mas discordo... vira sim amigo.

    Como disse acima, já sonorizei ambientes até maiores que o que ele vai sonorizar, com boa qualidade e potência de sobra. (caixas ativas!!)

    Já sonorizei diversas vezes, com as FZ, para diversos eventos, no máximo a inclusão de algum sub woofer. Muitos destes eventos não justificam, nem podem/permitem tanto investimento e/ou preciosismo como você sugere.

    É possível sim, boa sonorização com um sistema bem mais modesto. No entanto, a qualidade do equipo tem de ser boa.

    Ismah
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Lelo Mig
    Não é pessoal Lelo, e é minha opinião profissional... ok?

    Dá pra fazer, mas é serviço porco pra mim, se terá vários problemas de inteligibilidade das ondas se cruzando... Espalhar caixas sem processamento é procurar sarna pra se coçar! Ok, som ambiente vai um full range de 6" a cada 5m e já era.
    A reclamação dele de não achar esse tipo com mais de 100W, mostra que ele quer volume, nesse sistema, não existe (eu desconheço) uso de AF's tão potentes... Isso é exagerado para esse tipo de montagem...

    E para ao vivo precisa de pressão, não tem pra onde fugir, o som cru é muito dinâmico... E nessas quem quer ouvir menos, senta longe do palco, quem quer ouvir mais, senta perto e assim vai...

    Estou mostrando o ouro, e eu mesmo disse, ou seja estou ciente que custa caro. Mas há outras marcas, modelos como alternativas, que podem ser usadas pensando no mesmo princípio de montagem...

    Por exemplo

    3 unidades desse modelo - 300Wrms, 1x15" + driver 1,5" - 2,1mil
    2 sub's desse modelo - 1000Wrms JBL/Selenium 15WPU - 2mil

    Se o cara quiser operar com folga, terá 4mil de gasto, mas que pode se reduzir a 1,9mil, comprando 2 altas e um sub apenas...

    Fazendo o point source a 2,5~3m de altura com as 3 uma ao lado da outra, e os sub's um ao lado d'outro no chão, vai sobrar para o que ele precisa...

    No bar que tocamos sábado, o acústico é feito com uma ativa de uns 1000 ~ 1500W pra um deck com metade desse tamanho (20x8 mais ou menos)... Se tiver 3 altas e dois sub's dá pra fazer balada já e tomar uma multa por perturbação do sossego...

    Casper
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Casper
    · votar


    Esquerda = bom ; Direita = ruim

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Casper

    Supondo que o acoplamento seja perfeito até uns 20K (é exigida precisão de só 8,5mm), não se tem 3 ondas, e sim uma única onda.

    Na segunda montagem até é possível manipular fase e delay para que as coisas funcionem se somando invés de se cancelando - se cancelando menos na verdade - porém é caro... O Behringer DCX 2496, mais barato da categoria, não baixa de 2k... O que não compensa essa montagem...

    Em todos os casos, haverá ainda as reflexões que já causam distúrbios no som...

    Casper
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro Ismah:

    Muita gente da crítica especializada considerou
    o PA da turnê Popmart do U2 um dos melhores
    sons em ambiente aberto, e ele é estupidamente
    simples, só tem uns delays entre as caixas.
    Diz a lenda que a cobertura do som era
    extremamente homogênea, e isso por dois
    motivos: colocação dos falantes saindo
    de um ponto (mono com delays estratégicos)
    e subwoofers no solo.

    FOTO

    Eu iria na simplicidade.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Casper
    essa disposição que tu colocou "das carinhas tristes" ocorre cancelamento de fase né?
    eu queria tirar uma duvida, quando se utiliza monitores de audio, algumas pessoas recomendam fazer um triangulo com eles, isso não anularia algumas frequências?
    desculpem a minha ignorancia kk

    Casper
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Caro The Man Who Sold The World:

    http://www.uaudio.com/blog/studio-monitor-placement/



    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Casper

    Qualquer semelhança, NÃO é mer coincidência

    Gratefull dead - 1969~74 - "The Wall of sound"

    A realidade é essa mesmo... Mixar em mono, num clutch central, todo mundo feliz... Mas... A moda é o Line ERREY. A maioria não faz ideia do que seja, mas isso tem em todo show grande então deve ser bom...
    E sim, é ERREY, porque na maioria das vezes são apenas caixas copiadas a olho, e empilhadas uma debaixo da outra sem cálculo nenhum...
    Sendo o conceito real, desconhecido, esquecido ou distorcido, quando não tudo junto...
    Fazem 10 anos já que eu me meto nessa área, e ainda não tenho coragem de me garantir com esses sistemas. Nem sequer em calculá-los eu me aventuro, porque é difícil pra p***a...

    Não é muito viável algo para locais muito grandes, onde ainda o sistema LR (LCR se contar o front fill), pois não ficaria nada agradável 48 caixas suspensas no MEIO do palco...

    Se está usando muito é sistema duas vias, com dois PA's um dentro do outro (quem começou isso foi o FOH engineer do Black Eye Peace no começo dos anos 2000), um para a banda e outro, menor, para a voz, solos etc... E este é que é o conceito original de estéreo, a imagem panorâmica é póstuma...

    Eu acho legal operar em stereo, dá para brincar com muita coisa em pan, mas é preciso uma abertura pequena, coisa de 20~25metros no máximo e ainda fica meia boca... Se tiver front-fill, até vai, basta mandar um matrix mono, já muda a história, mas não é realidade de 90% dos casos...

    Aliás, já não se mixa só em LR ao vivo, e sim totalmente por matrix... Já vi caras usando 18 vias...

    Aí tu vê que o trabalho do Bessel, que fez o diabo, já a várias décadas, com menos do que se pode imaginar. E só não foi adiante porque o único método conhecido pra criar atrasos, creio que era o APF (All Pass Filter), e se adicionava vários em série para criar atrásos (algo semelhante ao BBD, mas sem as distorções)... Os atrasos físicos eram viáveis, mas muito complicado...
    Enfim, o cara foi um gênio, e hoje está se começando a revirar as coisas dele novamente...

    http://www.xlrtechs.com/dbkeele.com/PDF/Keele%20%281990-10%20AES%20Pub lished%29%20-%20Bessel%20Arrays.pdf

    E as cornetas de sinergia (synergy horn)??? Renkus-heinz que forneceu por décadas o PA pro AC/DC - tá trabalhando nessa onda com resultados notáveis...

    Não sei o que vem por aí, mas tende a ser excelente, e caro rsrs

    The Man Who Sold The World
    algumas pessoas recomendam fazer um triangulo com eles, isso não anularia algumas frequências?

    Sim, mas não é só um interferindo com o outro, chão, teclados/plataformas, monitores, e todo o ambiente também interagem com o som...
    Faz parte do áudio isso, e é/foi preciso aprender a conviver com isso! Imagem plana e plena, só mesmo com fones de ouvido...

    Sou mais bonzinho que o " tio " Casper, e deixo um artigo da Yamaha sobre o tema, mas em PT-BR

    http://data.yamaha.jp/sdb/local/products/images/37518/21/37518_21_1.pd f

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Casper
    Ismah
    queria agradecer os dois pela atenção, sou bem iniciante nessa área e compreendo que muito material só está disponível em inglês mesmo hahhahaha
    mas estou correndo atras
    Imagem plana e plena, só mesmo com fones de ouvido...
    eu tenho fones ditos "monitores", comprei pra ter uma noção melhor de um mix de verdade, nada daqueles fones com excesso de grave dos beats ou agudos estridentes e sem definição dos xing ling
    mas tambem ja vi muitas pessoas dizendo que mixar com fone é furada, ele ainda beneficia certas frequências e na hora do "vamo ve" acabam ficando estranhas, nada substitui um bom par de monitores de audio, né?

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Aí, não há o cross talk de monitores e fica incompleto... hehehehe

    Man... Sem papas na língua... Não existe o perfeito...

    Yamaha NS10, são ainda meio que padrões em estúdios profissionais, mas eles são cheios de defeitos... Só que se aprendeu a conviver com isso, sacas?

    Tu pode mixar em qualquer sistema, desde que tu tenha CERTEZA de como aquilo que tu for mexer, deva soar ali, para que soe bem em outros lugares...
    E basicamente é treino (memória auditiva)...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som ambiente aberto (Dicas Altofalantes)