Lançamento Cubase Pro 9

    Autor Mensagem
    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16


    Saiu o tão esperado Cubase pro 9

    https://www.steinberg.net/en/products/cubase/what_is_new_in_cubase_9.h tml

    makumbator
    Moderador
    # dez/16
    · votar


    Parece estar legal. O preço é o mesmo de antes (o upgrade mais em conta é 99,99 euros pra quem tem versão 8.5 pro). Na Steinberg o upgrade pra quem tem a versão imediatamente anterior da Pro custa 99,99 euros e as X.5 custam 49,99 pra quem tem a imediatamente anterior.


    Tem uma das coisas muito importantes pra muita gente (e pra mim também):

    agora não é mais preciso reiniciar o Cubase para trocar periféricos midi (eles não eram reconhecidos plug n play no windows, apenas no OS X). Já era tempo.

    Mas é preciso estar atento a uma coisa muito importante:

    Ele é apenas 64 bits, então além de não possuir versão em 32 bits (desde a AI até a pro) não é possível reconhecer plugins e instrumentos virtuais de 32 bits nele (não há mais a Steinberg bridge que fazia esse trabalho, e ao que parece a Jbridge não vai funcionar com ele). A Steinberg decidiu eliminar todo o suporte a 32 bits. O que pode parecer extremo, mas uma hora é necessário fazer esse corte.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    makumbator
    Eu ia comprar o 8,5 essa semana e aí eles lançaram o 9! Agora vou ter que pagar 199 euros! Tomei na tarraqueta!

    makumbator
    Moderador
    # dez/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jabijirous
    Eu ia comprar o 8,5 essa semana e aí eles lançaram o 9! Agora vou ter que pagar 199 euros! Tomei na tarraqueta!

    Sua salvação é só se achar uma caixa de upgrade do 8 para o 8.5 pois nesse caso teria o 9 pro grace period. Nos EUA ou Europa seria até fácil fazer isso, mas no Brasil é foda.

    EDIT:

    É mais barato você comprar esse upgrade e fazer o grace period:
    https://www.steinbergshop.com.br/cubase85-pro-ud1-ac

    Felizmente vou pagar "apenas" 99,99 euros.

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Pergunta pro Renan Calheiros.

    Em matéria de "Pro" ele sempre acha uma saída.

    Fora as brincadeiras me pareceu bem evolutiva esta nova versão.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Ainda vou ver se faço o upgrade, vamos ver o 13º hehehehehe

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Live da steinberg rolando com o cubase 9

    https://www.youtube.com/watch?v=n5XlOF40GF0

    makumbator
    Moderador
    # dez/16
    · votar


    Jabijirous

    Comprei e instalei o upgrade. Muito bom! Mais leve que o 8.5 (que melhorou bastante do 8). Só um plugin meu foi pra lista negra, o PSP Audioware triple meter. Não sei o motivo (ele é 64 bits e todos os vários outros da PSP foram aprovados).

    Além dele eu perdi o acesso a uns poucos 32 bits que usava muito pouco: OP-X free (já substitui por um pacote que ganhei tempos atrás da UVI), POD Farm 2 (que estava esquecido no HD e aproveitei para desinstalar), Dyvision reverb remover (que já havia substituído pelo SPL transient designer, que consegue fazer a mesma coisa) e o no amp (plugin grátis de empresa já falida, mas nem usava mais).

    O lance de trocar periféricos midi com o Cubase aberto funciona muito bem. Gostei do lance da zona inferior de abertura de editores midi (mas quem quiser pode ficar com o esquema anterior). Também curti os controles de transporte podendo ficar na pate de baixo da tela (mas quem quiser o flutuante no F2 ainda está disponível, além de poder colocar vários controles também na parte de cima na barra de tarefas).

    Não testei ainda o sampler simples que incluíram (até por eu usar o Halion 5).

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    makumbator
    Tentação do cacete, vou acabar comprando kkkkkkk

    makumbator
    Moderador
    # dez/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jabijirous

    Tentação do cacete, vou acabar comprando kkkkkkk

    Pois é! Hahah!


    E segundo vi no fórum, o desenvolvedor do Jbridge já lançou uma versão específica para o Cubase 9. Ao que parece agora é possível ter pelo menos alguns VST e VSTi de 32 bits rodando nele. Mas agora eu abandonei totalmente os 32 bits. Comigo agora só 64 bits.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    makumbator
    Abandonei desde quando comprei o cubase 7!! 32 bits nunca mais!

    makumbator
    Moderador
    # dez/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jabijirous

    Abandonei desde quando comprei o cubase 7!! 32 bits nunca mais!

    Eu ainda usava praticamente só o op-X free e o plugin de afinação da Peterson (que só tem mesmo 32 bits). O Pod farm por exemplo estava totalmente esquecido por mim e abandonado no HD. Foi até bom o Cubase 9 me mostrar ele pra poder desinstalar.

    Tem um equalizador de precisão novo que parece ser bem legal.

    O instalador pegou tudo do 8.5 corretamente (templates, aparência, presets, lista de sessões recentes, etc...). Foi super tranquila a atualização. Vou fazer mais testes e se tudo der certo daqui uma semana desinstalo o 8.5.20

    O engraçado é que já lançaram o 9.0.1 no segundo dia! Hahahah!

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    makumbator
    Mas já? Esse foi o mais rápido de todos!

    Esse frequency parece ser bom!!!

    makumbator
    Moderador
    # dez/16
    · votar


    Jabijirous

    Mas já? Esse foi o mais rápido de todos!

    Já devia estar pronto, pois a lista de bugs corrigidos é enorme. Acho que lançaram assim pra não terem que criar um instalador completo novamente a partir desse build. Essa atualização já veio no primeiro dia, só pode ser isso. Então o lance é instalar o 9.0 e nem precisa abrir antes de já rodar o update para 9.0.1

    Outra coisa legal e importante pra mim nessa versão é o undo e redo no mixconsole. Faltava isso. Essa função combinada com o plug n play de periféricos midi e a melhor estabilidade valeram o dinheiro gasto (300 e tantos reais).

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    makumbator
    Isso é foi uma boa sacada, mas a pergunta que não quer calar, é possível deletar via mix console? É possível organizar o mix console independente do projeto?

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    makumbator
    Fiz o upgrade e já senti uma diferença ABSURDA de processamento. Meus projetos que viviam no talo agora estão na casa dos 40%/50%. Mas o mix console ainda não dá pra organizar de forma independente!

    Mas até agora ainda não tive bug e nem instalei o update, vamos ver com o tempo hehehehehe

    Quem pensa em adquirir o cubase 9 pode ir tranquilamente que tá muito bom!

    makumbator
    Moderador
    # dez/16
    · votar


    Jabijirous
    Mas o mix console ainda não dá pra organizar de forma independente!

    Sim, não dá. Mas o undo redo jé é um caminho (e eles já falaram que no futuro vão implementar a organização direto na tela do mix console). É que no momento eles estão ocupados retirando o quicktime do Cubase e Nuendo (uma vez que no windows o suporte a ele terminou por parte da Apple).


    Fiz o upgrade e já senti uma diferença ABSURDA de processamento

    NO seu caso a diferença deve ter sido bem grande mesmo, pois você estava no 8 não é? No 8.5 já estava melhor nesse quesito, mas mesmo assim melhorou também.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    makumbator

    NO seu caso a diferença deve ter sido bem grande mesmo, pois você estava no 8 não é? No 8.5 já estava melhor nesse quesito, mas mesmo assim melhorou também.

    É. Do 7 para o 8 eu já tinha visto essa diferença. Agora o 9 tá surreal.

    Mas tu não acha que ele ficou meio Logic?? Até a cor escura (que não me adaptei e voltei para o tradicional) que o Logic tem e eles tentaram copiar.

    makumbator
    Moderador
    # dez/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jabijirous
    Mas tu não acha que ele ficou meio Logic?? Até a cor escura (que não me adaptei e voltei para o tradicional) que o Logic tem e eles tentaram copiar.

    Também não gosto dele escurão. A primeira coisa que faço é alterar o esquema de cores.

    O legal no Cubase 9 é que a Steinberg realmente seguiu os pedidos feitos pelos usuários. Todas essas mudanças estavam no topo do resultado da pesquisa que eles fizeram. Os resultados pediam basicamente menos novidades de plugins e instrumentos virtuais e mais foco na estabilidade, rapidez e mudanças no mix console (como o undo e redo).

    Por isso é importante que você também responda a pesquisa atual colocando o que você considera mais urgente:

    https://www.steinberg.net/forums/viewtopic.php?f=250&t=107198

    https://www.questionpro.com/a/TakeSurvey?id=5460610

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    A tendência nos últimos tempos são temas dark.

    Mas fica ruim, fica difícil até de enxergar a parte que minimiza e fecha janelas.

    Não pode ser nem muito escuro e nem muito claro, tem que ser confortável.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Adler3x3
    Dizem que cor escura ajuda a economizar a energia!

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Jabijirous

    Quanto troco de computador ou reinstalo os sistemas, uma das primeiras coisas que faço é desligar tudo relacionado a economia de energia.
    Você pode estar no meio de um execução e de uma hora para outra , depois de uma pequena pausa o sistema fica ruim.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Adler3x3
    Eu tb faço isso aqui! hehehehe

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    makumbator

    Cara, acabei de testar o Asio Guard, no 8 não funcionava bem com instrumentos virtuais, mas no 9 o bichinho é bom pacas. Praticamente fica zerado o processamento em tempo real, as a cpu trabalha um pouco mais!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lançamento Cubase Pro 9