Dúvida sobre qual aparelho eu procuro.

    Autor Mensagem
    beier
    Veterano
    # jun/16


    Eu estou procurando um aparelho (mesa de som? mixer?) onde eu possa ligar o output do meu amplificador, a saída de som do meu computador e um fone de ouvido de forma que eu possa escutar o som do note e da minha guitarra.

    Eu uso hoje direto no pedal, mas eu sinto q perco versatilidade dessa forma.

    Basicamente quero um aparelho q tenha duas entradas (uma mono pra guitarra e outra estereo para o som do pc) e uma saída (para os fones de ouvido).

    Eu não faço ideia de qual aparelho pode fazer isso, mas se possível eu gostaria daqueles bem pequenos e que não ocupassem muito espaço. Eu vi uns mixers de dois canais, mas não sei se eles servem para o que procuro.

    HortaRates
    Membro
    # jun/16
    · votar


    beier
    Uma mesa de som (aqui fora chama mixer) de 2 canais resolveria isso sim.
    Tipo essa:
    http://www.thomann.de/gb/behringer_xenyx_502.htm

    Você poderia ligar line out do seu amp na mesa, e o saída de som do pc em uma das entradas, e ia funcionar direitinho, você ia ter controle independente do volume da música e da guitarra já pela mesa.

    Só que eu não acho que é o jeito mais inteligente e barato de fazer isso. Você pode fazer isso com uma interface de som, tipo o guitarlink.
    http://lista.mercadolivre.com.br/audio-profissional/guitar-link
    Você conecta ele no pc e ele vai substituir sua placa de áudio, logo, qualquer som que você reproduzir pelo pc vai sair pela saída "fones" dele. Na entrada dele você conecta o line out do seu amp, ou sua guitarra mesmo. O bônus é que além do que você quer fazer, você ainda pode usar a interface pra gravar no pc, usar o guitar rig, etc.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    beier
    HortaRates

    Se ligar o output do amp, e este não for uma saída de linha, vai queimar o GuitarLink. Normalmente cada um nomeia as saídas a gosto pessoal, e isso pode tornar um output, em external speaker output, jogando uma potência bem elevada. Além de que é muito provável que exista delay entre a execução e a reprodução.

    Um mixer/console/mesa de 2 ou mais canais resolverá analogicamente o problema, e de forma muito mais eficiente que a interface. Existem os de 4 canais, com apenas botão de volume para cada canal e master, com uma ou duas saídas de fone.

    Todavia, precisa-se saber saída do que é esse output.

    HortaRates
    Membro
    # jun/16
    · votar


    Ismah
    Ah sim, tem que ser o line out como escrevi no meu post. Se for a saída de potência do amp queima o guitarlink, e se der azar a placa mãe do pc e até a saída do amp.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Não queimaria a placa mãe, já que não vai sinal analógico para ela, apenas pulsos (PCM). Pensando num segundo momento, talvez nem o guitar link seja queimado, pois a impedância de entrada do GuitarLink é alta (chutando, diria que algo como 600Ω, do line in "padrão") a potência seria várias vezes (no chute, seria 37,5 vezes) menor.

    A saída do amp não deveria queimar, pois o consumo de energia seria drasticamente reduzido. Queimar a saída, implica fazer com que uma corrente muito maior que a máxima suportada, circule por ali. Na prática isso só acontece com quedas na impedância.

    Dá uma pesquisada na lei de Ohm, há diversos circulos com os quatro elementos (potência, resistência/impedância, tensão e corrente) que envolve a conta, e suas fórmulas. Alguns mais completos, apresentam cálculos derivados dos básicos, e derivados. Vale a pena, e é bem legal, pois desmistifica muita coisa que se crê popularmente.

    HortaRates
    Membro
    # jun/16
    · votar


    Ismah
    Eu nunca abri um guitarlink pra ver, mas creio que a entrada dele vá para a porta de um CI chinês de qualidade duvidosa que seria responsável por fazer a conversão AD. Talvez haja um amplificador na entrada para que o sinal da guitarra seja amplificado antes de ir para o conversor. O problema é que a entrada do guitar link está projetada para um sinal no nível da guitarra, e vai receber um sinal de algumas dezenas de volts, dependendo da potência do amplificador. Eu sinceramente acho que nesse caso, a entrada do guitar link iria queimar. Não acredito que um CI chinês de baixo custo teria uma tolerância tão alta à entrada.

    A parte do azar é como e quão rápido o guitar link vai queimar. Eu acho muito difícil, mas pode ser que devido à qualidade duvidosa dos componentes do guitar link, a queima de um componente poderia resultar num curto na parte interna do dispositivo. Um curto na saída do amplificador tem o risco de queimá-lo, assim como um curto na porta usb tem um risco de estragar a placa mãe. Eu acho que é um risco muito pequeno. Mas, como eu disse, "se der azar". E o azar faz cada coisa que é difícil de acreditar.

    Sobre a lei de Ohm, obrigado pela referência. Eu entendo um pouco dessa área, estou me formando agora em engenharia de controle, que é um filho ingrato da elétrica. Mas acho que é sempre vivendo e aprendo. Abraço!

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    HortaRates

    Lembre-se que o que queima as coisas é a diferença de potencial, contra a resistência/impedância do meio, criando uma corrente que supere a capacidade do meio... 20V a 4Ω são 100W, e 5A, 20V a 8Ω são 50W, 2,5A... Então não seria tanto assim não... Numa entrada de 600Ω seriam, 0,667W, e 0,03335A...

    Nas minhas estimativas eu não conto com coisas improváveis - que não se pode provar - como sorte/azar. Excluo das minhas exatas o efeitos "sentimentais" de placebo etc...

    Sobre a Lei de Ohm... Eita conta simples que sabe ser difícil... Em dadas situações números grandes, bem grandes são tensões bem pequenas... Se precisar/quiser prosear sobre, só mandar uma mensagem privada, que dá pra te ajudar...

    O círculo que falei...

    HortaRates
    Membro
    # jun/16 · Editado por: HortaRates
    · votar


    Ismah
    Eu sugiro que você dê uma olhada na teoria de amplificadores operacionais. A entrada do guitarlink provavelmente se dá pela entrada de um AmpOp, que como falei em cima, provavelmente dá uma amplificada no sinal da guitarra antes de jogar no conversor AD. A entrada de um AmpOp tem uma impedância altíssima, de centenas de milhares ou até milhões de Ohms. É um tipo de circuito que precisa de uma certa técnica pra analisar, não é só jogar na lei de Ohm. Dê uma olhada nas Leis de Kirchoff das correntes e tensões se te interessar, que estas são muito mais úteis pra analisar circuitos mais complexos que as leis de Ohm.

    Lembre-se que o que queima as coisas é a diferença de potencial, contra a resistência/impedância do meio, criando uma corrente que supere a capacidade do meio... 20V a 4Ω são 100W, e 5A, 20V a 8Ω são 50W, 2,5A... Então não seria tanto assim não... Numa entrada de 600Ω seriam, 0,667W, e 0,03335A...

    O queima as coisas é falta de capacidade de um dispositivo de dissipar o calor gerado pela corrente que transita por ele. Na prática, isso significa colocar uma tensão ou corrente muito acima da qual o dispositivo foi projetado, que é exatamente o que ocorre na situação do tópico. No seu exemplo 35 mA pode parecer pouco, mas é muito quando a entrada do dispositivo foi projetada para micro-amperes. Tem dispositivos que são extremamente sensíveis. Se você jogar 35 mA no seu coração você morre.
    Eu sugiro que paremos de desvirtuar o tópico sendo que nem o OP responde mais... se você tiver alguma dúvida pode me mandar um inbox!
    Abraço!

    Ismah
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    HortaRates

    Bom que entende, mas como nem todos entendem fica difícil falar de coisas avançadas... Mas não conheço a lei do Kirchoff que trate de correntes... Não estás confundindo com a lei dos nós?

    Te divirta...

    https://mesalva.com/cursos/engenharia

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    beier
    diga seu modelo de ampli

    você quer estudar com fone? pra ninguém te ouvir?
    ou quer tocar por ai juntar o som do notebook no seu ampli e usar um fone só pra você se ouvir melhor? (em um ambiente com gente)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre qual aparelho eu procuro.